Cells at Work! é um anime baseado no mangá escrito e ilustrado por Akane Shimizu, de 2015 até 2021. A animação estreou em julho de 2018 no Japão e em janeiro de 2020 na Netflix, com 13 episódios de 24 minutos em média na primeira temporada. Já existe a segunda e não há notícias de sua disponibilização pela Netflix, mas a plataforma paga Crunchyroll a exibe. Sua classificação etária é de 12 anos.
Embora sua premissa seja retratar o funcionamento das células, como as hemácias, as plaquetas e os glóbulos brancos, ou seja, a biologia celular, o anime consegue trazê-la de forma leve, divertida e, é claro, educativa.
Temos como personagens centrais o eritrócito, também conhecido como glóbulo vermelho ou hemácia, chamado de AE3803, representado pela figura de uma mulher, e o glóbulo branco, denominado de leucócito, cujo nome é U-1146, apresentado como um homem. As plaquetas são crianças e as outras células de defesa como o monócito, célula T e NK, entre muitas outras, também são humanizadas.
Personagens do mangá [Imagem: Reprodução/ Mangá Cells at Work]
Cada episódio consiste em uma “invasão” diferente no corpo humano ou alguma mudança interna, e somente o arco final, “Choque hemorrágico”, dura dois episódios. Dentre os obstáculos a serem superados pela defesa do nosso corpo estão: vírus, bactérias, anemia, machucados, alergias e até insolação! Ufa, são muitos problemas para as células lidarem, mas elas conseguem dar conta de tudo. Isso quando o corpo é, pelo menos, um pouco saudável…
Capa do primeiro volume de Cells at Work! Code Black [Imagem: Reprodução/Amazon]. Pôster do anime Cells at Work! Code Black [Imagem: Shigemitsu Harada, Issei Hatsuyoshiya, Akane Shimizu/ Kodansha, Code Black Project]
O spin-off é uma história derivada de um universo já pronto e não é necessariamente escrita pelo autor da obra original. Cells at Work! Code Black, escrito por Shigemitsu Harada e ilustrado por Issei Hatsuyoshiya de 2018 até 2021, publicado como animação de janeiro a março de 2021, é o spin-off da história original. Com classificação para maiores de 18 anos, ele trata do corpo de um indivíduo fumante, alcoólatra, com colesterol alto — um ambiente não muito saudável em contraste com a série principal.
Com algumas ressalvas do ponto de vista biológico, como, por exemplo, a diferença de tamanho entre as células, Cells at Work! é um anime muito útil e interessante de se assistir, pois sua didática não é cansativa e, no final, você já vai estar pensando em ser amigo das trilhões de células que existem no seu corpo!
*Imagem de capa: divulgação/Cruz Vermelha Japonesa