Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tóquio 2020 | Brasil conquista a prata no Street masculino e abre a contagem de medalhas

Kelvin Hoefler conquista medalha de prata inédita e faz história nos Jogos Olímpicos

Pintou a primeira medalha do Brasil na Olimpíada de Tóquio. E ela foi histórica! Na madrugada deste domingo (25), o skate fez a sua estreia como esporte olímpico com a disputa do Street masculino. Direto da Ariake Urban Sports Park, o brasileiro Kelvin Hoefler conquistou a medalha de prata, compôs o primeiro pódio da história da modalidade e oficialmente abriu a contagem do país nos Jogos.

A prova contou com vinte participantes de início. Após uma fase de eliminatórias, oito atletas garantiram uma vaga para a final a ser disputada no mesmo dia. No processo, os também brasileiros Felipe Gustavo e Giovanni Vianna foram eliminados. Hoefler, por outro lado, conseguiu a quarta melhor marca entre todos os competidores e se classificou para a grande decisão.

Apesar de ocupar o quarto lugar no ranking mundial do Street, Hoefler chegou a Tóquio sob a sombra de outros skatistas considerados mais favoritos. O americano Nyjah Huston, o grande nome da modalidade na última década, e o japonês Yuto Horigome carregavam o favoritismo devido a dominância de ambos em torneios recentes.

Na final, assim como nas eliminatórias, os competidores deveriam realizar sete apresentações para os juízes avaliarem, sendo duas voltas de 45 segundos pelo circuito e cinco manobras isoladas. Logo no início, o brasileiro se colocou na disputa pelo ouro ao receber ótimas notas por suas voltas. Huston e seu compatriota, Jagger Eaton, também tiveram boas performances nesta primeira etapa e se colocaram na cola de Hoefler.

Na fase das manobras, no entanto, Horigome roubou a cena. Das cinco manobras que realizou, conquistou notas acima de nove em quatro delas,  o que levou-o à liderança. O brasileiro e os americanos tiveram dificuldades em completar o restante de suas apresentações. Em sua última oportunidade, um incrível 9.34 deixou Hoefler com o 2º lugar, enquanto Eaton ficou com o bronze. Huston terminou apenas em 7º.

Kelvin Hoefler na pista de Skate com a palavra TOKYO grafada
Kelvin Hoefler na disputa do Street Masculino [Imagem: Reprodução/Twitter Time Brasil]
Com a medalha de prata olímpica, o brasileiro soma mais uma conquista ao seu rico currículo, que inclui medalhas de ouro no X-Games, um vice-campeonato mundial e diversos pódios em etapas da Street League. Do lado japonês, Horigome consolidou seu ótimo 2021, que havia iniciado com o título mundial em Roma. Eaton, de apenas 20 anos, registra seu nome no futuro do Street com o bronze.

O Skate segue sendo uma das principais esperanças de medalha para o Brasil. O país é o único a contar com pelo menos três atletas em cada uma das provas da modalidade e vem dominando outras competições do novo esporte olímpico. O Street feminino ocorre entre a noite do dia 25 e a madrugada do dia 26, enquanto o Park masculino e feminino acontecem entre os dias 4 e 5 de agosto. 

 

Imagem de capa: Reprodução/Twitter Time Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima