Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tóquio 2020 | Noruega vence o Brasil na estreia do Handebol Masculino

A equipe brasileira fez uma boa partida, mas foi superada no final do jogo.

O time masculino de Handebol do Brasil estreou nos Jogos Olímpicos com derrota para a Noruega. O placar final foi de 27 a 24 para o time europeu, que é um dos favoritos na modalidade. Apesar do bom desempenho, o Brasil pecou no excesso de faltas e nos lances desperdiçados. 

O Brasil começou o jogo bem, atacando mais que a Noruega. O time chegou a abrir quatro gols de vantagem no início do primeiro tempo. Mas a quantidade de exclusões por dois minutos foi um fator que prejudicou o andamento do time. Em 18 minutos de jogo, o Brasil teve três exclusões, ficando com um jogador a menos em quadra por dois minutos em cada uma delas.

Ao final do primeiro tempo, a Noruega começou a trabalhar melhor os ataques, ao passo que a defesa do Brasil estava mais exposta pela falta quase frequente de um jogador. Com isso, os noruegueses  encostaram no placar.  O primeiro tempo acabou 13 a 12, ainda com vantagem para o Brasil.

Já no segundo tempo, a equipe norueguesa, vice-campeã nos últimos dois mundiais de Handebol, entrou mais ofensiva e logo virou o placar. Nessa etapa, com mais dificuldade para atacar, o Brasil fez apenas um gol nos primeiros sete minutos. E novamente as exclusões por dois minutos, sete no total do jogo, prejudicaram o time. As duas últimas, que ocorreram por volta dos 26 e 28 minutos do segundo tempo, coincidiram por alguns segundos e, em um dado momento, o Brasil teve dois jogadores a menos em quadra. 

Com mudanças de estratégias, a seleção da Noruega dominou o segundo tempo. Em dois momentos do jogo eles trocaram o goleiro por um jogador a mais na linha para aumentar a defesa com sete jogadores. O Brasil não conseguiu  alcançar o placar e o jogo terminou com três gols de vantagem para a Noruega. 

A equipe do Brasil errou todos os tiros de sete metros – três no total – e a Noruega acertou dois de três. A eficiência dos dois goleiros foi semelhante, na casa dos 30% para ambos. Uma curiosidade é que o goleiro do Brasil, Ferrugem, marcou dois gols em um arremesso direto no momento em que a Noruega estava sem seu goleiro. Com certeza se o ginásio estivesse cheio a torcida teria ido à loucura. 

O maior pontuador do Brasil foi o jogador Haniel Langaro, lateral esquerdo, com 5 gols marcados. O atleta atualmente é jogador do Barcelona, e possui uma característica de ataque mais longos, os gols de 9 metros

O próximo desafio do Brasil será domingo às 21:00, no horário de Brasília, contra a França, que dentro do grupo do Brasil é a principal favorita ao pódio. A seleção francesa protagonizou as últimas três finais dos Jogos Olímpicos e foi campeã em 2008 e 2012. É também seis vezes campeã mundial e tricampeã europeia. 

Ainda na fase classificatória, o Brasil enfrentará Espanha, Alemanha e Argentina pelo grupo A. As seleções europeias possuem grande tradição no Handebol, mas pelo jogo acirrado contra a Noruega, o Brasil mostrou que está preparado e vai brigar por medalhas. 

No grupo B as equipes são Dinamarca – atual campeã olímpica –, Japão, Portugal, Egito, Suécia e Bahrein. Uma chave considerada um pouco mais fraca que a primeira. Quatro times passarão de cada grupo para disputar as quartas de final.

As disputas estão ocorrendo no ginásio Yoyogi National Gymnasium, local que foi construído na década de 60 para receber as Olimpíadas de 1964, a primeira que o Japão sediou. Se os jogos estivessem recebendo público, a capacidade da arena seria de 13 mil pessoas.

A equipe feminina do Brasil também estreia hoje em Tóquio contra a Rússia, as atuais campeãs Olímpicas. O jogo será às 23h do horário de Brasília.

 

*Foto de capa: Reprodução/Confederação Brasileira de Handebol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima