Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Netflix | ‘Justiceiras’ é uma versão atual de filmes teens clássicos

Uma história sobre amizades e vinganças, Justiceiras mescla clássicos adolescentes com questões atuais e traz uma reviravolta surpreendente

Lançado na Netflix no dia 16 de setembro de 2022, Justiceiras (Do Revenge, 2022) traz elementos de filmes teens clássicos e de início parece ser só mais uma história sobre conflitos de adolescentes que envolve situações clichês, mas a história tem um plot twist que impressiona o telespectador. 

O filme inicia mostrando a vida de Drea (Camila Mendes), uma estudante do colégio Rosehill Academy Miami, que lutou muito para conseguir ser popular, visto que ela não é absurdamente rica como os outros alunos. Agora, ela está onde sempre sonhou: entre os mais populares e namorando o garoto mais desejado da escola, Max (Austin Abrams). Drea se sente no topo. Porém, tudo desmorona quando um vídeo íntimo que ela enviou para o namorado é vazado para toda a escola. A garota sabe que foi Max quem a expôs, mas ele não admite o ocorrido e continua com sua popularidade intacta. Após uma briga na escola que abalou seu status e sua vida acadêmica, Drea vai para um acampamento de tênis, onde conhece Eleanor (Maya Hawke), que terá um grande papel em sua vida a partir desse momento. 

Eleanor era uma garota nada popular que iria iniciar no colégio de Drea naquele ano. Eleanor conta para Drea que está furiosa com uma garota chamada Carissa (Ava Capri), que supostamente espalhou boatos sobre ela quando era mais nova e que afetaram sua vida. As duas garotas – com sede de vingança – se unem para colocar um plano em ação: uma fazer a vingança da outra. Eleanor tem seu visual todo transformado para se infiltrar em meio aos populares e arruinar a reputação de Max. Enquanto Drea se aproxima de Carissa para executar um plano cruel e vingativo.

Drea e Eleanor querem vingar uma à outra. [Imagem: Divulgação/Netflix]

Com os planos em ação, Drea e Eleanor vivem muitas aventuras que as aproximam e as tornam amigas. Até esse momento, o filme não apresenta nenhuma característica que o diferencie de tantos outros filmes adolescentes clichês. Porém, ao longo da história e dentro desse clima vingativo, ocorre um grande plot twist que surpreende o telespectador e torna tudo mais interessante. O filme é a história – do início ao fim – de uma grande vingança.

O elenco do filme é composto por atrizes e atores que interpretam outros personagens adolescentes em produções famosas voltadas para esse público. Camila Mendes, que faz Drea em Justiceiras, é a estrela da série Riverdale (2017 – atual) no papel de Veronica Lodge. Enquanto Eleanor é interpretada por Maya Hawke, que faz Robin Buckley na série Stranger Things (2016 – atual). 

Justiceiras apresenta elementos bem coloridos e em tons pastéis, incluindo as roupas das personagens, o que dá um ar jovial e alegre às cenas. A trilha sonora também é bem composta, trazendo músicas do pop rock atual como “Brutal” da Olivia Rodrigo e “Happier Than Ever” da Billie Eilish, que passam uma vibe de adolescentes rebeldes, como são as protagonistas do filme. 

Uma característica marcante do filme são as muitas referências de outras produções teens clássicas, como Meninas Malvadas (Mean Girls, 2004) e As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless, 1995). As falas das personagens, as cenas, o visual do filme, em tudo há referências a esses clássicos, inclusive nos estereótipos de “badboys” e “patricinhas”, e de “populares” e “excluídos”. 

Alguns membros do grupo dos alunos populares do colégio em Justiceiras. [Imagem: Reprodução/Netflix]

Contudo, Justiceiras inova ao subverter alguns desses estereótipos e ao abordar questões atuais. Max, o “badboy” da escola, por exemplo, não é atleta. Ele é um homemque se autodeclara feminista, mas não passa de um grande misógino. Temas como machismo, LGBTfobia, bullying, preconceito de classe e rivalidade feminina também aparecem na história. 

Justiceiras é mais um filme teen da Netflix que trata sobre as complexidades da vida de um adolescente. Ele traz as banalidades e clichês de produções clássicas do gênero, mas conversa com questões atuais, e a reviravolta maluca faz valer a pena assistir até o final. 

O filme estreou dia 16 de setembro e está disponível para todos os assinantes da Netflix. Confira o trailer:

*Imagem de capa: Divulgação/Netflix

1 comentário em “Netflix | ‘Justiceiras’ é uma versão atual de filmes teens clássicos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima