Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

46ª Mostra Internacional de SP | ‘Alma Viva’

Entre mitos e crenças, o que é verdade?

Escolhido, entre 4 filmes, para representar Portugal e concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023, Alma Viva (2022), chegou à Mostra de Cinema de São Paulo no dia 20 de outubro. Com direção de Cristèle Alves Meira, o longa conta a história de Salomé (Lua Michael), uma menina francesa de 11 anos que, todo verão, passa suas férias na casa de sua avó em um pequeno vilarejo localizado ao norte de Portugal. 

Tudo parecia bem para Salomé, era só mais uma estadia na casa de seus parentes. Acordar, buscar pão, visitar os animais da aldeia e passear com suas tias. Mas, após a morte súbita de sua avó, que tinha a fama de bruxa pelo vilarejo, Salomé entra em um turbilhão de sentimentos. Confusa e triste, ela pede, inocentemente, que a avó não a deixe. E seu pedido é atendido. 

Enquanto toda a sua família se encontra desestabilizada com a perda da matriarca, Salomé parece ser a única pessoa sã no ambiente. Ainda muito nova para lidar com o luto, Salomé, ao mesmo tempo que tenta assimilar os maus rumores de feitiçaria que perseguem sua família, ela é constantemente assombrada pelo espírito de sua avó, que a menina jura sentir e saber o que a progenitora deseja. 

Salomé e sua família no enterro de sua avó. [Imagem: Reprodução/Midas Filmes]

Salomé é apenas uma menina de 11 anos de idade que, desde cedo, já é inserida nos mitos e preconceitos que rodeiam as mulheres de sua família. Acusada de herdar a maldição da avó por todos da aldeia, a menina é submetida a realizar rituais bizarros para quebrar o mal. 

Alma Viva, além de retratar sobre crenças, faz um paralelo entre a morte terrena e a vida espiritual. Aliás, a alma da avó de Salomé estava ou não com ela? 

Esse filme faz parte da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique na tag no final do texto. Confira o trailer:

*Imagem de Capa: Divulgação/Midas Filmes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima