Home Especiais Tóquio 2020 | Brasil conquista a prata no Street masculino e abre a contagem de medalhas
Tóquio 2020 | Brasil conquista a prata no Street masculino e abre a contagem de medalhas

Kelvin Hoefler conquista medalha de prata inédita e faz história nos Jogos Olímpicos

ARQUIBANCADA
25 jul 2021 | Por Fernando Cardoso (fernando.cardoso3801@usp.br)

Pintou a primeira medalha do Brasil na Olimpíada de Tóquio. E ela foi histórica! Na madrugada deste domingo (25), o skate fez a sua estreia como esporte olímpico com a disputa do Street masculino. Direto da Ariake Urban Sports Park, o brasileiro Kelvin Hoefler conquistou a medalha de prata, compôs o primeiro pódio da história da modalidade e oficialmente abriu a contagem do país nos Jogos.

A prova contou com vinte participantes de início. Após uma fase de eliminatórias, oito atletas garantiram uma vaga para a final a ser disputada no mesmo dia. No processo, os também brasileiros Felipe Gustavo e Giovanni Vianna foram eliminados. Hoefler, por outro lado, conseguiu a quarta melhor marca entre todos os competidores e se classificou para a grande decisão.

Apesar de ocupar o quarto lugar no ranking mundial do Street, Hoefler chegou a Tóquio sob a sombra de outros skatistas considerados mais favoritos. O americano Nyjah Huston, o grande nome da modalidade na última década, e o japonês Yuto Horigome carregavam o favoritismo devido a dominância de ambos em torneios recentes.

Na final, assim como nas eliminatórias, os competidores deveriam realizar sete apresentações para os juízes avaliarem, sendo duas voltas de 45 segundos pelo circuito e cinco manobras isoladas. Logo no início, o brasileiro se colocou na disputa pelo ouro ao receber ótimas notas por suas voltas. Huston e seu compatriota, Jagger Eaton, também tiveram boas performances nesta primeira etapa e se colocaram na cola de Hoefler.

Na fase das manobras, no entanto, Horigome roubou a cena. Das cinco manobras que realizou, conquistou notas acima de nove em quatro delas,  o que levou-o à liderança. O brasileiro e os americanos tiveram dificuldades em completar o restante de suas apresentações. Em sua última oportunidade, um incrível 9.34 deixou Hoefler com o 2º lugar, enquanto Eaton ficou com o bronze. Huston terminou apenas em 7º.

Kelvin Hoefler na pista de Skate com a palavra TOKYO grafada

Kelvin Hoefler na disputa do Street Masculino [Imagem: Reprodução/Twitter Time Brasil]

Com a medalha de prata olímpica, o brasileiro soma mais uma conquista ao seu rico currículo, que inclui medalhas de ouro no X-Games, um vice-campeonato mundial e diversos pódios em etapas da Street League. Do lado japonês, Horigome consolidou seu ótimo 2021, que havia iniciado com o título mundial em Roma. Eaton, de apenas 20 anos, registra seu nome no futuro do Street com o bronze.

O Skate segue sendo uma das principais esperanças de medalha para o Brasil. O país é o único a contar com pelo menos três atletas em cada uma das provas da modalidade e vem dominando outras competições do novo esporte olímpico. O Street feminino ocorre entre a noite do dia 25 e a madrugada do dia 26, enquanto o Park masculino e feminino acontecem entre os dias 4 e 5 de agosto. 

 

Imagem de capa: Reprodução/Twitter Time Brasil

 

Arquibancada
O Arquibancada é a editoria de esportes da Jornalismo Júnior desde 2015, quando foi criado. Desde então, muito esporte e curiosidades rolam soltos pelo site, sempre duas vezes na semana. Aqui, o melhor de todas as modalidades, de todos os pontos de vista.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*