Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Copa do Mundo de Clubes | Botafogo, a estrela solitária que busca brilhar nos Estados Unidos

Mais de 4 milhões de corações alvinegros sonham com a conquista do novo título do futebol: a Copa do Mundo de Clubes.

Por Letícia Oliveira Menezes (leticiaomenezes@usp.br)

Com a conquista da Libertadores em 2024, o time figura como um dos brasileiros no quadro de participantes da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, competição estreante em 2025 que acontece a partir do dia 14 de junho.  

O caminho até o “Super Mundial”

Para o Botafogo, o ano de 2024 ficou marcado pela conquista do primeiro título da Conmebol Libertadores da América. John Textor, dono do clube, comprou 90% das ações em 2022. O investidor americano realizou investimentos no clube para sua modernização e mudança de mentalidade competitiva.

Com o equilíbrio entre técnica, velocidade e criatividade, a equipe ganhou confiança ao longo da competição ao passar por gigantes tradicionais da Copa, como o São Paulo,  Palmeiras e  Peñarol (11 títulos somados). Com um jogador a menos desde o segundo minuto de jogo, o alvinegro carioca resistiu às adversidades impostas pelo Atlético Mineiro e não ficou atrás no marcador em nenhum momento na grande final, confirmando sua vitória com o gol de Júnior Santos no minuto final da partida.

O elenco comandado por Artur Jorge jogava predominantemente no sistema 4-2-3-1 sem a posse da bola e em um 3-1-5-1 com ela, formação de alta compactação ofensiva e marcação em bloco médio. Os jogos da equipe foram  marcados pela alta troca de passes e mobilidade do ataque, além da criação de uma zona de liberdade quase total para jogadores como Luiz Henrique, Gregore e Marlon Freitas. 

O estilo de jogo

Na atual temporada, o time realizou algumas movimentações no mercado de transferências Ao todo, foram investidos 494 milhões de reais e 10 atletas trazidos ao clube no início do ano. Além disso, 145 milhões foram investidos na janela especial da competição. Em 10 dias o alvinegro contratou cinco reforços: Christian Loor, Kaio Fernando, Álvaro Montoro, Joaquín Correa e Arthur Cabral.

A saída de jogadores como Luiz Henrique, Tiquinho Soares, Gatito Fernández e Júnior Santos foram supridas de maneira que manteve a qualidade coletiva do time. O uruguaio Santiago Rodríguez, por exemplo, foi um reforço de peso para o lugar de Thiago Almada, posto em evidência pela sua velocidade de raciocínio na troca de passes.

O grupo comandado por Renato Paiva joga em um sistema de posições. O estilo ofensivo é baseado na desestruturação da defesa adversária, a partir de movimentações que procuram brechas para confrontos um contra um em que haja superioridade numérica. Para que isso ocorra, o time se ajusta conforme as características do adversário, sem pressa na transição ofensiva, já que, com o controle da posse de bola, buscam-se os espaços através da troca de passes.

Formação Botafogo

Disposição do Botafogo em 4-2-3-1 [Arte: Letícia Oliveira Menezes]

Na saída de bola, Gregore recua para ficar entre os zagueiros e configurar uma saída de três atletas na defesa.  Marlon Freitas, volante, realiza a integração entre o sistema defensivo e o ataque da equipe nessa saída. No último terço, os jogadores ficam dispostos de modo a formar opções de passes em losangos e triângulos, que facilitam o escape quando há marcação dobrada ou alta. Além disso, os atletas ocupam toda a largura do campo, para que a defesa adversária fique postada de maneira aberta e seja facilmente furada.

Saída de bola do Botafogo
Saída de bola do Botafogo

Com essa disposição na saída de bola, Marlon Freitas estrutura o ataque, tendo os laterais como apoio, além de ter o meio e bolas longas para realizar suas ações [Arte: Letícia Oliveira Menezes].

Destaques do time

Igor Jesus

Com a despedida definida depois da competição, Igor Jesus é um dos destaques individuais do elenco que irá competir nos Estados Unidos. Caracterizado pela alta mobilidade de jogo, postado ao centro e caindo pela direita, ele tem boas estatísticas no clube –  marcou 15 gols desde sua chegada ao time (em julho de 2024). Além disso, consegue sair de pressões impostas em espaços curtos e se mostra frio em embates  um contra um.

Igor Jesus com a Taça da Libertadores

[Reprodução/Instagram: @igorjesus0]

Jefferson Savarino

Com 84% de precisão de passe na atual temporada, o meio-campista venezuelano é um dos motores do Botafogo desde sua chegada. Com três gols e quatro assistências em 19 jogos nesta temporada, Savarino é o responsável por cobrar as principais bolas paradas da equipe.Devido a sua alta capacidade criativa, o jogador acha passes na medida para tirar a marcação e deixar seus companheiros  em condição para finalizar.

Savarino correndo

[Reprodução/Instagram:@savarino10]

Marlon Freitas

Marlon Freitas  é  o pilar de construção do time.  Uma de suas grandes qualidades é a sua bola longa. Em jogo válido pela fase de grupos da Libertadores contra o Estudiantes, ele acertou 12 das 15 tentativas de bola longa (80%), deixando laterais e centroavantes em condição de ataque claro. Além disso, Marlon se aproxima dos jogadores de ataque em algumas situações, fazendo com que o alvinegro esteja em superioridade númerica.

John Victor

Camisa 12 da equipe Alvinegra, o goleiro conta com atuações regulares. Durante essa temporada do Brasileirão, o jogador tem média de 0,5 gol sofrido por jogo. Além disso, o goleiro conta com apenas um erro individual, que culminou em gol do adversário, e 68 defesas somadas em todas as competições. 

Goleiro John comemorando

[Reprodução/Instagram: @johnvictor]

Alex Telles

Convocado para a última Copa do Mundo, o lateral esquerdo se destaca pela capacidade ofensiva e projeção de ataque. No esquema proposto pelo time, o atleta atua em amplitude e ocupa os extremos (seguindo a ideia proposta do sistema de posições), atacando em profundidade. Telles tem boa leitura de espaços futuros e consegue passes na medida para deixar companheiros em condição de marcar pela equipe. Entretanto, o lateral possui problemas defensivos,  principalmente em botes em situações de um contra um.

Alex Telles gritando

[Reprodução/Instagram:@alextelles13]

Projeções para a Copa

O Botafogo compõe o grupo B da fase inicial da competição, junto ao Atlético de Madrid, Seattle Sounders e PSG. O jogo de estreia acontece no domingo (15) a partir das 23 horas diretamente do estádio Lumen Field, a casa do Seattle Sounders. 

Apesar das mudanças ocorridas no elenco que faturou dois títulos em 2024, o alvinegro carioca chega de maneira compacta para fazer jogos a altura dos adversários do seu grupo. O clube tem condições de disputar uma vaga no mata-mata da Copa do Mundo de Clubes da FIFA  e protagonizar grandes momentos, mesmo com adversários europeus, muito difíceis de serem batidos. 

*Foto de Capa: [Reprodução/Instagram: @botafogo]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima