Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Perigos virtuais em Nerve: Um Jogo Sem Regras

por Juliana Lima juslimas@gmail.com Nerve: Um Jogo Sem Regras (Nerve, 2016) narra as aventuras e perigos proporcionados aos jovens dos Estados Unidos pelo jogo online Nerve, que faz fama ao redor do país. O jogo funciona como uma rede de desafios. Existem os jogadores, que cumprem os desafios em troca de dinheiro, e os observadores, que …

Perigos virtuais em Nerve: Um Jogo Sem Regras Leia mais »

por Juliana Lima
juslimas@gmail.com

Nerve: Um Jogo Sem Regras (Nerve, 2016) narra as aventuras e perigos proporcionados aos jovens dos Estados Unidos pelo jogo online Nerve, que faz fama ao redor do país. O jogo funciona como uma rede de desafios. Existem os jogadores, que cumprem os desafios em troca de dinheiro, e os observadores, que assistem aos jogadores se arriscando pela internet e que lançam os desafios. A rede não possui um servidor único e as pessoas participam dela anonimamente, o que faz com que o jogo não possa ser desligado, mesmo quando coloca a vida de seus jogadores em verdadeiro perigo.

nerve 1

Em Nova York, Vee é uma garota tímida que não costuma correr riscos. A perda de seu irmão faz com que a mãe seja super protetora e a garota tem medo até mesmo de seguir seus sonhos acadêmicos por não querer magoá-la. Cansada de ser vista como medrosa por seus amigos e por ela mesma, ela decide participar de Nerve. É assim que ela conhece Ian, um outro jogador. Juntos, eles aceitam desafios cada vez mais arriscados e fazem fama, tornando-se os favoritos dos observadores.

Porém, a diversão é passageira. Quando as coisas saem do controle, colocando suas vidas em risco, assim como as amizades e família de Vee, ela decide abandonar o jogo, mas descobre que fazer isso não é tão fácil. A rede online é muito mais forte e ameaçadora do que a garota imaginava e ela, junto de seus amigos, terá que encontrar formas para sobreviver no jogo.

nerve 2

O filme traz importantes aspectos da cultura atual, principalmente aqueles mais cultivados pelos jovens: fama e internet. A internet pode ser um ótimo espaço para se fazer fama, mas essa obsessão por reconhecimento pode se tornar prejudicial – o que levanta o questionamento sobre até onde uma pessoa é capaz de ir pela vontade de ser conhecida. Ao mesmo tempo, a internet também pode ser um espaço em que as pessoas estão sujeitas a opiniões de outras. No caso de Nerve, os jogadores estão sujeitos mais do que a opiniões, mas a vontades dos observadores. Estes, que estão escondidos por trás de perfis anônimos, se acham no direito de fazer o que quiserem, sem se preocupar com suas responsabilidades – outro debate também muito atual na sociedade, se remetendo ao cyberbullying e crimes virtuais.

Essas reflexões podem ser feitas ao longo de todo o filme, mas é só ao final dele que são realmente consolidadas, já que durante o longa, o espectador está ocupado demais se preocupando com os perigos e dramas que os personagens enfrentam no enredo. São várias as cenas de tirar o fôlego, cheias de adrenalina, que aliadas a uma boa trilha sonora prendem o espectador à história e o impedem de tentar adivinhar seu desenvolvimento, o que pode causar algumas surpresas.

O uso de imagens que mesclam os ângulos de câmera tradicionais do cinema com imagens aparentemente feitas por celulares ou de mensagens eletrônicas faz com que o espectador seja inserido no ponto de vista dos personagens.

Além disso, o uso de atores conhecidos pelo público jovem, como Emma Roberts, Dave Franco, Kimiko Glenn e Samira Wiley – ambas atrizes conhecidas pela série Orange Is The New Black – é um grande atrativo do filme, que não decepcionará seu público.

Inspirado no livro de Jeanne Ryan, Nerve: Um Jogo Sem Regras estreia dia 25 de agosto, no Brasil.

Confira o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=bbWcii5DS0A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima