Home Eu Fui The Art of the Brick: Criatividade, talento e muito LEGO
The Art of the Brick: Criatividade, talento e muito LEGO
Eu Fui
02 set 2016 | Por Jornalismo Júnior

Nathan Sawaya é um advogado formado pela Universidade de Nova York que, cansado das roupas sociais e toda burocracia do meio, resolveu abandonar seu emprego para viver de arte. Sim, Nathan encontrou nas pequenas e coloridas peças de LEGO seu material de trabalho. Tomando sua própria história, seus ídolos e suas vontades como inspiração, o artista deu vida àquelas pecinhas como nunca antes visto, The Art of the Brick é uma exposição de arte contemporânea para provar que LEGO não é apenas uma brincadeira de criança.

A mostra começa com um vídeo exibindo a breve história do artista e todos os países por onde suas criações já passaram, antes de chegarem ao Brasil. Em uma sala com esculturas de instrumentos, animais, objetos e alguns humanoides, o que impressiona é uma montagem de um rapaz sentado, em tamanho real e construído completamente de peças de LEGO vermelhas. Para o artista, a monocromia ajuda os visitantes a “imergirem” em suas obras.

Pauta1

Peças de Xadrez com Homem Sentado ao fundo. Foto: Rafael Castino

 

A segunda sala da exposição traz aos visitantes uma enormidade de esculturas humanas, com muitas particularidades e ótimas montagens que dão identidade ao artista. A “libertação” de Nathan do mundo corporativo, seu maior medo, uma homenagem a uma colega cantora, máscaras e questionamentos são alguns exemplos de obras. Todas estas recebem muito mais que um nome, com pequenos textos ao lado, a arte lhe expõe o motivo de estar ali fazendo o espectador refletir e, muitas vezes, encorajando-o a seguir seus sonhos. Podemos dizer que a mostra mais parece uma bela conversa com Nathan Sawaya.

Pauta2

O nascimento de um artista: Nathan larga o Direito. Foto: Rafael Castino

Pauta3

Como você pensa? O escultor lhe convida a refletir. Foto: Rafael Castino

Todas as obras contam com um ótimo jogo de luzes, dando mais vida aos LEGO’s e tornando cada vez mais impressionante o trabalho do artista. Sua escultura mais famosa, um homem todo amarelo abrindo seu peito, de onde caem diversas pecinhas, encontra-se sozinha em uma sala. A perfeição e a profundidade valorizam a exclusividade recebida pela escultura, é realmente admirável.

Pauta4

Yellow, a obra mais famosa de Nathan Sawaya. Foto: Rafael Castino

O talento de Nathan também é refletido em seus retratos 2D e releituras das mais famosas obras de arte. Dentre as mais de quinze peças, se destacam a face de Jimi Hendrix, a Monalisa de Da Vinci, O Grito de Edvard Munch, esculturas antigas como O Pensador e um quadro do Pelé, que segundo o escultor, foi uma homenagem ao nosso país. Muitas vezes, em uma mesma peça, o artista mistura o bidimensional com objetos 3D, tornando cada vez mais fantástica sua capacidade de brincar com os LEGO’s.

Pauta5

Releitura de O Grito, misturando uma paisagem 2D e um personagem tridimensional. Foto: Rafael Castino

Chegando ao fim da magnifica mostra, a mais impressionante obra lhe espera: um dinossauro, praticamente em tamanho real, construído com mais de 80mil pecinhas de LEGO. Segundo o artista, aquela criação lhe custou um verão inteiro de trabalho, mas o magnífico T-Rex é uma homenagem às crianças que são maioria em suas exposições. Tanto os mais novos quanto os mais velhos custam a acreditar no que estão vendos, o dinossauro é realmente animal!

Pauta7

80.200 peças de LEGO dão vida ao dinossauro, a maior escultura da exposição. Foto: Rafael Castino

Após circular por mais de 80 obras e estar em contato com aproximadamente um milhão de pecinhas, o escultor, como num convite, lhe traz na última sala um fliperama e uma enorme bacia cheia de LEGO’s. Desta forma, os visitantes podem colocar em prática toda inspiração que acumularam passeando pela enorme brincadeira de Nathan Sawaya, numa das mais inovadoras mostras de arte contemporânea.

Exposição The Art of The Brick

Local: OCA – Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3 – Ibirapuera, São Paulo – SP

Horário de Funcionamento/Visitação: Aberto de terça a domingo, das 11h00 às 20h00 Bilheteria até 19h00

Preço:Inteira: R$ 20,00

Meia: R$ 10,00 (mediante apresentação de carteirinha)

Mais Informações:http://expo-theartofthebrick.com.br/

Por Rafael Castino
rafacastino12@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*