Um hit de sucesso e nada mais. “One hit wonder” é o termo utilizado para nomear estes artistas que conseguiram emplacar aquela música… mas somente AQUELA música.
O Sala33 resolveu fazer um alfabeto musical, com bandas e cantores de A a Z que tiveram lá seus 3 ou 4 minutos. Infelizmente, muita gente ficou de fora, mas esse abecedário musical está muito bem representado, com histórias, referências e explicações para tentarmos entender o motivo do sucesso único e imediato.
Veja (Ouça) só!
4 Non Blondes – What’s Up
O sucesso dos anos 90’ voltou a estourar em 2015 com uma série muito popular do Netflix, Sense8, mas nada que conseguisse alavancar a banda.
Aqua – Barbie Girl
Primeiro lugar em mais de 15 países no ano de 1997, algumas regravações e nada mais.
Baha Men – Who let the dogs out
No ano de 2000, a banda original de Bahamas soltou os cachorros e alcançou grande sucesso com o single. Infelizmente os animais “fugiram” rapidamente com a fama e os rappers caíram no esquecimento
The Calling – Wherever You Will Go
Lançada em 2001, a canção conquistou o 5º lugar no Billboard Hot100 para a recém formada banda. Depois disso, foram muitas mudanças, entradas e saídas de membros mas nada que fizesse os garotos de Los Angeles voltarem às paradas.
Daniel Powter – Bad Day
Escrita em 2002 pelo cantor canadense, Bad Day foi gravada apenas no ano de 2005, ganhando discos de ouro e platina em 9 países diferentes. No ano de 2008, a música voltou a visitar o Hot100 da Billboard com a versão interpretada pelo filme infantil “Alvin e os Esquilos”.
Eiffel 65 – Blue
“I’m blue da ba dee da ba die”
Far East Movement – Like a G6
Como em um jato, a música que alcançou o primeiro lugar no Hot100 em 2010 e teve regravações com o rapper 50 cent, partiu, levando com ela o sucesso momentâneo do pessoal do Far East Movement.
Gotye – Somebody That I Used to Know (feat. Kimbra)
Um dos singles digitais mais vendidos de todos os tempos (7 milhões de cópias), primeiro lugar em 26 países, regravação na série Glee e sample da canção “Seville” de 1967 do cantor e compositor brasileiro de Bossa Nova, Luiz Bonfá — o único sucesso do belgo-australiano.
Hoobastank – The Reason
Indicada em 2005 para a categoria “Canção do ano” no 47º Grammy Awards, o único triunfo da banda americana alcançou a vice-colocação no Hot100 da Billboard e o primeiro lugar no México e na Itália.
Ini Kamoze – Here Comes the Hotstepper
O artista jamaicano alcançou o primeiro lugar no Hot100 da Billboard. Além disso, a canção foi a mais tocada em países como a Nova Zelândia e a Dinamarca, em dezembro de 1994. Junto com o fim do ano, chegou ao fim o sucesso de Ini Kamoze.
Junior Senior – Move Your Feet
Tema de diversos filmes e presente em muitos jogos de videogame como Dance Dance Revolution Extreme, Just Dance 2 (Wii) e SingStar (Playstation3), além do enorme sucesso, temos de dar destaque ao melhor clipe dessa lista de One Hit Wonders, feito completamente em 8-bit. É simplesmente genial!
Las Ketchup – The Ketchup Song (Asereje)
Não é uma música da Rouge
Luka – Tô nem aí
O Brasil não escapa de artistas com apenas um hit emplacado. Tema da Malhação em 2003, a canção chegou a ganhar o prêmio de Melhor Música do Ano, nos Melhores do Ano do programa Domingão do Faustão, depois Luka simplesmente sumiu…
Michael Sembello – Maniac
Tema do filme Flashdance, Maniac alcançou o primeiro lugar da Billboard nos anos 80’. Com o enorme sucesso do filme, a música é muito lembrada até hoje… Seu cantor não.
Natalie Imbruglia – Torn
Após o lançamento em 1995, pela banda Ednaswap, a música Torn foi regravada no ano seguinte pela norueguesa Trine Rein, mas apenas em 1997, na voz da italiana Natalie Imbruglia, ficou conhecida mundialmente, levando a artista à disputa do Grammy Awards e do VMA, produzido pela MTV, nas categorias “Melhor Performance Vocal Pop Feminina”, “Melhor Novo Artista” e “Melhor Canção”
OutKast – Hey Ya!
Com um clipe comparado à popular apresentação dos Beatles em 1964, os Outkast’s alcançaram o primeiro lugar nas paradas no ano de 2003, levando como lembrança de seu único sucesso o 46º Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Urbana/Alternativa do ano
Passenger – Let Her Go
Apesar de recente, a música lançada em 2012 deixou Passenger na primeira posição das paradas em 22 países e alcançou mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube. Desde lá, o artista “desapareceu”.
Quando nenhum artista com Q é um “One hit wonder”
Rick Astley – Never Gonna Give Up
O único sucesso da carreira de Rick Astley ultrapassou os limites musicais e se tornou um meme. Conhecido como Rickroll, o ato de reproduzir o videoclipe oficial da canção “Never Gonna Give Up” em momentos inusitados tornou-se uma brincadeira muito popular entre os americanos, até o Youtube, para comemorar o dia da mentira em 2008, redirecionava todos os vídeos de sua página principal para o clipe de Rick Astley.
Spin Doctors – Two Princes
O único sucesso da banda Nova Iorquina, lançado no ano de 1993, divide opiniões. Apesar de ser topo nas paradas americanas, canadenses e inglesas nos anos 90, “Two Princes” foi classificada pela revista musical Blender, como a 21ª pior música da história.
Toni Basil – Mickey
https://youtu.be/i6Qoi-b5NWI
Grande sucesso, a música, primeiramente nomeada como “Kitty”, alcançou o topo das paradas em 1982. Além disso, é a 5ª colocada na lista do VH1 de “Maiores One hit Wonders de todos os tempos”. (Hey Mickey!)
The Underdog Project – Summer Jam
O grupo de dança alemão, usando as bases da música “Fiesta”, lançada no final dos anos 90’, alcançou seu sucesso em 2000, com uma gravação que alcançou o topo das paradas em toda a Europa, pela primeira vez, sendo ocupada por uma música classificada como “eletrônica”
Vanessa Carlton – A Thousand Miles
O hit da cantora norte-americana alcançou o topo das paradas americanas em 2002, ano em que foi lançado. Em 2004, ressurgiu com tudo e ficou conhecido mundialmente, muito por conta da lendária cena no filme “As branquelas”, onde é interpretada pelo ator Terry Crews .
The White Stripes – Seven Nation Army
A popular música que todos conhecem mas ninguém sabe o nome (ô ô ô ô ô ô ô ?)
Xiiiiii… (Nenhum artista com X emplacou uma música e depois sumiu. Vamos usar a posição para um menção honrosa ao Los del Rio, com o enorme sucesso de todas as festas: Macarena!)
Los del Rio – Macarena
https://www.youtube.com/watch?v=MXVx6yJQbn8
Ylvis – The Fox (What does the fox says?)
Os irmãos noruegueses, Vegard e Bård Ylvisåker, eram conhecidos na internet por conta programas de rádio, televisão e shows de comédia. Em setembro de 2013 resolveram lançar um clipe viral, que em poucos meses subiu aos topos das paradas em todo mundo. A brincadeira de maior sucesso dos irmãos e seu único hit.
Ziggy Marley and The Melody Makers – Tomorrow People
Para finalizar, a música que hoje dá nome a uma popular série norte-americana, ganhou o Grammy Awards no ano de 1989, na categoria de melhor Reggae. Infelizmente, o sétimo filho do cantor Bob Marley conseguiu emplacar apenas um hit de sucesso, segundo a lista do VH1, o 85º One Hit Wonder mais popular de todos os anos 80’.
Por Rafael Castino
rafacastino12@gmail.com