Home Eu Fui BGS 2017: Estandes Principais
BGS 2017: Estandes Principais
Eu Fui
12 out 2017 | Por Jornalismo Júnior

Na quarta-feira, 11 de outubro, começou a Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina, comemorando a realização de sua 10ª edição.

A feira, assim como nos outros anos, conta com a presença de diversos expositores de empresas de destaque na área de jogos, produtores independentes, lojas de eletrônicos, patrocinadores de comida e diversos campeonatos que ocorrem durante os cinco dias de evento. Os expositores trazem novidades de forma interativa, de modo que os visitantes possam testar todos os jogos e novidades do mundo dos games em primeira mão e sentir o gostinho do que os próximos lançamentos guardam.

O Sala 33 estará em todos os dias de BGS para trazer as notícias fresquinhas de lá para vocês!

PlayStation – o futuro é da realidade virtual

A atração principal da feira certamente é o estande da PlayStation. Ocupando um espaço de notoriedade, a empresa trouxe os jogos mais queridos e concorridos que os gamers querem testar. Os destaques do PS para essa BGS são: Call of Duty World War II, Gran Turismo Sport e Fifa 2018.

Call of Duty é um novo capítulo da série do jogo de tiro que se monta no cenário da Segunda Guerra Mundial, começando nas praias da Normandia – no dia D – e reproduzindo o caminho feito pelos exércitos até a Alemanha. O que muda no jogo do ano passado é a ausência de um sistema de recuperação de vida, então o jogador (representado pelo protagonista, um soldado) deve buscar ajuda de médicos e a cooperação de seus companheiros para providenciar pacotes de vida e de munição.

Call Of Duty WWII quebra com a tendência da série de inventar loucuras com o futuro. A série agora olha para o passado e os recursos do jogo são todos de época, muito por conta da temática do jogo. Os killstreaks, recompensas dentro do jogo após atingir uma certa pontuação,  inovam por serem mais simples (como coquetel Molotov, por exemplo), dando um toque mais realista ao game. O arcade de tiro mais famoso do mundo não possui os mesmos traços dos anos mais recentes da franquia, mas continua tão divertido quanto. O jogo será oficialmente lançado dia 3 de novembro para PS4, XBox e Pc, mas as pré-vendas já estão disponíveis em lojas.

Gran Turismo Sport vem na data comemorativa dos 20 anos da série de jogos Gran Turismo trazendo uma realidade mágica para os jogos de corrida. Disponível no simulador de carro para teste no estande, a experiência de imersão que o jogo traz é uma das suas características principais, tendo um som muito fiel ao dos carros reais, gráficos impecáveis na representação das pistas e dos cenários, além do simulador permitir a sensação real de se estar dirigindo um carro em alta velocidade, com a força do volante e as trocas de marcha.O jogo tem data de lançamento marcada para 17 de outubro e já está agradando muitos fãs em sua versão beta.

Fifa 18 foi o jogo que trouxe a sensação de “mais do mesmo”. Com poucas mudanças aparentes, o tradicional game de futebol focou sua mudança em modo de jogar, tirando algumas funções – como a defesa – do modo automático e passando a exigir mais do player no modo manual. Tirando isso, apenas uma ligeira melhora nos gráficos e a mudança nos jogadores, que é o que justifica a atualização ano a ano.

A PlayStation ainda reservou um grande espaço de seu estande para os seus lançamentos em jogos de realidade virtual, que pelos trailers exibidos nos telões parecem ser revolucionários no que toca a imaginação de quem joga. Com apenas alguns videogames disponíveis para testar, a atração reservava grandes filas e requisitava um app que para quem se dispunha a tentar esse novo modo de interação que está em constante ascensão no mundo dos games.

Espaço da PlayStation reservado para testes com realidade virtual

Xbox – a concorrência logo ao lado

Exatamente ao lado do estande da PlayStation, o Xbox faz barulho com seus lançamentos e também a evolução dos clássicos que estão emplacados no mundo nerd. De um jeito bagunçado em meio a computadores, palco e um carro, o visitante podia testar as novidades que a empresa de entretenimento propôs para esse ano. Os destaques ficam para os jogos Forza, Dragon Ball FighterZ e Injustice 2

Forza Motorsport 7 vem como mais um concorrente na área de simulador de corrida e não fica muito atrás da novidade da PlayStation. Com gráficos igualmente reais, a sua falha mais gritante é uma dirigibilidade difícil e um pouco distante do que realmente é dirigir um carro. O jogo talvez tenha perdido um pouco a mágica por ter sido exposto no controle e sem o simulador de carro, mais próximo da experiência que o comprador terá em casa.

Segundo seus produtores, a 7ª edição do jogo foi inteiramente pensada para ser inclusiva e acessível a todas as pessoas com a criação de modo para crianças, idosos, deficientes físicos e até uma adaptação de cores para daltônicos. Seu lançamento foi feito no dia 3 de outubro e tem concentrado esforços grandes de divulgação por parte da Xbox.

Dragon Ball FighterZ

O novo jogo do universo de Goku estava presente na feira. Os produtores disponibilizaram uma demo para os visitantes, que podiam jogar com um número bem limitado de personagens de Dragon Ball Z.  O jogo estava presente apenas no estande da Xbox, mas será lançado para PlayStation 4 também. Apesar de poucas possibilidades de jogo, ainda é possível se divertir com a versão da feira, que possui personagens como Goku e Vegeta Super Sayajin, Majin Boo, Freeza, Cell, entre outros.

Os gráficos dialogam muito com o anime, entretanto, dão mais profundidade aos lutadores e ao cenário. Apesar de ser um simples jogo de luta ao melhor estilo Street Fighter, Dragon Ball FighterZ se mostra como uma das principais atrações oferecidas pelo estande da Xbox devido a sua jogabilidade e aos golpes dos personagens que vão fazer os apaixonados por Goku muito felizes.

Dragon Ball FighterZ tem lançamento previsto para fevereiro de 2018.

Injustice 2

A nova saga que traz o embate dos personagens da DC Comics também marca presença na feira. O jogo conta agora com personagens novos e uma jogabilidade diferente. A novidade se dá principalmente pelo “Sistema Gear”, que oferece aprimoramentos aos personagens com peças de roupas e equipamentos específicos.

Além disso, o jogo traz a fórmula do primeiro por completo. As interações dos personagens antes das lutas e a influência do cenário no combate ainda fazem parte do jogo. O mais importante é a permanência dos golpes especiais criativos que tornaram-no famoso. Em poucos minutos jogando, percebe-se a marca dos jogos de Ed Boon, que inclusive estará presente na BGS nos próximos dias.

Além dos grandes

Just Dance com certeza conquistou o público mais animado para BGS e os fãs tinham decorado as coreografias no primeiro dia de evento

Além dos dois gigantes do mundo virtual, outros estandes em destaque foram:

A Ubisoft colocando em foco Just Dance 2018, que traz novas músicas e coreografias e estava levando vários dançarinos à loucura na BGS. Já a HyperX, empresa focada em produtos de alto desempenho na área de tecnologia, principalmente de jogos, disponibilizou toda a sua linha de equipamentos para testes com diversos jogos em seu espaço exclusivo. Por fim, o site de streaming que transmite jogos e competições ao vivo, Twitch, teve um espaço de destaque com mezanino e espaço de convivência, contando com a presença de vários streamers e grande figuras do mundo dos games.

Por Giovana Christ e Pedro Gabriel
giovanachrist@usp.br | peedrog98@usp.br

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*