Home Mundo Geek Retrospectiva 2016: melhores memes
Retrospectiva 2016: melhores memes
Mundo Geek
04 jan 2017 | Por Jornalismo Júnior

Em tempos de redes sociais, compartilhamentos e muita informação, música, política, esportes e cultura estão propícios a viralizar. Qualquer assunto no mundo virtual pode começar a ser replicado, em diversas formas, interpretações, críticas e ideias, gerando humor: Nascem os memes.

2016 não poderia ser diferente. O Sala33 trás para vocês uma pequena retrospectiva, com os melhores e mais populares virais que nos acompanharam nesses 366 dias. Dos comentários do Oscar até a brincadeira de estátua, que virou “Mannequin Challenge”, venha relembrar e descobrir como foi o ano no mundo dos memes.

1- Por que você não amadurece?

Miko Hughes, há vinte anos atrás, interpretava Aaron Bailey na série Full House (Três é Demais). Por um acaso, internautas resgataram uma cena da série e começaram a criar memes para descrever seu descaso com diversas opiniões do dia a dia, primeiramente pelo mais popular: “Por que você não amadurece?” ou melhor “Pir qui vici ni amidirici

Veja a cena que deu origem ao meme:

2- Glória Pires comentando o Oscar

No dia 28 de fevereiro, foi realizada a 88ª edição do Oscar. Como de costume, a rede Globo de televisão cobriu a cerimônia, com repórteres, apresentadores e especialistas, dentre eles, Glória Pires, que virou um meme por conta de sua inexperiência com cinema, digamos assim.

gloria-pires-meme-oscar

3- Power Point do Lula

Em meio a muitas denúncias e um ano marcado pela “Operação Lava Jato”, no mês de Setembro, procurados do Ministério Público apresentaram um PowerPoint acusando o ex-presidente Lula. A apresentação, de certa forma amadora, rendeu diversos memes na internet, inclusive ganhando um site próprio onde você mesmo poderia criar seu próprio ppt.

http://lulapptgenerator.top/

power-point-meme

4- Bambam enlouquecendo na academia

O mundo fitness também foi muito presente no ano de 2016. Os populares “marombas” estiveram postando fotos e vídeos de suas dietas e treinos por todas redes sociais, um deles, envolvendo o ex-bbb Kléber “BamBam” acabou viralizando por conta de suas frases icônicas, expressões e berros (“BIIIRL”) durante a atividade.

5- Drake Hotline Bling

Hotline Bling foi um dos maiores sucessos musicais do ano. Seu clipe, com o artista Drake dançando rendeu diversos memes, onde os internautas usaram de cenas para demonstrar suas preferências nos mais diversos assuntos.

drake

6- Tá tranquilo, tá favorável

No início do ano, o cantor MC Bin Laden explodiu com o funk “Tá Tranquilo, Tá Favorável”. Não dá para saber se o sucesso é devido ao seu visual autêntico, à produção do clipe, a coreografia memorável ou a junção de tudo isso. A música fez tanto sucesso que o artista fez uma participação no Lollapalooza deste ano.

https://www.youtube.com/watch?v=1KdaUALBO3k

bin-laden

7- Carreta Furacão

“Siga em frente, olhe para o lado…”. Em 2010, o Brasil conheceu a Carreta Furacão, um grupo de dança que sai às ruas  fantasiado dos mais diversos personagens infantis: Fofão, Popeye, Ben 10, Homem-Aranha, entre outros. Eles já foram nos mais diversos programas de televisão  e, neste ano, uniram-se ao Porta dos Fundos para divulgar o novo filme do grupo, “Contrato Vitalício”.

E melhor do que o vídeo original são as mais diversas montagens que circulam pela internet, como esta com Linkin Park ao fundo:

Ou esta, focada apenas no Fofão e em sua habilidade peculiar de escalar muros:

8- Pode copiar, só não faz igualzinho…

Às vezes, a graça do meme está em ver as mais diversas situações que as pessoas encontrarão para encaixá-lo. Aqui, a ideia era brincar com a clássica cena de colégio, em que quem copiou a tarefa de casa não poderia fazer algo exatamente igual ao original, para não levantar suspeitas.

9- Glória Maria na Jamaica

Em uma das edições de julho do Globo Repórter, a jornalista Glória Maria, em visita à Jamaica, foi convidada para um ritual Rastafari, e suas reações após experimentar a “ganja” (como é conhecida a maconha no país) viralizaram na internet.

gloria-maria

https://www.youtube.com/watch?v=vWfwQzUrSbw

10- Mannequin Challenge

O desafio que ganhou as redes sociais no final deste ano começou nos Estados Unidos, quando estudantes de ensino médio compartilharam vídeos em que diversas pessoas reproduziam cenas do cotidiano completamente paralisadas, como verdadeiros manequins.

Desta simples proposta surgiram as mais diversas ideias e adesões. A brincadeira já foi praticada até pela primeira-dama norte-americana Michelle Obama, em uma reunião com atletas da NBA.

11-O desafio da garrafa

Simples na concepção mas muito difícil na prática. Esta poderia ser a definição perfeita para este desafio que viralizou em 2016. Girar uma garrafa de água no ar e fazê-la cair em pé parece fácil, mas é mais complicado do que parece. A criação desta brincadeira é atribuída ao norte-americano Michael Senator, que deu uma entrevista recente a Teen Vogue sobre a origem do meme.

Mesmo em um ano turbulento como o de 2016, pudemos nos divertir nas redes sociais. Dos gifs da Gretchen, passando pela zoeira com a Nazaré de Senhora do Destino até todas as piadas surgidas nas Olimpíadas, para os internautas quase tudo é um meme em potencial. E para que em 2017 o Brasil não perca nenhuma guerra nesse terreno, esperamos que a internet continue nos presenteando com estas pérolas.

Por Rafael Popp e Rafael Castino
rafael.popp8ajm@gmail.com I rafacastino12@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*