Esse filme faz parte da 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique na tag no final do texto.
Em Chico Rei Entre Nós (2020), Joyce Prado explora os reflexos da escravidão até os dias atuais a partir da figura de um rei congolês escravizado que libertou a si e a seu grupo durante o ciclo de ouro em Minas Gerais. Esse é Chico Rei, o personagem histórico vivo até hoje na tradição oral mineira e peça chave na obra.
A história de Chico Rei permite entender sobre autoestima, emoções e o senso de comunidade, todos temas que, ao longo da história, foram aos poucos sendo negados à comunidade negra. Pensar sobre tudo isso também é uma forma de construir uma nova realidade, e os cidadãos de Ouro Preto tomam esse caminho em honra à história do rei que tanto lhes ensina.
Anualmente, há uma cerimônia na cidade, conhecida como “Reinado”. Em gratidão, os cidadãos coroam a Chico Rei. O documentário permite que o espectador acompanhe de perto essa festividade tão linda e especial, repleta de significado para os participantes, e é difícil não se envolver.
A diretora, Joyce Prado, preza bastante pela representatividade e protagonismo de grupos minoritários. A composição de equipe para acompanhá-la na produção por si só já é uma grande afronta à realidade masculina e branca da produção cinematográfica. Produzido pela Abrolho Filmes, o documentário foi gravado por uma equipe composta apenas por mulheres, sendo a maioria negra.
Joyce diz que, com o documentário Chico Rei Entre Nós, queria entender quem eram os Chico Reis dos dias de hoje. “Eu queria mostrar para os outros negros o quão emancipador pode ser quando você entende e aceita a si mesmo a partir do pertencimento à um coletivo”, declara.
As diferentes perspectivas e diferentes pessoas apresentadas na produção dão um respiro de coragem e esperança a quem precisa. Se há muitos desafios em decorrência de um passado truculento e ainda passos lentos quanto a reparação, há muitos Chicos Rei na luta por uma vida digna e conquistando o espaço que merecem.
O júri internacional da 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo premiou com o Troféu Bandeira Internacional e com menção honrosa a obra. Chico Rei Entre Nós também ficou com o Prêmio do Público de melhor documentário. O resultado foi mais que merecido.
Confira o trailer:
*Imagem de capa: Reprodução/Abrolho Filmes