Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ken Follett e a Trilogia O Século

Famoso por escrever inúmeros best-sellers, sendo o maior deles o consagrado Os Pilares da Terra (Rocco, 498 páginas) – narrativa que se ambienta em torno da construção de uma catedral na Inglaterra do século XII, Ken Follett começou um grande e novo desafio: escrever uma ficção ambientada no breve século XX, do início ao fim. …

Ken Follett e a Trilogia O Século Leia mais »

Escritor Ken Follett. Distribuição

Famoso por escrever inúmeros best-sellers, sendo o maior deles o consagrado Os Pilares da Terra (Rocco, 498 páginas) – narrativa que se ambienta em torno da construção de uma catedral na Inglaterra do século XII, Ken Follett começou um grande e novo desafio: escrever uma ficção ambientada no breve século XX, do início ao fim. Um único livro não conseguiria abrangir todo este espaço e, por isso, Follett – que já mostrou saber fazer romances históricos com maestria -, anunciou que trataria do assunto em uma trilogia de nome “O Século”. Em 2010, o primeiro volume foi lançado e intitulado Queda de Gigantes (Sextante, 912 páginas).

Nele, conhecemos o universo fictício criado pelo autor dentro do plano de um contexto histórico real. O livro começa anos antes de 1914, que data o início da primeira grande guerra. Cinco famílias de nacionalidades distintas são apresentadas ao leitor: os Williams, galeses; os Fitzherbert, ingleses; os Dewar, americanos;os von Ulrich, alemães e os Peshkov, russos.

Primeiro livro da Trilogia O Século

Ao longo da trama, Follett entrelaça brilhantemente a vida das personagens destas famílias, nos mostrando como eles eram antes e durante Primeira Guerra Mundial e como esta mudou a sociedade como um todo.

Ao longo das páginas, Follett conduz a história sem perder o fio narrativo. Para conseguir isso, o autor planejou a trilogia com todos os detalhes antes de começar a escrever e isso é perceptível, pois ele maneja todos o personagens com louvor; nenhum deles é deixado de lado, todos brilham em algum momento e suas histórias cruzam-se de maneira lógica. Questões como a luta dos operários, o movimento feminista, a decadência da nobreza britânica e a Revolução Russa são contadas por eles próprios dando, portanto, um olhar próximo e particular dos fatos. Usando deste artifício, Follett faz com que o leitor veja como um indivíduo que vivenciou determinada situação enxergava o que estava acontecendo.

É interessante notar a preocupação do autor em ser fiel à História. Sua obra foi revisada por inúmeros historiadores, para que fosse o mais verossímil possível. Figuras que realmente existiram, como Lênin, Woodrow Wilson, Winston Churchill aparecem na trama e dialogam com as figuras imaginárias de Follett e nessas passagens, o cuidado foi redobrado: pesquisou os hábitos e características de tais ícones, para que houvesse a possibilidade do encontro ter realmente acontecido – por exemplo, em uma passagem, Churchill visita a casa de campo dos Fitzherbert, família nobre da Inglaterra, e Ken averigou que o ex-primeiro ministro britânico realmente possuia o hábito de fazer isso.

Segundo livro da Trilogia O Século

Em 2012, foi lançado o segundo volume da trilogia, chamado de Inverno do Mundo (Arqueiro, 880 páginas). Ele começa exatamente onde o primeiro terminou: após o tratado de Versalhes.  Ficando de acordo com a passagem do tempo, os protagonistas mudam; agora serão os filhos daqueles que foram os personagens principais em Queda de Gigantes. O segundo volume é ainda mais sombrio que o primeiro, pois trata do período entreguerras – o que envolve a ascensão do nazismo, a Guerra Civil Espanhola, a grande depressão e o o governo de Stalin – e da Segunda Guerra Mundial.

O terceiro ultimo livro da saga, cujo nome ainda não foi divulgado, tem previsão de lançamento para 2014 e tratá a Guerra Fria à tona e deve dar outra boa dose do que Queda de Gigantes e Inverno do Mundo trouxeram.

Por Luiza Fernandes
luizafc00@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima