Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Cells at Work!’: como seria se suas células fossem pessoas pequenininhas?

Quem não aguenta mais estudar a monótona biologia celular... esse anime com temática biológica disponível na netflix é para você!

Cells at Work! é um anime baseado no mangá escrito e ilustrado por Akane Shimizu, de 2015 até 2021. A animação estreou em julho de 2018 no Japão e em janeiro de 2020 na Netflix, com 13 episódios de 24 minutos em média na primeira temporada. Já existe a segunda e não há notícias de sua disponibilização pela Netflix, mas a plataforma paga Crunchyroll a exibe. Sua classificação etária é de 12 anos.

Embora sua premissa seja retratar o funcionamento das células, como as hemácias, as plaquetas e os glóbulos brancos, ou seja, a biologia celular, o anime consegue trazê-la de forma leve, divertida e, é claro, educativa.

Temos como personagens centrais o eritrócito, também conhecido como glóbulo vermelho ou hemácia, chamado de AE3803, representado pela figura de uma mulher, e o glóbulo branco, denominado de leucócito, cujo nome é U-1146, apresentado como um homem. As plaquetas são crianças e as outras células de defesa como o monócito, célula T e NK, entre muitas outras, também são humanizadas.

diversos personagens da série, com roupas verdes, rosas, brancas, vermelhas e pretas

Personagens do mangá [Imagem: Reprodução/ Mangá Cells at Work]

Cada episódio consiste em uma “invasão” diferente no corpo humano ou alguma mudança interna, e somente o arco final, “Choque hemorrágico”, dura dois episódios. Dentre os obstáculos a serem superados pela defesa do nosso corpo estão: vírus, bactérias, anemia, machucados, alergias e até insolação! Ufa, são muitos problemas para as células lidarem, mas elas conseguem dar conta de tudo. Isso quando o corpo é, pelo menos, um pouco saudável…

O spin-off é uma história derivada de um universo já pronto e não é necessariamente escrita pelo autor da obra original. Cells at Work! Code Black, escrito por Shigemitsu Harada e ilustrado por Issei Hatsuyoshiya de 2018 até 2021, publicado como animação de janeiro a março de 2021, é o spin-off da história original. Com classificação para maiores de 18 anos, ele trata do corpo de um indivíduo fumante, alcoólatra, com colesterol alto — um ambiente não muito saudável em contraste com a série principal.

Com algumas ressalvas do ponto de vista biológico, como, por exemplo, a diferença de tamanho entre as células, Cells at Work! é um anime muito útil e interessante de se assistir, pois sua didática não é cansativa e, no final, você já vai estar pensando em ser amigo das trilhões de células que existem no seu corpo!

*Imagem de capa: divulgação/Cruz Vermelha Japonesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima