Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Mundo Pixar’: a experiência de se tornar um personagem animado

O passeio imerge os visitantes nos cenários dos filmes mais famosos da Pixar e encanta com detalhes

A Pixar começou a carreira como estúdio de animação com o pé direito: o lançamento de Toy Story (1995), primeiro filme produzido totalmente por computação gráfica, marcou gerações e ainda é querido por todos os públicos. E o sucesso dos filmes do estúdio não parou por aí: Monstros S.A. (Monsters, Inc., 2001), Procurando Nemo (Finding Nemo, 2003), Os Incríveis (The Incredibles, 2004), Carros (Cars, 2006), Ratatouille (2007), Up – Altas Aventuras (Up, 2009), Divertida Mente (Inside Out, 2015) e Soul (2020) foram tão marcantes quanto e têm seu espaço dedicado em Mundo Pixar, exposição localizada no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo.

Em Mundo Pixar, o público é convidado a conhecer de perto os cenários das animações mais marcantes do estúdio. A exposição é composta por 12 salas e conta com recursos digitais para a interação com o público. O evento abriu as portas em julho e encerra as visitas em 23 de outubro.

A experiência

Quem nunca sonhou em fazer parte do universo de seus filmes favoritos? Mundo Pixar torna esse desejo uma realidade e, além disso, te faz sentir como um dos personagens. Tudo nos cenários contribui para a melhor imersão e os detalhes são impecáveis. As músicas e a iluminação de cada sala possuem papel importante na ambientação e complementam a experiência.

Logo no início do passeio, os instrutores indicam que os visitantes instalem no celular o aplicativo Mundo Pixar, que, ao fazer a leitura dos códigos QR disponíveis nas salas, possibilita a interação digital com os espaços pela realidade aumentada (recurso que não funciona em todos os dispositivos). Todas as salas possuem audiodescrição através do aplicativo, um recurso que combina a descrição dos elementos dispostos nas salas para pessoas com deficiência visual e também uma breve recapitulação dos filmes.

Apesar desse complemento tecnológico, falta uma presença maior de informações e curiosidades sobre os filmes no passeio, que estão dispostas, mas passam completamente despercebidas pelos visitantes na troca de uma sala a outra. Além disso, o grande fluxo de visitantes em algumas salas atrapalha algumas fotos e gera filas, mas nada que afete gravemente a experiência.

Um detalhe curioso do passeio e que vale a pena ser destacado para aqueles que ainda irão visitar a exposição é o Easter Egg, um detalhe escondido nas salas. Procure em  cada cenário a bola de Toy Story escondida e divirta-se com a busca!

A primeira parada é uma sala de cinema com um telão em meio círculo, apresentando imagens inéditas das personagens do estúdio e convidando os visitantes a descobrir mais sobre os universos.

Os cenários

Up – Altas Aventuras

O tema das duas primeiras salas é Up – Altas Aventuras, filme que conta a história de Carl Fredericksen, um velhinho ranzinza, que conhece o jovem escoteiro Russel. Os visitantes se deparam com a entrada da casa do senhor: um lindo jardim, cerca branquinha, balões presos ao teto da casa e as personagens na varanda. 

Ao entrar pela porta, você se depara com a sala de estar de Frederiksen. Nesse espaço, os detalhes emocionam quem é fã da animação. Há várias fotografias de Ellie, o quadro de Paradise Falls, o livro de aventuras do casal e vários outros elementos que imergem o público no espaço. Além disso, é possível sentar nas poltronas e tirar uma foto com o Carl.

Carl Frederiksen em sua sala de estar. A presença do personagem no cenário e todos os detalhes atribuem um ar aconchegante. [Imagem:Reprodução/Julia Custódio]

Monstros S.A.

Em seguida, o público conhece o interior da empresa Monstros S.A., onde estão os personagens em tamanho real — se é que tamanho real é o termo correto para monstros criados no universo da animação. Como a produção de energia não pode parar, portas estão à disposição no chão, incluindo a de Boo, e outras giram no teto.

O elemento lúdico também conta muito para o enriquecimento da sala. Os visitantes gritam para tentar produzir energia, assim como no filme.

Sully e Mike estão presentes no cenário. [Imagem:Reprodução/Julia Custódio]

Toy Story

A próxima sala é dedicada ao universo de Toy Story. O quarto de Andy é em tamanho extra grande, para dar a sensação de que os visitantes são como os brinquedos. Estão dispostos cenários de papelão, desenhos nas paredes, blocos e móveis gigantescos. Os personagens também marcam presença e é possível tirar fotos dentro da caixa do Buzz Lightyear.

O cenário de Toy Story faz com que os visitantes se sintam como os brinquedos de Andy. [Imagem:Reprodução/Julia Custódio]

Falando no personagem, o cenário seguinte é sobre o filme Lightyear (2022), nova aposta da Pixar e da Disney, animação spin-off de Toy Story. A sala é um pouco decepcionante comparada às outras, apenas um túnel iluminado com uma figura de papelão do astronauta.

Divertida Mente 

A exposição logo retoma os cenários empolgantes com a sala de comando do filme Divertida Mente. Ali você entra na mente de Riley, que é iluminada pelas luzes das diversas memórias e com visão direta para as ilhas das personalidades. Alegria e Tristeza trabalham lado a lado na mesa de comando, onde os visitantes tiram fotos.

Alegria e Tristeza, as emoções de Riley, em seu subconsciente. [Imagem:Reprodução/Julia Custódio]

Ratatouille

A próxima parada é a cozinha em que Remi, o rato de Ratatouille, trabalha. Você não vai encontrar o personagem, afinal, ele está escondido embaixo do chapéu do chef.

Remi escondido preparando os ingredientes para as receitas. [Imagem:Reprodução/Julia Custódio]

Soul

As duas salas seguintes mostram os cenários de Soul, uma barbearia e a pré-vida. No primeiro, a sensação é de estar na fila para cortar o cabelo. O segundo, apesar de não ter elementos muito interativos, ainda é lindo e encanta com as cores e sons do ambiente.

O cenário da pré-vida de Soul. [Imagem:Reprodução/Julia Custódio]

Os Incríveis

O espaço de Os Incríveis apresenta a batalha do primeiro filme, com a família lado a lado lutando para salvar a cidade.

O robô de Síndrome destruindo a cidade. [Imagem:Reprodução/Julia Custódio]

Carros

O Flo’s V8 Café, do filme Carros, é o próximo cenário: uma oficina de carros em frente ao café, que conta com a presença ilustre do Relâmpago Mcqueen.

Muito simpático, como sempre, Mcqueen posa para fotos com os fãs. [Imagem:Reprodução/Julia Custódio]

Procurando Nemo

Por último, o evento te transporta para o fundo do mar, no cenário de Procurando Nemo. Nesta sala todos os detalhes fazem o queixo cair: música, cheiro, decorações, tela onde as personagens passam, iluminação. 

Bem-vindo ao fundo do mar, cenário de Procurando Nemo. [Imagem:Reprodução/Julia Custódio]

Assim, Mundo Pixar encerra um passeio incrível entre os diferentes universos do estúdio. Se algum visitante não sair encantado com a experiência, é porque não conhece o mundo diverso da animação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima