Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Muita Luta…

…e um bom roteiro em Cinturão Vermelho Victor Caputo Se você não gosta nem um pouco de filmes de luta e afins, é melhor não chegar muito perto de Cinturão Vermelho (Redbelt), a nova obra de David Mamet, que inclusive pratica jiu-jistu há cinco anos, o que acabou sendo um incentivo para a realização do …

Muita Luta… Leia mais »

…e um bom roteiro em Cinturão Vermelho

Victor Caputo

Se você não gosta nem um pouco de filmes de luta e afins, é melhor não chegar muito perto de Cinturão Vermelho (Redbelt), a nova obra de David Mamet, que inclusive pratica jiu-jistu há cinco anos, o que acabou sendo um incentivo para a realização do filme. O nome de Mamet é relacionado a diversos filmes, seja como diretor, roteirista ou ambos. Alguns deles são “Hannibal”, “Ronin”, “Mera Coincidência” e “O Veredicto”.

“Cinturão Vermelho” gira em torno da história de Mike Terry (Chiwetel Ejiofor), um professor de jiu-jitsu que sempre fugiu de competições por acreditar que enfraquece o lutador. Na verdade essa não é a única crença de Mike, ele é cheio de ideais e procura sempre segui-los. Por causa disso, sua escola de luta está indo a falência, o que acaba interferindo em seu casamento com Sondra (Alice Braga).

Após um acontecimento em uma noite entre um de seus alunos e uma advogada problemática, Mike acaba tendo contato com o universo que sempre evitou, lutas armadas para que apostadores e lutadores ganhem dinheiro e junto a possibilidade de acabar com seus problemas financeiros em troca de suas crenças.

Aparentemente, “Cinturão Vermelho” não passa de mais um dos muitos filmes de luta à la Van Damme. Entretanto ele possui algo mais, um diferencial, que é o roteiro. Ao contrário do que estamos acostumados, apenas brigas e socos sem nenhuma explicação plausível, “Cinturão Vermelho” desenvolve melhor a história e os personagens. É claro que alguns dos clichês de filmes de luta não foram deixados de lado, tanto na filmagem como no roteiro, mas mesmo assim, a história se apresenta de um modo muito mais interessante do que o usual.

O filme conta ainda com Rodrigo Santoro e nomes bem conhecidos do cinema, como Tim Allen, Joe Mantegna e David Paymer. A presença de tantos brasileiros no elenco se deve ao fato de que o Jiu-Jitsu praticado e ensinado por Mike é uma vertente brasileira da luta, sua esposa é brasileira e seus cunhados também, entre eles Rodrigo Santoro.

Se você é um dos muitos fãs do estilo, dê uma conferida em “Cinturão Vermelho”, o filme pode ser uma ótima opção de diversão para os fâs e quem sabe, também surpreenda os não muy amigos de filmes de luta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima