Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como Sobreviver Aos Vizinhos

Por Bárbara Monfrinato bmfmonfrinato@gmail.com A cena que abre Vizinhos (Neighbors, 2014), filme que estreia no dia 19, é de sexo, mas passa longe da sensualidade e vai para o cômico: um casal jovem tenta aproveitar em cima de uma cadeira enquanto, a dois metros de distância, tem sua filha recém-nascida como sorridente espectadora. O casal …

Como Sobreviver Aos Vizinhos Leia mais »

Por Bárbara Monfrinato
bmfmonfrinato@gmail.com

A cena que abre Vizinhos (Neighbors, 2014), filme que estreia no dia 19, é de sexo, mas passa longe da sensualidade e vai para o cômico: um casal jovem tenta aproveitar em cima de uma cadeira enquanto, a dois metros de distância, tem sua filha recém-nascida como sorridente espectadora. O casal é Mac (Seth Rogen) e Kelly Radner (Rose Byrne), que, apesar da condição de pais, se recusam a virar “adultos caretas”.

vizinhos-neighbors-seth-rogen-rose-byrne

O problema que dá nome ao filme começa quando uma república de estudantes, a Delta Psi Beta, se muda para a casa ao lado e acaba com a tranquilidade do bairro. Na reunião inicial, com direito a coro, aplausos e clima quase sectário, os líderes Teddy (Zac Efron) e Pete (Dave Franco) contam seu objetivo: superar as festas tradicionalmente colossais da Delta Psi e entrar para o “Hall da Fama” da república. A primeira tentativa tira o sono dos Radner, que acabam se juntando à festa e proporcionando cenas que vão desde conversas chapadas a “guerras de mijo”. Na mesma noite, o casal promete a Teddy que os problemas entre eles serão sempre resolvidos assim, por meio do diálogo e não da polícia.

Promessa quebrada, começa a guerra: provocações da Delta Psi e contra-ataques dos Radner. As soluções vão embora tão rápido como vêm e chegam perto do besteirol – algo já esperado com a direção de Nicholas Stoller, que também participou de comédias como As Loucuras de Dick & Jane (Fun with Dick and Jane, 2005), Ressaca de Amor (Forgetting Sarah Marshall, 2008) e O Pior Trabalho do Mundo (Get Him to the Greek, 2010). No elenco, o divertido Seth Rogen vem lá de atuações em Superbad: É Hoje (Superbad, 2007) e Segurando as Pontas (Pineapple Express, 2008).

vizinhos-neighbors-zac-efron-dave-franco-christopher-mintz-plasse

A trilha sonora e a edição animadas funcionam, principalmente nas cenas das exageradas festas. Se o roteiro tem seus clichês de falas repetitivas, previsibilidades, final feliz e conflitos que não duram, também traz sacadas boas como a “Festa Robert De Niro” que os Delta Psi dão na frente da casa de Mac e Kelly. Misturando referências dos filmes Taxi Driver (Taxi Driver, 1976), Perfume de Mulher (Scent of a Woman, 1992), Pulp Fiction (Pulp Fiction, 1994), Jackie Brown (Jackie Brown, 1997) e Entrando Numa Fria Maior Ainda (Meet the Fockers, 2004), conta ainda com um Dave Franco (irmão mais novo do James Franco) muito inspirado na imitação do De Niro.

A ironia do filme é que o espírito jovem que tanto os Radner procuravam honrar veio sob a forma de vizinhos barulhentos dos quais quiseram se ver livres. Mesmo assim, a pose de “adulto sério” neles nunca funciona e acabam se equivalendo aos estudantes tantas vezes. Como na cena de sexo da abertura, tudo é direcionado para o cômico; as brigas não angustiam, os problemas não entristecem, as DR’s entre Mac e Kelly não são nada sérias – e se a intenção for mesmo essa, o que é que tem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima