Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os 6 melhores filmes com música de enredo

por Camila Berto Tescarollo berto.camila@gmail.com A música, no cinema, pode ir muito além da trilha sonora, deixando de ser um coadjuvante para se tornar um elemento principal para o desenvolvimento da história. Pensando nisso, o Cinéfilos montou uma playlist de filmes variados em que a música assume o papel de protagonista: tem desde rock até …

Os 6 melhores filmes com música de enredo Leia mais »

por Camila Berto Tescarollo
berto.camila@gmail.com

A música, no cinema, pode ir muito além da trilha sonora, deixando de ser um coadjuvante para se tornar um elemento principal para o desenvolvimento da história. Pensando nisso, o Cinéfilos montou uma playlist de filmes variados em que a música assume o papel de protagonista: tem desde rock até country. Aperte o play e confira.

1. Alta Fidelidade (High Fidelity. 2000). Para começar, o clássico dos corações-partidos dos indies (em 2000 ainda não existiam os hipsters, não é mesmo?). Lançado nos anos 2000 e baseado no livro homônimo de Nick Hornby, Alta fidelidade é protagonizado por John Cusack. Rob Gordon é um dono de uma loja antiga de vinis que coleciona, além dos discos, um histórico de namoradas que não deram certo. Rob tem, inclusive, um top 5 para os maiores foras que ele já tomou em sua vida. As listas são constantes durante todo o longa, a grande característica de Rob é que ele faz listas musicais para quase toda a situação por qual passa. Fique de olho, pois as sugestões são ótimas!

https://www.youtube.com/watch?v=rUCKwtLTKJ0


2. Nick & Norah: Uma Noite De Amor E Música (Nick & Norah’s Infinite Playlist. 2008).
Seguindo a mesma linha dos filmes preferidos dos mais alternativos, Nick & Norah traz a música até em seu subtítulo: “uma noite de amor e música”. Norah (Kat Dennings) é filha de um produtor musical, porém sua vida não é exatamente um sucesso. Ela tem que aguentar as provocações de Tris, uma “amiga” que adora lhe mandar indiretas. Nick (Michael Cera) gosta de Tris e vive fazendo mixtapes para ela, que acabam sempre parando no lixo (e recolhidas por Norah). Em um show, quando pede para Nick fingir ser seu namorado por uma noite, acabam tendo que cuidar de Caroline, amiga de Norah que bebeu demais. No meio tempo, descobrem que têm a banda favorita em comum e que ela fará um show escondido. Entre algumas músicas, confusões, a história é meio óbvia, mas excelente para um domingo à tarde, quando se quer ver uma comédia romântica engraçadinha.

 nick-and-nora-s-infinite-playlist-4


3. Quase Famosos (Almost Famous. 2000).
Como essa playlist é de filmes sobre música e não de filmes sobre amor, a terceira faixa deixa os casais de lado para cair na estrada. William Miller, aos 15 anos, ao enviar alguns de seus textos a um jornalista, é convidado para fazer uma resenha de um show do Black Sabbath. No show, porém, não consegue entrar e, no backstage, conhece as groupies da Stillwater, a banda de abertura. Nesse meio tempo, o editor da revista Rolling Stone chama William para uma conversa e o convida para escrever um artigo para a revista. O jovem, então, passa a viajar com a banda e com as groupies, lideradas por Penny Lane (Kate Hudson). Apesar da banda ser fictícia, o espírito do filme, as roupas e as músicas faz qualquer um se sentir nas décadas de 70 e 80, no auge do rock’n’roll. A trilha sonora tem faixas de The Who, Led Zeppelin e David Bowie.

https://www.youtube.com/watch?v=lEnYVwctef0


4. Camelos Também Choram (Die Geschichte vom weinenden Kamel. 2003)
Se essa fosse uma playlist do seu iPod, Camelos também choram seria o equivalente àquela banda do Uzbequistão que toca música instrumental que só você conhece. Para intercalar dois filmes com músicas sustentadas pelas guitarras, o documentário é uma ótima opção. Dirigido pelo mongol Byambasuren Davaa e pelo italiano Luigi Falorni, Camelos retrata uma família de nômades que cria cabras e camelos, no deserto de Gobi, na Mongólia. Quando a família começa a ter contato com alguns elementos da civilização moderna, passa a olhar as novidades com ressalva. Paralelamente, o nascimento de um filhote albino causa a sua rejeição por parte de sua mãe e dos outros camelos. É nesse momento em que a música assume o papel de protagonista para incentivar a aproximação entre eles. O resultado – com o perdão do trocadilho – é de chorar.

 die-geschichte-vom-weinenden-kamel


5. Johnny & June (Walk The Line. 2005).
São tantos os filmes que trazem a biografia de artistas ou trajetórias de bandas que daria para fazer uma playlist só para as cinebiografias. Para esta lista, porém, que já tem bastantes títulos com música rock, o filme escolhido do gênero é Johnny & June. Retratando a história do cantor country americano Johnny Cash (Joaquim Phoenix), o longa começa com a infância do astro nas fazendas de algodão do oeste dos Estados Unidos até o sucesso como músico e o envolvimento com as drogas. O recorte, que abrange de 1958 a 1962, coloca como protagonista a também cantora June Carter (Reese Whiterspoon), o grande amor da vida de Johnny. Mesmo para quem não é fã de música country, a atuação fluida e carismática dos atores vale os 94 minutos do filme.

https://www.youtube.com/watch?v=PYy0sfFwm4E


6. O Som Do Coração (August Rush. 2007).
“I believe in music the way that some people believe in fairytales” – no português, “acredito em música da mesma forma com que algumas pessoas acreditam em contos de fada”. São frases como essa que permeiam a história do filme que encerra esta playlist, um dos longas mais fofinhos de todos os tempos. O som do coração traz a história de Evan Taylor (Freddie Highmore), um menino órfão que tem um ouvido aguçado para os sons e acredita que aquilo é um sinal para que possa encontrar seus pais. Evan não sabe, mas é filho do encontro de uma noite de uma violoncelista e de um guitarrista e que assim a música corre em seu sangue. O menino acaba sendo levado para Nova York por um motorista de ônibus e lá conhece um grupo de crianças que ganha a vida com a música, trabalhando para um homem chamado Wizard. O cenário é o ideal para que o destino cruze Evan – que troca de nome para August Rush – e seus pais.

https://www.youtube.com/watch?v=44nN72E5JDg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima