Por Breno Macário (breno.macario@usp.br)
A equipe inglesa comandada por Pep Guardiola desde 2016 participará da nova competição organizada pela FIFA – a Copa do Mundo de Clubes, realizada nos Estados Unidos. O City está no grupo G, junto com Juventus, da Itália; Al Ain, dos Emirados Árabes; e Wydad Casablanca, do Marrocos. O seu primeiro jogo acontece no dia 18 de junho (quarta-feira) contra a equipe marroquina. O clube já foi campeão do mundial de clubes tradicional, que acontecia anualmente e que agora recebe o nome de Copa Intercontinental, a equipe bateu o Fluminense na final da edição de 2023.
A chance de recomeçar no mundial
Acostumados a vencer grandes títulos e a serem dominantes na Inglaterra, após a conquista do tetracampeonato da Premier League, os Citizens viveram dias diferentes na temporada 2024/25. Com muitas lesões e a falta de renovação do elenco, enfrentaram uma sequência histórica de resultados negativos. No meio da temporada passada, chegaram a conquistar apenas uma vitória em 13 jogos.
O resultado geral da temporada também não foi agradável se comparado aos padrões do Manchester City: o time terminou o campeonato inglês em terceiro lugar, a 13 pontos do campeão Liverpool, e em nenhum momento ameaçou a posição do primeiro colocado. Na Champions, teve uma campanha ruim na primeira fase e precisou dos playoffs para tentar chegar às oitavas de final, quando foram eliminados para o Real Madrid.
Na Copa da Liga Inglesa, o City foi eliminado para o Tottenham nas oitavas durante a sequência negativa de resultados do meio da temporada. Na FA Cup, o time teve a verdadeira chance de conquistar ao menos um título na temporada: os Citizens chegaram até a final, mas foram batidos pelo Crystal Palace, que conquistou seu primeiro título da competição.
Agora, no mundial que acontecerá nos Estados Unidos, o Manchester City busca o recomeço para voltar aos seus dias de glória. Pep Guardiola diz que levará a competição como uma importante pré-temporada para preparar o elenco para 2025/26. O clube inglês utilizou a janela de transferência extra do mundial para reforçar o seu plantel. Chegaram os jogadores: Rayan Cherki, ex-Lyon; Tijjani Reijnders, ex-Milan; Marcus Bettinelli, ex-Chelsea; e Rayan Aït-Nouri que defendia o Wolverhampton.
Kevin de Bruyne, meio-campista belga de 33 anos e um dos maiores ídolos do City, era esperado nos Estados Unidos, porém, de última hora, o jogador não foi inscrito e se juntou ao Napoli, da Itália, após o vencimento do seu contrato. Além dele, Jack Grealish, a contratação mais cara da história do clube, também não foi relacionado para a Copa do Mundo de Clubes: o inglês perdeu espaço na temporada passada e deve ser negociado.
O time de Manchester garantiu sua vaga para a Copa do Mundo de Clubes ao ser campeão da UEFA Champions League de 2022/23. Além do campeonato continental, conquistaram a FA Cup e a Premier League e terminaram com a tríplice coroa. Grande parte dos jogadores que compunham o elenco daquela temporada histórica também representarão o City no mundial deste ano.
Pela qualidade de seu elenco, o Manchester City é um dos favoritos a vencer a Copa do Mundo de Clubes. Porém, a equipe do lendário Pep Guardiola terá que superar o desempenho que apresentou nos últimos 12 meses se quiser vencer outros times europeus que também irão jogar o mundial, como o PSG, que acabou de conquistar a Champions deste ano e chega embalado.
Os principais jogadores
Erling Halland
Não há como falar de destaques do Manchester City sem citar Erling Halland. Apesar de apagado em alguns jogos, o atacante norueguês ainda é um dos principais nomes do futebol mundial. O centroavante marcou 31 gols na última temporada e foi o artilheiro da equipe em 2025/26. Além disso, na tríplice coroa de 2023, foi avassalador: marcou 53 gols em 52 jogos e venceu a Chuteira de Ouro.
Bernardo Silva
O meio campo português está na equipe desde 2017 e tem sido fundamental no lado azul de Manchester desde então. Na atual temporada, soma mais de 3900 minutos dentro de campo e é essencial na armação de jogo e na organização defensiva do time. Peça chave de Pep Guardiola há muito tempo, Bernardo Silva também é muito versátil e pode jogar como meia-atacante, meia lateral, ponta, e volante.
İlkay Gündoğan
Outro que se destaca pela armação de jogadas e organização defensiva do time é o alemão Gündoğan, uma lenda do City. O meio campista é um dos jogadores do elenco que mais atuou na temporada e foi o capitão que levantou a taça da Champions League do clube. No elenco desde 2016, após a tríplice coroa de 2023, o jogador atuou pelo Barcelona durante um ano e depois voltou para os Citizens.
Joško Gvadiol
O croata, uma das revelações da Copa do Mundo do Qatar em 2022, é um dos destaques defensivos do City e também é um dos atletas com mais jogos pela equipe na última temporada. Zagueiro de origem, o jogador escreveu grande parte da sua trajetória pelo time de Manchester como lateral esquerdo.
O estilo de jogo
O estilo de jogo do Manchester City é talvez um dos mais conhecidos e característicos no mundo do futebol. Mesmo que seus adversários saibam como eles se comportarão, é muito difícil de superar equipes que jogam como o City, ainda mais quando se tem peças de qualidade no elenco para aplicar esse estilo com eficiência. O time segue à risca a filosofia de Pep Guardiola, que é famoso pela maneira característica que seus clubes jogam.
Os comandados de Pep controlam a posse de bola e distribuem muitos passes curtos durante o jogo. O City joga atacando, não muda seu estilo de jogo base e não cede a posse de bola para seu adversário voluntariamente.. Para Pep Guardiola, ter a bola é a melhor forma de defender e atacar. Quando precisam se defender, os Citizens pressionam o seu adversário com intensidade desde a saída na defesa para recuperar a posse da bola o mais rápido possível.
Já as formações, a posição dos jogadores e suas movimentações podem mudar a cada jogo, também é característica do treinador espanhol inovar nesses quesitos para explorar as fraquezas do adversário. Porém, o estilo de jogar futebol é fundamentalmente pautado em ter a bola e atacar.
*Foto de Capa: Reprodução/X: @ManCity