Vlog, ou Vídeo Blog, é, como o nome sugere, um blog em formato de vídeo. O conteúdo deixou de ser apenas a palavra escrita, o texto, e migrou para os meios audiovisuais. Os vídeos produzidos são hospedados em sites como o youtube.com e o usuário fica livre para acessar o conteúdo online, em dias e horários de sua preferência. A flexibilidade é um dos maiores atrativos para o público, assim como os temas mais diversos que os vlogs podem oferecer.
Os autores, nesse caso os vloggers, passam a mensagem que desejam por meio da fala e gestos, o que não é impresso na escrita. Existem vlogs sobre uma imensa gama de temas, que vão desde aulas de pesca à críticas culturais, sempre opinativos. As opiniões transmitidas são a marca registrada de cada vlog e o que define o seu público-alvo. As postagens em vídeo costumam ter alguma frequência fixa, podendo ser semanais, quinzenais ou mensais.
A produção também costuma ser bem simples, o que torna a possibilidade de criação mais acessível. Basta um tema, uma opinião, uma câmera e uma conta no Youtube, ou algum site similiar para a hospedagem de vídeos. Porém, nem todo vlog é uma produção de baixo orçamento. Há diversas produtoras que tem o seu conteúdo disposto apenas na internet e possuem retorno financeiro com isso. Vídeos com muitos acessos acabam por atrair anunciantes e consequentemente pagamentos por anúncios.
O que move o mundo dos vlogs – e o youtube no geral – é o interesse. Ao acompanhar um canal sobre um tema, é possível descobrir outros canais (e interesses) e a partir disso o segmento cresce. Há quem diga que a internet matou a televisão justamente por essa sorte quase infinita de conteúdos disponíveis ao alcance de qualquer um que tenha banda larga e tempo disponível para desbravar esse mundo.
Webséries: a produção de séries para internet
As webséries estão cada vez mais comuns no mundo online. Elas são constituídas por histórias contadas em uma sequência de vídeos, assim como uma série de TV, com a diferença de ser disponível apenas online. Esse formato possibilita uma pluralidade de programas que não são veiculados em canais de TV por falta de orçamento, apoio ou liberdade. Além disso, webséries permitem uma grande interação com o público, por meio da ferramenta “comentários” que o Youtube possui, assim como os sites nos quais algumas são divulgadas.
Um exemplo é o atual sucesso The Lizzie Bennet Diaries (LBD). A estudante Vanessa Bittencourt explica: “LBD é uma adaptação realmente criativa e engraçada de Orgulho e Preconceito, por ser uma websérie em formato de vlog onde podemos ver uma Elizabeth Bennet que tem 24 anos e que estuda Comunicação Social”. A série teve 100 episódios, cada um produzido em um vídeo de aproximadamente 3 minutos. Para saber mais sobre a série, leia o texto do blog da Jornalismo Junior.
Sucesso que transcende o vlog
Quando indagada sobre o assunto, a estudante de letras, Milena Martins, responde “o Vlogbrothers sempre será meu canal preferido. A comunidade que se criou ao redor é incrível e muita coisa foi realizada graças ao canal”. E não é à toa.
Os irmãos John Green e Hank Green são os responsáveis pelo Vlogbrothers. O canal conta com mais de mil vídeos e um milhão de inscritos. O vlog começou com um projeto experimental chamado Brotherhood 2.0 no qual os irmãos passaram todo o ano de 2007 comunicando-se exclusivamente por vídeos postados publicamente em seu canal do Youtube. O Brotherhood 2.0 fez tamanho sucesso que John e Hank decidiram manter o vlog. Atualmente são postados dois vídeos a cada semana, um do John e o outro do Hank, sempre respeitando o limite de 4 minutos por vídeo.
A base do sucesso do Vlogbrothers é a sua legião de fãs, conhecida como Nerdfigtheria cujo lema é “Don’t forget to be awesome” (Não esqueça de ser incrível). Os Nerdfighters, como se autoentitulam, buscam apoio mútuo e realizam ações sociais, transpondo as barreiras online e offine.
Outro projeto dos irmãos Green é o Crash Course. Nesse projeto educacional, eles dão aulas de história, literatura, biologia, química e ecologia. Infelizmente, todo o conteúdo do canal está disponível apenas em inglês.
O sucesso brasileiro
O canal brasileiro Porta dos Fundos é, atualmente, o mais comentado. Com 2.134.786 inscritos e 193.609.730 exibições, nesse dia 5 de abril, a única palavra para descrevê-los é: sucesso. Criado em 2012 por Antonio Pedro Tabet, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro, o canal posta 2 vídeos por semana. Esses amigos encontraram na internet uma maneira de fazer humor de forma livre e independente, seguindo apenas os próprios princípios.
Também em português há diversos outros vlogs e vlogueiros que ficaram muito conhecidos, dos quais pode-se citar o PC Siqueira. A partir do reconhecimento que teve com seu vlog, o maspoxavida, PC foi contratado para ser VJ da MTV, emissora na qual possui um programa semanal chamado “PC na TV”. Tratando de temas aleatórios, sempre com bom humor, ele conquistou mais de 1 milhão de inscritos em seu canal.
por Rúvila Magalhães
ruvila.m@gmail.com
Cara jornalista, Rúvila Magalhães. Sou professor de uma escola pública. Recomendei aos meus alunos que acessassem sua matéria. Tudo bem? Citei o seu nome e endereço desta página.
Sim amei tá top