No dia 18 de janeiro de 1995, na Vila Formosa, zona leste de São Paulo, nasceu Daniel Garcia Felicione Napoleão, o outdrag — fora da caracterização — da atual drag queen mais ouvida do mundo no Spotify: Glória Groove, ou, como ela se autodenomina, a Lady Leste.
Muleke Brasileiro
Por influência de sua mãe, Gina Garcia, backing vocal da banda Raça Negra, de seu avô pianista, de sua avó circense e de suas tias cantoras, Daniel sempre teve contato com a arte e desde muito cedo passou a se experimentar e a se descobrir dentro do universo artístico. Não tardou para que, aos seus 6 anos, se profissionalizasse e participasse de comerciais de salgadinhos da marca Elma Chips. Naquele mesmo momento, o menino integrou o grupo musical infantil Turma do Balão Mágico e chamou a atenção do público brasileiro. Ao participar de programas televisivos, como o Programa Raul Gil, da emissora SBT, o talento do menino capturou os olhares de produtores de elenco da emissora Record, a qual o contratou para integrar o elenco de um programa musical para calouros, Jovens Talentos. Depois, foi convidado a participar da novela Bicho do Mato, no mesmo canal, na qual interpretou o personagem Ruyzinho. Nesse meio tempo, Daniel também integrou uma dupla de música gospel.
O cantor participou do coral infantil da Igreja Renascer. Porém, no início de sua adolescência, com as dúvidas em relação à sua sexualidade, o futuro fenômeno se afastou da instituição. Glória afirma, nos dias de hoje, a importância de ter se reconhecido como um gay afeminado ainda jovem e incorporado isso à sua vida, assumindo sua verdadeira identidade sem temê-la.
Daniel também se destacou no ramo da dublagem. O jovem participou de trabalhos icônicos, como o personagem Ricco, em Hannah Montana (Disney Channel, 2006),e a dublagem de Ben, na trilogia Descendentes (Disney Channel, 2015) e do ator Azim Rizk, em Power Rangers (Jonathan Brough, 2013). Além disso, o outdrag de Glória, deu voz a Justin Bieber, em seu documentário Never say never (John M. Chu, 2011). Mais recentemente, os personagens traduzidos foram o protagonista do live-action Aladdin (Disney Channel, 2019) e o estudante Malik, na terceira temporada da série Elite (Netflix, 2020).
Aos 18 anos, Daniel participou de uma produção do musical Hair (produção independente, 2013), que o apresentou à liberdade e à expressão do seu verdadeiro eu — o que funcionou como uma epifania ao artista. No âmago desse evento, Daniel se dirige à gloriosa direção leste e traz ao mundo Glória Groove, um dos maiores nomes da música brasileira atual.
O proceder
A criação do nome sofreu diversas influências: uma homenagem à sua mãe, Gina Garcia, cujas iniciais dos nomes seriam as mesmas das da drag; uma homenagem a uma de suas ídolas, Glória Gaynor; uma referência à grandiosidade feminina pela sigla GG; e pela associação à sua passagem pela Igreja — Glória —, e ao ritmo da qual é fã — o groove.
Em uma entrevista ao GShow, a drag queen afirmou que “Glória Groove” é uma maneira de expressão artística de Daniel, e que ser conhecido como tal o ajudou muito na sua vida profissional, por exemplo, ao inspirá-lo para a criação de letras de músicas.
Glória iniciou sua aparição na cena drag paulistana e participou da ascensão dessa cultura na cidade. Não demorou para que a cantora se destacasse e fosse notada por produtores através de seus covers publicados no Instagram.
Em 2016, Glória Groove iniciou sua carreira musical com a faixa Dona, a qual exibiu a potencialidade da drag e a conduziu à Dona Tour, que passou por vários estados do Brasil, e à abertura de shows de drag queens de renome internacional, como os das participantes do reality RuPaul’s Drag Race (Netflix, 2019), Sharon Needles e Adore Delano. No ano seguinte, GG lançou seu primeiro álbum: O proceder, publicado pela gravadora SB Music, com oito empoderadas faixas que abriram os caminhos para o fenômeno musical que é Glória Groove atualmente. O sucesso do álbum foi grande, o que levou a drag queen a mais uma turnê pelo território brasileiro.
No ano de 2019, Glória lançou o seu primeiro EP, intitulado Alegoria. O projeto conta com uma produção audiovisual intensa e muito colorida e vibrante. A drag queen dá vida a diversos personagens em seu clipe de Sedanapo, encarna o poder na música Mil Grau e desmascara o mesmo, ao tratar a política, por meio da cena dos bailes LGBTQIA +, em A Caminhada.
Além disso, Glória também comandou, juntamente com Alexia Twister, o reality show Nasce Uma Rainha (Netflix, 2020). No programa, as duas drags funcionavam como fadas madrinhas para homens gays que tinham desejo de se montarem de drag, ou até mesmo já o haviam feito, mas queriam aprofundar-se nessa arte. As apresentadoras ajudaram os participantes a conversarem com pessoas especiais sobre esse momento vivenciado por eles, para assim, serem apoiados e sentirem-se aceitos.
Voltando à música e cansada de relacionamentos sérios, Glória lançou seu outro EP, em 2020, chamado Affair. A obra conta com cinco músicas, transpassadas por muito romantismo e paixão. Logo em seguida, a drag lançou um single com sua mãe, Gina. A faixa se chama Incondicional e é carregada de sentimentalismo e toques vermelhos — seria isso um spoiler do que viria pela frente?
Além de seus trabalhos solos, Glória também realizou parcerias de sucesso ao longo de sua carreira: são algumas das vozes que se juntaram à Glória foram Iza, Preta Gil, Ludmilla e Manu Gavassi. Ao lado desta última, a drag dominou as plataformas de streaming brasileiras e conquistou um espaço entre as cinquenta músicas mais ouvidas no mundo no Spotify com a faixa Deve ser horrível dormir sem mim.
Gloriosa
O ano de 2021 foi imprescindível para a consolidação da carreira de Glória em nível nacional. A drag foi convidada para participar do Show dos Famosos, no programa Domingão do Hulk, da TV Globo, e foi a vencedora da competição. Em suas apresentações, interpretou diversos outros artistas e transitou desde Daniel até Fergie e Marília Mendonça — como uma homenagem póstuma à sertaneja —, o que encantou o público da cantora nas redes sociais.
Ainda em 2021, Glória iniciou sua trajetória artística e estilística em direção à zona leste de São Paulo e autodenominou-se a Lady Leste brasileira. O primeiro lançamento da nova era da cantora que homenageou o título da transformista foi o hit A Queda, experiência audiovisual que critica intensamente a cultura do cancelamento. A faixa foi lançada no mesmo dia que grandes outros projetos, como o álbum 30, de Adele, e da música Faking Love, de Anitta, o que não tirou os holofotes da drag queen. O videoclipe foi um sucesso e conta atualmente com mais de 100 milhões de visualizações no Youtube. O sucesso foi precedido pelo segundo single, Leilão, e, depois, pelo álbum todo, publicado no dia 10 de fevereiro, cheio de parcerias marcantes e com mais um sucesso de Glória: Vermelho. A música utiliza um sample de outra canção do falecido MC Daleste, homenageado pela artista. O álbum teve a maior estreia semanal em nível internacional no Spotify da semana e todas as suas faixas constaram as cem músicas mais reproduzidas na plataforma em nível nacional no período após o lançamento. Em 2022, mais uma turnê da cantora esgotou ingressos em todas as regiões do Brasil.
Só o amor
Daniel, o criador por trás da Lady Leste, vive um relacionamento de mais de sete anos com Pedro Luís. Os dois dividem seu amor com os gatos.
Eles moram juntamente com a mãe de Glória e a sogra e Pedro têm uma excelente relação. A drag queen em uma entrevista ao Observatório dos Famosos afirmou que quem manda na casa é Pedro, já que GG e Gina passam muito tempo fora de casa. Nessa mesma entrevista, Lady Leste fala que ela e o marido se completam e que aprecia a sensação de ter construído algo com alguém.
Mil Grau
A drag queen atualmente é a que mais possui ouvintes mensais no Spotify no mundo, com mais de cinco milhões, número que ultrapassa os das cantoras Pabllo Vittar e RuPaul. Assim, Glória se tornou uma referência da cultura drag nas plataformas musicais e no mundo da música, bem como um símbolo de força e orgulho para todo o Brasil, mas também para o próprio Daniel. Após todo esse sucesso, o significado que a persona Glória tem em sua vida não é apagado, mas reforçado: aquela quem tornou bonito e poderoso ser um homossexual afeminado. A estrela propaga uma mensagem muito forte a respeito de autoaceitação e de uma relação saudável com a própria identidade. Na busca por juntar tais ideais e propagá-los, Glória lançou um curso ao lado da plataforma Percursa para ajudar indivíduos que estejam passando por tais lutas internas a viverem de acordo com quem são de maneira mais tranquila. Assim como ela e Daniel fazem.
Parabéns pela reportagem, Caio!!! Muito importante enaltecer essas figuras da comunidade, principalmente no Mês do Orgulho. Arrasou demais 💞
Parabéns pela reportagem, Caio!!! Muito importante enaltecer essas figuras da comunidade, principalmente no Mês do Orgulho. Arrasou demais 💞