Home Escuta Aí 16 performances da Madonna que você precisa assistir pelo menos uma vez na vida
16 performances da Madonna que você precisa assistir pelo menos uma vez na vida
Escuta Aí
12 ago 2016 | Por Jornalismo Júnior

Material Girl, Maddy, Madge ou, simplesmente, Madonna. No dia 16 de agosto, a cantora comemora seus 58 anos. A artista iniciou sua carreira na década de 1980 e desde lá não parou mais. Com um estilo totalmente diferente e ousado para seu tempo, Madonna logo chamou a atenção da mídia e, em pouco tempo, tomou conta das rádios do mundo inteiro. Mas não apenas pela sua música, Madonna também ficou famosa pela suas performances, que surpreendiam pela qualidade da produção artística, com coreografias provocantes e sensuais, o que não era algo comum na época. Algumas de suas performances, de tão emblemáticas, acabaram entrando para a história da música, impressionando até mesmo quem não era fã de música pop.

Por isso, para celebrar a data, fizemos uma seleção com as apresentações da rainha do pop que achamos que todo mundo, seja fã ou não, deveria assistir pelo menos uma vez na vida!

tumblr_mq11qkRs0f1rl4v4wo1_500

1. Like a Virgin – VMA 1984

Vestida de noiva, Madonna cantou Like a Virgin na primeira edição do MTV Video Music Awards. Fazendo uma apresentação provocadora, ela simulou uma masturbação no palco, o que obviamente, causou um grande escândalo. A performance virou um clássico não só da história da cantora mas também da história da MTV.

2. Vogue – VMA 1990

giphy (12)

Mais uma vez na premiação da MTV, a artista surpreendeu fazendo uma performance da música Vogue, chamando atenção não só pela coreografia mas também pelo figurino inspirado em Marie Antoinette e pela moda do século XVIII.

3. Express Yourself – Blond Ambition Tour (1990)

Em 1989 foi lançado o álbum Like a Prayer, um dos melhores (se não o melhor) discos da carreira da artista e que deu origem a Blond Ambition Tour em 1990. O show começava com a performance do hit Express Yourself, com Madonna vestindo um corset desenhado pelo estilista Jean Paul Gaultier. O figurino se tornou uma das principais marcas da cantora.

https://www.youtube.com/watch?v=nebRhxG2dKk

4. Like a Virgin –  Blond Ambition Tour (1990)

Nessa apresentação, Madonna reinventou o sucesso Like a Virgin e, em cima de uma cama que surgia no meio do palco, fez a apresentação mais emblemática da canção em sua carreira.

https://www.youtube.com/watch?v=siowZ4V8xwo

5. Mer Girl / Sky Fits Heaven Drowend World Tour (2001)

Após ficar sete anos sem fazer uma turnê, em 2001, a rainha voltou aos palcos com a Drowend World Tour. O show trazia uma série de recursos tecnológicos até então nunca usados. Misturando as canções Mer Girl e Sky Fits Heaven, ambas do álbum Ray of Light de 1998, Madonna fez uma performance cheia de ação com figurinos inspirados na cultura japonesa.

6. Like a Virgin/Hollywood com Britney Spears e Christina Aguilera no VMA 2003

giphy4

Novamente causando no VMA, dessa vez, para comemorar os 20 anos do lançamento de Like a Virgin, a cantora chamou Britney Spears e Christina Aguilera para apresentarem a canção ao seu lado. Durante a performance, Madonna chocou o público dando um beijo em Britney e outro em Aguilera.

7. Vogue – Re-Invention Tour (2004)

giphy (4)

Esbanjando versatilidade e cercada por enormes telões Madonna abriu a Re-Invention Tour com uma versão moderna do sucesso Vogue.

https://www.youtube.com/watch?v=9kpG0Sn0N_o

8. American Life – Re-Invention Tour (2004)

Vestindo um figurino militar e exibindo imagens de destruição e violência nos telões, Madonna apresentou American Life. Mostrando seu lado mais politizado, a cantora fez da performance  uma crítica ao governo de George W. Busch e a Guerra no Iraque.

9. Future Lovers – Confessions Tour (2006)

tumblr_mxww831am71rd9dezo2_500

Um globo de discoteca gigante aterrissa no palco, de repente, ele se abre e advinha quem sai de dentro e começa a cantar? Assim começou a apresentação de Future Lovers, faixa de abertura do show. A versão ainda contou com partes de I Feel Love, sucesso de Donna Summer.

10. Live To Tell – Confessions Tour (2006)

No ápice do show, Madonna aparece crucificada numa gigantesca cruz de espelhos para cantar Live to Tell. Enquanto isso, nos telões é iniciada uma contagem que para no número 12.000.000, que representava a quantidade de crianças que tornariam-se órfãs na África até o ano de 2010 devido a AIDS.

11. Into The Groove – Sticky & Sweet Tour (2008)

tumblr_mi2qs4RGzk1rxml8no1_500

Quando completou 50 anos ela novamente surpreendeu só que, dessa vez, de um jeito diferente. Nada de looks extravagantes e coreografias mega elaboradas, a rainha do pop entrou no palco foi pulando corda mesmo.

12. Like a Prayer – Sticky & Sweet Tour (2008)

Madonna deu uma nova cara pra música, num estilo totalmente eletrônico e futurista, fazendo uma performance surpreendente.

13. Vogue – MDNA Tour (2012)

giphy (1)

Com música, coreografia e figurino totalmente reinventados, a cantora mais uma vez apresentou Vogue, em um dos momentos mais performáticos do show. O estilista Jean Paul Gautier fez uma nova versão do icônico corset usado por ela em 1990 na Blond Ambition Tour, especialmente para a nova turnê.

14. Lving For Love – BRIT Awards 2015



Nem sempre tudo sai como planejamos e não poderia ser diferente com a rainha do pop. Durante Living For Love, Madonna se desequilibrou após um dançarino tentar puxar sua capa e levou um tombo enorme. Porém, ela não desistiu e continuou a apresentação como se nada tivesse acontecido!

giphy (10)
15. Tributo ao cantor Prince – Billboard Music Awards 2016

Ao lado de Stevie Wonder, a cantora fez uma apresentação emocionante de “Nothing Compares To You”, música de Prince, falecido em abril. Madonna era apaixonada pelo trabalho do cantor.

16. Super Bowl 2012

Em 2012, meses antes de lançar seu novo álbum, Madonna se apresentou no intervalo do Super Bowl, a final do campeonato da NFL (National Football League), principal liga de futebol americano dos EUA. Em apenas doze minutos a cantora fez uma performance no estilo das suas turnês, um verdadeiro espetáculo multimídia, com coreografias e figurinos impecáveis. Além disso, o show teve participações de M.I.A, Cee Lo Green, Nicki Minaj e LMFAO. A apresentação bateu recorde de audiência, sendo a mais assistida da história do Super Bowl, o que lhe garantiu um lugar no Guinness Book.

Por Igor Soares
digorsoares@gmail.com

 

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*