Home Lançamentos O retorno de It e das “Coisas” não resolvidas
O retorno de It e das “Coisas” não resolvidas
CINÉFILOS
05 set 2019 | Por Adriana Teixeira (adrianateixeira@usp.br)

It: Capítulo Dois (It Chapter Two, 2019), é um dos filmes mais aguardados do ano. A sequência de It: A Coisa (It, 2017) retoma o terror na pacata cidade de Derry. No passado, o que os adultos não foram capazes de descobrir, o grupo de amigos de Billy (Jaeden Lieberher) foi: Pennywise (Bill Skarsgård), um palhaço, é o culpado pelos crimes aterrorizantes na cidade. 27 anos depois, os amigos se tornam adultos e Pennywise acorda de sua hibernação, voltando a assombrar Derry  em It: Capítulo Dois.

[Imagem: Warner Bros.]

 Já adulto, o grupo de amigos perdeu contato e cada um traça caminhos muito diferentes. Eles só têm em comum a cicatriz na mão, fruto de uma promessa de infância: “Se um dia Ele voltar, nós também voltaremos”. O único que permaneceu em Derry, cidade em que cresceram, é Mike (Isaiah Mustafa). Após 27 anos — como previsto por Ben (Jay Ryan) no primeiro filme — diversos assassinatos brutais assolam Derry novamente. Mike logo percebe que é a volta de Pennywise e vai em busca de todos do grupo para cumprir a promessa que fizeram anos antes: derrotar o palhaço. Mas, para isso, precisam lembrar do passado, revivendo diversas memórias esquecidas.

Comumente o primeiro filme de sequências é o melhor e a qualidade decai nos próximos. Nesse caso o contrário acontece. It – Capítulo Dois supera It: A coisa em diversos fatores: a narrativa é mais consistente e intrigante, a parte humorística é mais bem estruturada e os atores do mainstream de hollywood também ajudam.

O segundo filme é cheio de referências do primeiro e além de cenas já conhecidas, o longa traz momentos inéditos de quando eram crianças. Voltar ao passado, no caso dessa sequência como tanto se fez, foi uma ótima ideia, pois o roteiro se baseia na relação passado-presente. Os amigos precisavam lembrar do que aconteceu na infância e reviver todos esses momentos para ganharem força e assim matar Pennywise. É recomendável assistir It: A coisa antes de ir ao cinema, mas há explicação de todos os ganchos para que os desavisados entendam também.

A parte mais desconexa com o que a franquia It propõe aos espectadores é a adição de um fator místico, indígena e ancião. Parece um mix de Indiana Jones com A Múmia e todo o contexto de circo que espera-se ser abordado em um filme sobre palhaço foi ofuscado. 

O gancho humorístico principal, assim como no primeiro filme, vem com Richie (Bill Hader), que adulto é um comediante de Stand Up Comedy e traz uma certa leveza e descontração. Mas, não só com ele que rimos durante o longa. Há diversos momentos que mesmo com o fator terror, os trejeitos e personalidade das personagens trazem um tom engraçado.

[Imagem: Warner Bros.]

It: Capítulo Dois tem maior duração que o primeiro, somando quase três horas, mas em momento algum a narrativa se perde e o espectador fica preso às telonas até o último instante. Há tanto humor quanto terror para todos os gostos, pois os medos de cada um dos amigos do grupo são explorados. e tornando-se um filme muito divertido e garantindo vários sustos. 

O longa tem estreia prevista para o dia 5 de setembro no Brasil. Confira o trailer:

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*