Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

8ª Semana de Fotojornalismo – 5º dia

O último dia da 8ª Semana de Fotojornalismo contou com a palestra de 3 fotógrafos: Rafael Calsinski, Pablo Vaz e Flavio Samelo. O primeiro palestrante, Rafael, é especializado em fotografias de surfe. Ele contou um pouco sobre a história de algumas fotografias mais famosas, incluindo algumas capas de revistas como Hard Core, Surfos, The Surfer’s …

8ª Semana de Fotojornalismo – 5º dia Leia mais »

O último dia da 8ª Semana de Fotojornalismo contou com a palestra de 3 fotógrafos: Rafael Calsinski, Pablo Vaz e Flavio Samelo. O primeiro palestrante, Rafael, é especializado em fotografias de surfe. Ele contou um pouco sobre a história de algumas fotografias mais famosas, incluindo algumas capas de revistas como Hard Core, Surfos, The Surfer’s Journal e Fluir. Entre as histórias contadas, um fato interessante foi Rafael contar que conhecer bem o surfista de quem se está tirando a foto faz a diferença. Principalmente no mar, onde a visão pode ser bloqueada pela água. Além disso, ele mostrou como o ângulo faz a diferença: suas fotos possuem variações de posições, que ele procura explorar para ter resultados melhores.Os lugares onde Rafael fotografou incluem Maresias, Guarujá, Fernando de Noronha e claro, o Havaí.

Em seguida, foi a vez de Pablo Vaz contar sobre seu trabalho. Ele é especializado em fotos de skatistas, mas há 5 anos começou a fotografar outros esportes como o surfe e stock car. Ele contou durante a palestra que, curiosamente, só foi contratado para cobrir uma competição de stock car porque não era especializado na área, podendo assim dar um olhar diferente do convencional. A foto que tornou Pablo mais conhecido e respeitado é de uma competição automobilística: ele amarrou improvisadamente sua câmera na caminhonete dos fotógrafos que tinham permissão para cobrir o evento. Como ele não tinha, ficou disparando o controle da câmera para conseguir algumas fotos: e conseguiu uma das mais importantes de sua carreira.
Pablo contou também que como é especializado em skatistas, consegue prever os seus movimentos pela posição dos pés. O surfe, no entanto, ele disse que acha mais difícil, já que não possui tanto tempo de prática na área. Ele contou também que quando começou a fotografar surfistas, seguiu o palestrante anterior, Rafael Calsinski no Instagram. E só ontem descobriu que era o mesmo Rafael convidado para palestrar no mesmo dia que ele.

O último palestrante, Flavio Samelo também é especializado em skatistas, mas fotografa outras coisas também como moda e publicidade. Ele disse acreditar que 90% da fotografia é sorte e que por mais que existam equipamentos sofisticados, a sensibilidade é essencial na hora do clique. Flavio prefere tirar fotos sem flash, para que ela fique mais real. Outra preocupação do fotógrafo é a sombra: ele disse que é só a partir dela que se pode “localizar” a foto, perceber o que está acontecendo. Por isso a sua preocupação na hora do enquadramento é a sombra e não o objeto em si.

Aclamadíssimos, os palestrantes fecharam a 8ª Semana de Fotojornalismo com chave de ouro. Ano que vem tem mais!

Texto por Ana Luísa Fernandes
ana08m@gmail.com

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima