Em seu primeiro jogo da Copa do Mundo Sub-20, disputada na Argentina, a seleção brasileira sofreu com a velocidade e a imposição do meio de campo italiano, letal no primeiro tempo. Mesmo com a melhora significativa ao longo da partida depois das substituições, o Brasil perdeu por 3 a 2.
Caminhada rumo ao mundial
A equipe comandada por Ramon Menezes conseguiu resultados expressivos que não eram vistos há alguns anos na categoria. No Campeonato Sul-Americano Sub-20, disputado este ano na Colômbia, o Brasil conquistou o título depois de vencer o Uruguai por 2 a 0. Foi o primeiro troféu no torneio em uma década. Com a conquista, a seleção brasileira se classificou para a Copa do Mundo. A última participação foi em 2015, quando perdeu a final para a Sérvia, e o último título em 2011. A seleção canarinho é a segunda maior campeã da competição com cinco títulos, atrás apenas da Argentina, com seis.
Já a Itália disputou o Campeonato Europeu Sub-19 de 2022, no qual as cinco melhores equipes se classificaram para o mundial. Depois de chegar às semifinais, a seleção estava automaticamente classificada. Na ocasião, a seleção italiana foi eliminada pela Inglaterra. O melhor resultado conquistado pela equipe em uma Copa do Mundo Sub-20 foi o terceiro lugar de 2017.
Primeiro tempo dominante da Itália
Cesare Casadei, principal destaque da Itália no primeiro tempo. [Imagem: Reprodução/Instagram @azzurri]
Desde o início da partida, a Itália se impôs com um meio-campo de passes rápidos. Logo no primeiro minuto de jogo, após bola alçada na área por Pafundi, Baldanzi recebeu um toque nas costas de Arthur e reclamou de um possível pênalti, mas nada foi marcado. Aos 4′ Baldanzi novamente foi derrubado, desta vez de forma faltosa por Andrey Santos. Casadei cobrou a falta com força excessiva e ela passou por cima do gol de Mycael.
O Brasil só chegou ao gol italiano aos 7′. Marlon Gomes foi agressivo e conseguiu roubar a bola de Faticanti. Deu o passe para Guilherme Biro, que chutou e a bola foi desviada por Guarino para escanteio. A cobrança foi facilmente afastada pela defesa italiana. Aos 10‘, a Itália começou a costurar a jogada do primeiro gol. Com passes curtos e rápidos desde o goleiro Despanches, a bola chegou para Turicchia, que fez o cruzamento para Casadei. Ele desviou de cabeça e a bola sobrou para o chute certeiro de Prati.
O segundo chute ao gol da seleção brasileira veio somente aos 17′. Após falta em Giovani, Matheus Martins fez a cobrança, sem perigo e para defesa fácil do goleiro. Aos 18′, Andrey Santos recebeu o primeiro cartão amarelo da partida depois de falta dura em Faticanti. Na tentativa de superar a dificuldade de criação no meio-campo, o Brasil recorreu aos escanteios e a chutes de fora da área. Aos 22′, Matheus Martins cobrou na área e Robert Renan cabeceou para fora e, aos 23′, Marlon Gomes arriscou de longe e isolou a bola.
A Itália, por outro lado, foi mais efetiva. Aos 27′ cobrou seu primeiro escanteio. Pafundi fez a cobrança e o goleiro brasileiro Mycael saiu no tempo errado. Casadei sobrou sem marcação no meio da área e cabeceou para o gol aberto. Não satisfeita, aos 33′ a seleção italiana saiu em um contra-ataque veloz. Casadei recebeu na área e driblou Arthur, que puxou a camisa do jogador adversário. Pênalti para a Itália. Aos 34′, Casadei deslocou Mycael e fez o terceiro.
Aos 37′, eles novamente saíram em velocidade, mas o chute de Turicchia parou no goleiro brasileiro. Aos 42‘ outro chute perigoso, dessa vez de fora da área de Pafundi e mais uma defesa de Mycael. O Brasil tentou acionar os jogadores mais rápidos dos lados do campo, porém eles foram facilmente batidos pela defesa italiana. Fim do primeiro tempo e 3 a 0 para a Itália.
Segundo tempo de recuperação do Brasil
Com domínio total do meio-campo italiano e a incapacidade da seleção brasileira de parar as jogadas de velocidade de Baldanzi e Casadei, mudanças foram necessárias. No intervalo, Ramon Menezes trocou os atacantes Giovani e Matheus Martins por Sávio e Marquinhos.
As alterações não foram imediatamente efetivas. Aos 47′, Kaiki errou na saída de bola e ela sobrou para Baldanzi, que chutou e Mycael fez boa defesa. A proposta da seleção italiana foi alterada e em vez de acelerar as jogadas, elas eram cadenciadas. Mais passes foram trocados na tentativa de encontrar possíveis espaços. O Brasil tentou ser mais agressivo e roubar a bola, mas ainda faltava inspiração para construir chances claras de gol. Aos 62′ saíram Marlon Gomes e Guilherme Biro para as entradas de Matheus Nascimento e Kevin.
Logo em sua primeira oportunidade, aos 64′, Matheus Nascimento recebeu na entrada da área, mas o chute parou no goleiro italiano. Alguns segundos depois, o mesmo jogador sofreu falta dura, que terminou com cartão amarelo para Zanotti. Aos 71′ o zagueiro italiano Guarino saiu lesionado para a entrada de Fontanarosa. Já aos 72‘, Kevin cruzou e, depois do bate e rebate dos zagueiros italianos, a bola sobrou para Marquinhos, que chutou fraco para o meio da área — onde ela encontrou Marcos Leonardo, que chutou de primeira para marcar o gol brasileiro.
Aos 75′, saíram Esposito e Pafundi para as entradas de Lipani e Montevago. Os dois atletas substituídos eram essenciais para a criação das jogadas italianas e as alterações permitiram que a seleção brasileira se arriscasse mais no ataque. Porém, também expôs a defesa à possibilidade do contra-ataque. Aos 79′, Baldanzi deu o passe para Prati na entrada da área, que chutou forte para grande defesa do goleiro Mycael. Aos 84′, foi a vez do Brasil tentar uma saída veloz, mas Marcos Leonardo foi parado com falta de Ghilardi, que recebeu cartão amarelo. Aos 85′, a cobrança de Kevin, mesmo de longe, foi direto no gol e obrigou o goleiro Desplanches a fazer grande defesa.
Aos 86′, Ramon fez a última alteração e André entrou na partida no lugar de Kaiki. Aos 87′, Kevin novamente carregou a bola para o fundo do campo e cruzou para a área. Sem precisar saltar, Marcos Leonardo cabeceou a bola para marcar seu segundo gol na partida. O árbitro deu seis minutos de acréscimo. Aos 92′, saiu Baldanzi para a entrada de Montevago. O Brasil tentou pressionar para empatar a partida, mas foi ineficaz e acabou derrotado por 3 a 2.
A competição continua
Seleção da Itália comemora a vitória sobre o Brasil. [Imagem: Reprodução/Instagram @azzurri]
Com a derrota, o Brasil terminou a rodada no terceiro lugar do grupo D. A Itália é a líder, o segundo lugar é da Nigéria e o último da República Dominicana. A próxima partida da seleção brasileira pela Copa do Mundo Sub-20 será contra os dominicanos na quarta-feira, às 18h (horário de Brasília).
Ficha Técnica
Brasil (4-4-2): Mycael; Arthur, Jean, Robert Renan, Kaiki (André, 86′); Marlon Gomes (Matheus Nascimento, 62′), Andrey Santos, Giovani (Sávio, 46′), Guilherme Biro (Kevin, 62′); Matheus Martins (Marquinhos, 46′) e Marcos Leonardo. T.: Ramon Menezes
Itália (4-1-2-1-2): Desplanches; Zanotti, Ghilardi, Guarino (Fontanarosa, 71′), Turicchia; Prati; Casadei, Faticanti; Baldanzi (Giovane, 92′); Esposito (Lipani, 75′) e Pafundi (Montevago, 75′). T.: Carmine Nunziata
*Imagem de capa: Reprodução/Instagram @azzurri