Home Na Estante Mais Que Amigos: mais que um clássico de comédia romântica
Mais Que Amigos: mais que um clássico de comédia romântica
Na Estante
12 set 2018 | Por Jornalismo Júnior

Foto: Mariana Arrudas / Jornalismo Júnior

O best-seller Mais Que Amigos, escrito por Lauren Layne, traz uma trama literária totalmente mergulhada na categoria comédia romântica. A história é previsível e o final do livro já está explícito no nome. No entanto, mesmo já esperando o desfecho, o conteúdo do livro é carregado de surpresas e cenas divertidas.

A história traz à tona dois jovens adultos que são melhores amigos e tentam quebrar o paradigma de que homens e mulheres só podem ser um casal. Ben e Parker fizeram faculdade juntos e agora estão morando no mesmo apartamento. Parker, uma mulher estudiosa, dedicada e linda namora há muitos anos com Lance. Ben, um verdadeiro “garanhão”, charmoso e extrovertido, curte sua vida de solteiro, no esquema “uma noite e nada mais”. Mas, uma reviravolta na vida amorosa de Parker balança o sentimento platônico que pondera no apartamento em Portland.

O livro está longe de ser maçante, sua história é leve e a escrita de Lauren pode ser considerada detalhista, tanto ao descrever um cenário ou uma personagem, quanto ao descrever a dinâmica das cenas que ela criou. Ben e Parker são personagens envolventes. Um detalhe que deixa o leitor mais próximo do enredo é que os capítulos são escritos na primeira pessoa e são alternados entre os protagonistas.

Além de proporcionar ao leitor a visão de Ben e a visão de Parker de toda essa história, a riqueza em detalhes coloca a imaginação para funcionar e permite que todas as personagens sejam imaginadas e projetadas na mente do leitor. É possível sentir pelo o que as personagens estão passando e até imaginar seu sentimento.

Outro ponto forte do livro é que a linha do tempo da história é bem definida. No começo da história percebe-se que tudo ocorre dia após dia, e quando existem saltos maiores no tempo fictício, sempre é indicado quantas semanas, meses ou anos se passaram.

Em suma, Mais Que Amigos é claramente uma comédia romântica, semelhante a filmes como Amizade Colorida e A proposta. Suas personagens são alegres e humanas, a história não é fantasiosa e tenta se aproximar ao máximo da realidade. É um livro para os fãs de um clichê romântico, cheio de altos e baixos mas com um final clássico de felizes para sempre.

Por Mariana Arrudas
maarrudas@usp.br

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*