No último final de semana aconteceu o Anime Friends 2015, que reúne em um só lugar diversos elementos da cultura pop. Os dias 10, 11 e 12 foram os primeiros do evento, que ocorre no Campo de Marte, zona norte de São Paulo.
Como o próprio nome já diz, o Anime Friends oferece atrações relacionadas ao mundo dos animes. Logo na sexta feira, a cantora que faz sucesso no YouTube, Ayu Brazil, animou a galera com temas de abertura de vários animes, dentre eles Pokémon, Sailor Moon, Digimon, Sakura Card Captors e Dragon Ball Z.
Se você é daqueles que vivem cantando a abertura do anime quando ele começa, pode passar no palco Animekê e participar do animekê livre, em que o participante sobe no palco e solta a voz. Você pode ver se sua música está disponível clicando aqui.
Os dubladores dos animes também apareceram no evento para contar um pouco de suas experiências na profissão. Um deles foi Marcelo Campos, dublador de Yugi de Yu-Gi-Oh!, Mu de Áries de Cavaleiros do Zodíaco e Ed de Full Metal Alchemist. Além dos animes, Marcelo também dubla o personagem Chase da série House. Ele deu dicas para quem quer começar na carreira e disse que, para ele, dublar é como uma terapia.
É nesse ambiente que os cosplayers – pessoas que se vestem iguais a um personagem e agem como ele – aparecem. Quem acha que cosplay é brincadeira, está muito enganado: cosplay é coisa séria! No sábado rolou inclusive o Yamato Cosplay Cup International, reunindo cosplayers de 13 países diferentes.
Géssica Cardoso, que circulava pelo evento com o cosplay de Saber, do jogo Fate Extra, disse que essa já é sua sexta vez no Anime Friends, mesmo achando que o evento não dá o melhor suporte para os cosplayers. Segundo Géssica, o que mais a motiva a fazer cosplay é poder incorporar um personagem que você gosta e “sair do mundo real”.
E não há idade para fazer cosplay. No Anime Friends, não faltaram pessoas mais velhas caracterizadas a rigor para o evento.
Mas a cultura oriental não é feita só de animes. Diversas bandas internacionais tocaram nos três dias de evento, como Screw e INKT, ambas do Japão, e Cross Gene, com integrantes do Japão, China e Coreia.
Apesar da cultura asiática estar presente em peso no evento, ainda há espaço para outras produções do ocidente, como é o caso de Harry Potter. No sábado, no palco EXPO SCI-FI, os participantes puderam experimentar o chapéu seletor e ver qual era a sua casa na Escola de Hogwarts.
Há também diversas áreas de jogos pelo evento. É possível jogar League of Legends no espaço Brasil Mega Arena ou ainda arriscar alguns passos no Just Dance no palco do próprio jogo. Para quem não gosta muito de videogames, há ainda jogos de tabuleiros, card games e os estandes da Copag e da Grow, que também oferecem opções para se divertir.
O Anime Friends também contou com a presença de youtubers, como o Cauê Moura, do Desce a Letra. Ele falou um pouco das mudanças no canal e respondeu as perguntas dos fãs.
Após ver as atrações do dia, o participante do Anime Friends pode fazer umas comprinhas pelos estandes. É possível encontrar os produtos de quase todos os animes, filmes e séries. Há uma grande variedade de camisetas, mas é possível encontrar moletons, colares, tocas e quadros. Livros, mangás, HQs também são vendidos, bem como itens para jogos e para cosplays.
Se depois de tudo isso bater uma fominha, não tem problema! Você pode ir até a praça de alimentação e comer um yakissoba, uma massa ou o tradicional hambúguer, acompanhado de um delicioso Muppy. Dica: as filas do caixa para dinheiro são menores que a fila do cartão de crédito.
Grande parte do local do evento é a céu aberto, então esteja pronto para mudanças climáticas.
Apesar da diversidade de atrações bacanas, houve alguns erros cometidos pelo evento relacionados à organização e infraestrutura. No primeiro dia, as pessoas enfrentaram uma grande fila e até às 13h30 não tinham conseguido entrar no Campo de Marte. Na sexta-feira e no sábado, no fim da tarde, acabou a água em todos os banheiros. Esperamos que esses problemas sejam resolvidos nos próximos dias do evento.
O Anime Friends acontece no Campo de Marte, na Avenida Santos Dumont, 2241. O metrô mais próximo da entrada é a estação Carandiru. Para chegar até lá, saia da estação pelo lado ímpar da Av. Cruzeiro do Sul e pegue a Rua Força Pública, à direita, ou a Av. General Pedro Leon Schneider (que é mais movimentada), virando à esquerda.
Confira a programação completa dos dias 18 e 19 e adquira os ingressos no site oficial do evento: http://www.animefriends.com.br/index.shtml.
Por Aline Naomi
aline.naomi.mb@gmail.com