Não faltaram frustrações para o torcedor são-paulino neste sábado, dia da grande final da Copa Sul-Americana. O embate, entre São Paulo e o time equatoriano Independiente del Valle, aconteceu em Córdoba, na Argentina, e terminou com a derrota dos brasileiros, por 2 a 0.
A começar pela maneira de assistir a transmissão da Sul-Americana. Sem prever o grande número de torcedores, o serviço Claro TV resolveu abrir gratuitamente o canal da Conmebol TV, já que não haveria transmissão em TV aberta, mas a enxurrada tricolor foi maior que a esperada, e o serviço passou o jogo inteiro fora do ar.
Já os cerca de 15 mil torcedores que estavam no estádio testemunharam uma equipe equatoriana madura, focada na troca de passes para furar a marcação tricolor. Deu certo! O primeiro gol da partida saiu aos 12 minutos, com uma bela assistência do meia Lorenzo Faravelli e uma finalização de Díaz, artilheiro do Del Valle.
Depois do gol o São Paulo sentiu o susto, voltou a tocar com mais calma e passou a atacar mais, principalmente com o atacante Calleri e Patrick pela esquerda. Algumas finalizações, uma ou outra chance de gol perdida, mas o primeiro tempo terminou bem morno.
Já o segundo tempo pegou fogo! O tricolor passou a ter mais posse de bola, seguindo com finalizações do Calleri, mas o gol não veio. Mérito da zaga equatoriana: das 10 finalizações do São Paulo, oito foram anuladas por escanteio. A linha defensiva do Independiente del Valle, formada por Segovia, Schunke e Carabajal, estava bastante sincronizada. E aos 22 minutos do segundo tempo o time chegou ao seu segundo gol, desta vez com assistência de Díaz e finalização de Favarelli.
Depois desse momento o tricolor se frustrou, passou a errar mais passes e fazer mais faltas. Rogério Ceni, treinador do São Paulo, tentou algumas substituições, como trocar Patrick por Eder, centroavante, mas nenhuma surtiu muito efeito: a defesa equatoriana seguiu impassível.
Calleri, destaque do São Paulo na temporada, teve uma partida apagada. Recebeu um cartão amarelo aos 42 minutos do segundo tempo e cometeu falta grave no final do jogo, já nos acréscimos, tomando o segundo cartão. Além disso, perdeu chances claras durante a partida, desempenho apático do atacante. Saiu bravo do campo, mas foi aplaudido pela torcida tricolor, que até o momento cantava palavras de ordem contra a diretoria do clube.
E a final da Sul-Americana terminou aos 98 minutos. A torcida do Del Valle comemora, o time ergue a taça. Já à torcida do São Paulo, restou coçar a cabeça e pensar: “o que é que deu errado?”
Imagem destacada: Rubens Chiri / saopaulofc.net