O último dia da FLIPOP 2019 se encerrou com emoção, sorrisos e representatividade. Com apenas cinco mesas de conversa, ainda deu tempo de pensar literatura, aproveitar livros com desconto e ter livros autografados pelos autores que ali estavam.
Na Sala Adoniran Barbosa, a primeira conversa foi com a escritora canadense Kristen Ciccarelli, mediada por Tamirez Santos. A sala, assim como no dia anterior, também disponibilizou fones de ouvidos para tradução simultânea. Kristen comentou sobre seus livros A caçadora de Dragões e A rainha aprisionada, e deu dicas para quem quer ou está começando a escrever.
Em seguida, no Espaço Missões, a discussão foi sobre a volta das comédias românticas, tanto nos livros, quanto nos filmes. O debate, mediado por Bruna Miranda e Mayra Sigwalt, contou com a gravação do podcast Wine About It e tinha como convidados os escritores Olívia Pillar, Vitor Martins e Clara Alves. A interação entre todos divertiu a plateia. Inicialmente leve, o clima do debate ganhou profundidade ao questionarem a falta de representatividade nas comédias tradicionais dos anos 1990 e 2000, com personagens e tramas predominantemente cis, héteros e brancas.
Os autores começaram a dividir histórias de leitores negros e LGBTs que se sentiam representados por suas obras, emocionando o público. Lágrimas escorreram de todos da mesa. O momento seguinte foi de perguntas “pelo amor de Deus mais leves”, como pediu Vitor. Depois de uma série de questionamentos feitos pela plateia, o clima voltou a ficar descontraído, finalizando o debate com um parabéns para Mayra, que faz aniversário nessa semana, juntamente com um bolinho com velas. Essa mesa, foi, com certeza uma das mais marcantes da FLIPOP 2019.


