Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Friends’: aquele com a reunião

Episódio especial da HBO Max resgata emoção e intimidade que fazem de 'Friends' um fenômeno mundial

Por mais de 200 episódios, o elenco da série Friends (NBC) cantou em sua abertura “Eu estarei lá para você”. E eles realmente estão. O episódio especial Friends: The Reunion (2021), que chegou ao Brasil com a HBO Max em 29 de junho, trouxe aos fãs um parente íntimo que não víamos há 17 anos.

Não existe a possibilidade de você estar na internet e não ter ouvido falar ou visto alguma referência a Friends ao longo da vida. Estreada em 1994, a icônica sitcom transformou a televisão norte-americana e marca, até os dias atuais, a vida de milhares de espectadores ao redor do mundo.

O reencontro era aguardado desde o momento em que o último episódio foi ao ar em 2004, e para os fãs que viram as dez temporadas mais de uma vez (inclusive eu), Friends: The Reunion é, ao mesmo tempo, tudo e nada do que esperavam. 

Muitos especularam sobre uma possível continuação da história, mas os próprios atores e diretores, Kevin Bright, Marta Kauffman e David Crane, reforçaram no especial que a série terminou quando deveria, da melhor maneira possível. Sim, não teremos mais nada  novo de Friends, mas ao menos temos esse último encontro memorável, emocionante e hilário.

 

Os seis atores do elenco estão enfileirados, de mãos dadas, no cenário vazio do apartamento da personagem Mônica (Courtney Cox)
Matthew Perry, Lisa Kudrow, David Schwimmer, Courteney Cox, Jennifer Aniston e Matt LeBlanc na despedida da série em 2004. [Imagem: Reprodução/Instagram/Friends]


Produzido pela Warner Bros e distribuído pela
HBO Max, Friends: The Reunion reúne os atores em algo que se assemelha a um reencontro de formados, com um misto de ansiedade, medo e alegria em torno do acontecimento. O estúdio original das gravações, o 24, foi o primeiro lugar em que os seis atores se reencontraram e, juntos, reviveram os apartamentos e o Central Perk.

O público pôde notar e sentir com cada um deles a emoção não só por estarem juntos, mas por estarem especificamente naquele lugar, naquelas mesas e sofás. Foi, para ambos — público e elenco —, como entrar em uma máquina do tempo. São pessoas diferentes, com vidas distintas ali, mas, de algum modo, as diferenças se afastavam e tudo o que o público via eram os personagens, misturados tão profundamente com a personalidade dos atores que se tornavam quase um só, principalmente nos momentos em que o grupo estava sozinho conversando no estúdio. 

Aliás, Friends:The Reunion não contou apenas com conversas, mas também com algumas cenas relidas e refeitas, como o icônico quiz que fez Rachel (Jennifer Aniston) e Monica (Courtney Cox) perderem o apartamento para Chandler (Matthew Perry) e Joey (Matt LeBlanc). Inclusive, enquanto os atores reliam as falas de alguns episódios especiais, como o primeiro beijo de Rachel e Ross (David Schwimmer) e quando todos descobrem sobre o relacionamento de Monica e Chandler — Lisa Kudrow revivendo o “My eyes da Phoebe foi um dos melhores momentos do show—, a naturalidade com que todos retomavam seus papéis chegava a ser impressionante e até estranha, como se os personagens estivessem presos dentro deles sempre.

 

Friends: The Reunion - cena em que atores do elenco principal de Friends (exceto David Schwimmer) estão sentados no sofá do apartamento da personagem Mônica olhando para o quadro do quiz sobre os amigos
Matt LeBlanc, Matthew Perry, Jennifer Aniston, Courteney Cox e Lisa Kudrow na recriação do clássico quiz do episódio “Aquele com os embriões”. [Imagem: Reprodução/Youtube/ HBO Max]

David e Lisa foram os que mais encarnaram seus respectivos papéis e até se assustaram com a familiaridade. Essa sintonia entre cada um e seus personagens, e também entre todos os atores, é o que faz
Friends ser tão atemporal, pois há verdade na atuação. 

Em um momento muito mais formal, os atores foram levados a uma entrevista com James Corden, na frente da clássica fonte de água que aparece na abertura, com a presença dos diretores, produtores e fãs da série. A plateia presente, pequena em virtude da pandemia, pôde fazer perguntas a eles, o que rendeu algumas revelações inesperadas, como o crush entre Jennifer e David durante as filmagens das primeiras temporadas. Embora os atores tenham declarado que nada aconteceu por ambos estarem em outros relacionamentos na época — o que Matt LeBlanc disse ser bobagem — a comoção do público e do apresentador foi grande, o que deixa ainda mais intensa a história entre Ross e Rachel.

 

Friends: The Reunion - Na imagem todo o elenco está em pé em frente ao clássico sofá da série, em uma ambientação noturna.
Elenco de Friends reunido em frente à fonte de água em que gravaram a abertura do show. [Imagem: Reprodução/Youtube/HBO Max]

Alguns dos figurinos mais memoráveis, como o vestido de dama de honra de Rachel, o Tatu de Natal e
o visual “é possível vestir mais roupas” adorado por Joey foram revividos em uma passarela, com participação especial de Justin Bieber, Cara Delevingne e Cindy Crawford. Além deles, David Beckham, Malala Yousafzai, Reese Witherspoon, BTS, outros artistas e muitos fãs ao redor do mundo deram depoimentos sobre como Friends impactou a vida deles.

Em um dos momentos mais aguardados, quando Lisa cantava Smelly Cat no Central Perk — é incrível como a Phoebe faz parte da Lisa (e vice-versa) —, Lady Gaga apareceu inesperadamente e se juntou a ela. Ainda houve a participação especial de Maggie Wheeler, James Michael Tyler e Tom Selleck, que deram vida aos emblemáticos personagens Janice — e sua risada marcante  —, Gunther e Richard, respectivamente.

 

Lisa Kudrow e Lady Gaga estão sentadas no clássico sofá da série "Friends" e cada uma sorri para a câmera e segura um violão
Lisa Kudrow e Lady Gaga no sofá do Central Perk cantando “Smelly Cat”.[Imagem: Reprodução/HBO Max]

Algumas das maiores preocupações acerca do especial eram as polêmicas em relação à
gordofobia durante a série. O assunto, no entanto, sequer foi abordado durante o reencontro, embora os espectadores esperassem algum tipo de retratação. Outro ponto de tensa expectativa dizia respeito à postura dos atores, pois alguns deles, ao longo dos anos, haviam demonstrado desconforto ao falar sobre o show, em especial Matthew Perry, cuja saúde era uma apreensão. No início, Perry manteve-se mais distante e quieto e, aos poucos, principalmente nos momentos em que o elenco conversava sem convidados, ficou mais à vontade, fez piadas e se abriu. Ele chegou a comentar que, durante as gravações, tinha crises de ansiedade pela pressão para fazer a plateia rir das piadas. Lisa se assustou e comentou que ele nunca havia dito nada a respeito ao longo da série. Embora seja muito delicado, o assunto foi tratado com calma, abraços e apoio. 

Ao longo das quase duas horas do episódio, o público pôde rir e chorar com a nostalgia do encontro. Friends é sobre amigos que são família. Eles se transformaram também na família dos espectadores e, para o público, rever esse reencontro foi como reencontrar um parente muito íntimo. Não foi uma reunião para continuar a produção de Friends. Foi uma reunião para comemorar, lembrar e agradecer a Friends.

Afinal, eles sempre estarão aqui para você.

 

*Imagem de capa: Divulgação HBO Max

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima