Home Mundo Geek Os simuladores mais realistas do mundo dos games
Os simuladores mais realistas do mundo dos games
Mundo Geek
07 fev 2015 | Por Jornalismo Júnior

Com os avanços na tecnologia envolvida na produção dos games, se torna cada vez mais possível a busca pelo realismo e fidelidade, tanto nos gráficos quanto na jogabilidade. O gênero das simulações contém uma quantidade incrível dos mais variados tipos de atividades, tentando mantê-las o mais próximas possíveis da realidade. Alguns desses jogos, que às vezes pouco se assemelham aos games tradicionais, criaram legiões de fãs dedicados. Seguem alguns dos mais notáveis.

Football Manager
No mundo do futebol, o trófeu no campeonato de mais realista não vai pro gigante FIFA, da EA Games, e nem mesmo para o Pro Evolution Soccer, da Konami. Ambos são representações bem “videogamezadas” do esporte, sacrificando a fidelidade para funcionarem melhor como jogos. O Football Manager, por outro lado, dá atenção ao que acontece dentro e fora dos campos, com desenvolvimento realista de clubes e jogadores.

1

O jogo não peca em te dar informações – o importante é saber usá-las. Foto: Divulgação – FM2013

Os gráficos não são os mais impressionantes e muitas vezes você irá se perguntar se está jogando ou mexendo no Excel, mas não há dúvida: o Football Manager simula o futebol como nenhum outro.

 

ARMA III / VBS 3 / DayZ

Quando a Bohemia Interactive desenvolveu o jogo Operation Flashpoint, em 2001, logo perceberam que ele era tão realista que poderia servir como ferramenta de treinamento. Assim surgiu o primeiro VBS, ou Virtual Battlespace, utilizado por forças armadas do mundo inteiro (inclusive a do Brasil!). Ao mesmo tempo, a Bohemia desenvolveu a série ArmA, que trouxe grande parte do realismo do VBS para os gamers. Nenhum outro simulador de combate combina as áreas de infantaria, veículos terrestres, combate aéreo e naval com tanta maestria, mesmo que nenhuma das partes individuais seja necessariamente a melhor ou mais realista de seu gênero.

Ar, terra e água: ArmA III oferece o pacote completo de simulação de combate . Foto: Divulgação ArmA III

Ar, terra e água: ArmA III oferece o pacote completo de simulação de combate . Foto: Divulgação ArmA III

O ArmA III, lançado em 2013, conta com um terreno mediterrâneo de aproximadamente 270km², oferecendo inúmeras possibilidades táticas e liberdade para encarar cada missão da maneira que quiser, fazendo uso de equipamentos baseados na vida real como rifles, artilharia, tanques e drones. O DayZ, simulador de apocalipse zumbi que ganhou muita popularidade nos últimos anos, começou como uma modificação do ArmA II e mais tarde tornou-se um jogo independente.

 

X-Plane e Prepar3D

Quando se trata de simulação, talvez nenhum gênero tenha fãs tão assíduos como o de simuladores de aviação. Por anos, a Microsoft dominou o mercado com seu Flight Simulator, mas a falta de atualizações dividiu o mercado entre o novo líder, X-Plane, desenvolvido continuamente há mais de dez anos, e o Prepar3D, uma modificação do Flight Simulator X desenvolvida pela Lockheed Martin, fabricante de aviões.

Foto: Divulgação X-Plane

Foto: Divulgação X-Plane

Ambos são utilizados tanto por entusiastas quanto por grandes companhias aéreas e até mesmo a NASA por sua fidelidade como ferramentas de treinamento. Hoje em dia, todo piloto treina com simuladores, e esses dois são os mais utilizados por seu realismo. Um aviso: não é nada fácil sentar e brincar com eles – se quiser aprender, prepare-se para estudar bastante.

 

iRacing e Assetto Corsa

Os jogos de corrida mais conhecidos pela maioria das pessoas são Need For Speed, que dispensa o realismo em troca da ação e insanidade de corridas mais “arcade”, Gran Turismo, série exclusiva dos consoles PlayStation, e Forza Motorsport, no Xbox. Mas, para quem realmente quer a experiência de dirigir os melhores carros do mundo com a sensação de estar sentado atrás do volante, as opções são outras.

4

Corridas online no estilo NASCAR rendem até campeonatos internacionais no iRacing. Foto: Divulgação iRacing

Para os fissurados em multiplayer, o iRacing é a melhor opção. Pagando uma taxa mensal, é possível correr com oponentes do mundo inteiro. Seu modelo de negócios é baseado na compra de conteúdos adicionais como carros e pistas novas, que podem acabar saindo bem caro. Já o Assetto Corsa não tem modos online tão arrojados, mas o realismo de sua física é incomparável, e existe uma comunidade crescente dedicada a modificá-lo, adicionando mais conteúdo gratuitamente. Ambos são exclusivos para PC.

 

Euro Truck Simulator 2

Apesar de ter um nicho extremamente restrito (fãs de caminhonaria europeia?), o Euro Truck Simulator 2 explodiu em popularidade na plataforma online de games Steam, atingindo o número um da lista de mais vendidos algumas vezes. O motivo da fama repentina? O jogo é descrito como uma das experiências mais zen disponíveis para o seu computador, permitindo longos momentos de reflexão enquanto se transporta carga de um ponto ao outro do continente europeu.

5

Transportar carga por toda a Europa faz bem pra alma? Se você acreditar nos fãs desse game, sim. Foto: Divulgação Euro Truck Simulator 2

 

Além de permitir meditação profunda, existe toda a parte empresarial e logística, permitindo que você comece como um caminhoneiro, que nem é dono do próprio caminhão, e torne sua empresa de transportes um império multimilionário.

Vivemos em um tempo em que a variedade de games disponível para qualquer tipo de pessoa é a maior que da história. E para os fissurados em realismo, os jogos de simulação cada vez mais avançados realizam sonhos que existem há décadas. Essa renascença das simulações deu origem até mesmo a um novo gênero, o dos simuladores-paródia, sobre o qual o Sala 33 publicará um texto em breve. Fique ligado!

Por Daniel Quandt
danieltquandt@gmail.com

 

 

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*