Para comemorar a terceira edição da revista, nós da equipe decidimos reformular o site. Os motivos foram simples: além de não ser funcional e não traduzir a identidade da revista, achávamos desorganizado.
Ok, mas como mudar? O que mudar? Após longas reuniões e discussões chegamos a…
Como era
Este era o layout da versão antiga do site. A barra de navegação tinha muitos links, que não estavam alinhados; a barra lateral direita ocupava muito espaço; já na da esquerda, o espaço era mal aproveitado; as imagens de destaque dos posts não apareciam; os links para o site da J. Júnior e para a página com as revistas tinham pouco destaque.
Isso era preocupante porque fazia com que navegar pelo site não fosse tão simples assim. Além disso, o aspecto era muito mais de blog do que de site.
O novo layout
Postas essas críticas, saímos em busca de um novo layout e encontramos esse, o Arras, que caiu como uma luva.
Logo de cara já se pode reparar na alteração do logotipo, que ficou um pouco menor e teve o slogan reformulado. A barra de navegação foi remodelada e agora há um campo de pesquisa ao lado do logotipo. Essas alterações deram ao site mais espaço, que pode ser mais aproveitado com o nosso conteúdo. O fundo também mudou: agora tem cores quentes e vibrantes para deixar o site com uma cara mais leve.
Outra coisa nem tão na cara assim são os endereços dos posts e páginas. Em vez de um ID, agora eles vêm com o título do post/página. Mais intuitivo para o leitor, mais amigável com os motores de busca.
Três colunas? Esquece!
A coluna da esquerda e a central se fundiram. Isso significa que os posts terão mais espaço para publicar conteúdo. Já a página de entrada pode dar ênfase aos destaques.
E por falar em página de entrada, com a reformulação do site temos três níveis de destaques. O primeiro é a apresentação dos cinco últimos posts em formato de apresentação de slides, logo no começo da página – o que antes era um post estático. O segundo nível conta com as três últimas resenhas dos lançamentos cobertos pelo Cinéfilos, lado a lado – antes estavam na coluna da esquerda, sem destaque. Por fim, há uma listagem dos outros dez posts mais novos.
A coluna da direita está mais dinâmica. Logo no início mostra o último número publicado da revista: é só clicar e começar a ler. Em seguida vem uma seção que concentra os quinze últimos posts, os posts com os assuntos do momento e os últimos comentários feitos. Um clique, três seções.
Sabe a nuvem de tags que você ficava brincando? Para sua alegria, nós não a tiramos. Ela só ficou um pouco mais abaixo, logo após a seção três em um. Seguida dela está o arquivo do site, agora como lista suspensa. Você não vai precisar mais ir até o final da página para selecionar um mês; a página também não vira papiro, de tão comprida.
Conte aos seus amigos
Agora as páginas e posts do site vêm com botões de redes sociais. Em destaque são mostrados os botões para o Facebook, Twitter, Delicious e envio de email. Mas se você além de cinéfilo também é louco por tecnologia, clique no botão do ShareThis que outros serviços suportados aparecerão.
E para acompanhar o site, o Twitter do Cinéfilos também mudou. Aliás, siga-nos no Twitter!
Com essa reformulação, nós do Cinéfilos esperamos que o site tenha ficado mais organizado e interessante para você, leitor. Continue nos lendo, comente nos posts, divulgue nas redes sociais. Do lado de cá, nossa equipe se empenhará em trazer um bom conteúdo.
*****
Fique ligado, a terceira edição do Cinéfilos está saindo do forno!