Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Muito além das caixas

Os clubes de assinatura vão dominar o mercado brasileiro. E os números só confirmam esta tendência. De acordo com uma matéria publicada no site Starupi em maio deste ano, o número de assinantes deste tipo de serviço já alcança a marca de 400 mil, e a expectativa torna-se ainda maior se levado em consideração que …

Muito além das caixas Leia mais »

Os clubes de assinatura vão dominar o mercado brasileiro. E os números só confirmam esta tendência. De acordo com uma matéria publicada no site Starupi em maio deste ano, o número de assinantes deste tipo de serviço já alcança a marca de 400 mil, e a expectativa torna-se ainda maior se levado em consideração que em países como os Estados Unidos o mercado de assinatura de caixas já tem cinco vezes mais assinantes do que aqui.

A variedade de produtos oferecidos é infinita e vai desde seleções de esmaltes importados até caixas com alimentos veganos. No entanto, esta variedade que tanto atrai o cliente torna-se também um grande desafio para quem pretende inserir-se no ramo – tornar-se um diferencial em meio a tantas opções é uma tarefa difícil. Para muitos empresários, a saída para este impasse foi diferenciar-se não apenas no produto, mas também na forma como ele é oferecido. Isadora Caporali, CEO da Sublime Rituais, afirma que após uma pesquisa de mercado se deram conta de que o cliente buscava não só um produto, mas uma experiência. Assim decidiram proporcionar a eles mais do que cosméticos: um ritual de beleza. Outras empresas tem seguido também este caminho, como a Veggie Box. Além dos produtos cruelty free, sejam eles alimentos ou cosméticos, a empresa disponibiliza também um conteúdo online de tutoriais, curiosidades e receitas relacionadas a eles.

Além disso, Isadora Caporali também ressalta a importância da curadoria neste ramo. De acordo com ela, esta é uma das chaves do sucesso dos clubes de assinatura, uma vez que envolve o carinho em escolher produtos bacanas e apresentar novas possibilidades para os clientes. Esta também é uma das estratégias da Tag Experiências Literárias. A empresa é atualmente uma das maiores em assinatura de livros e se diferencia das outras justamente por uma especial curadoria feita por nomes experientes e consagrados na área, oferecendo ao leitor a possibilidade de fugir de sua zona de conforto literária e aventurar-se pelos mais diferentes gêneros.

Eis ai mais uma particularidade dos serviços de assinatura de caixas: o fator surpresa, o grande resposável pelo frio na barriga e pela ansiedade em receber a visita do carteiro. O fato de o leitor não saber o que o aguarda dentro da caixinha pode ser encarado tanto como uma vantagem como também uma desvantagem. Afinal, é impossível agradar a todos os clientes ao mesmo tempo. Neste ponto, o empresário da área de assinatura enfrenta mais um desafio que não é tão presente no e-commerce tradicional que oferece produtos avulsos. É importante manter um estreito laço de fidelidade com o cliente para que ele mantenha a assinatura ainda que não tenha gostado tanto do produto recebido naquele mês. É estabelecida uma via de mão dupla e cumplicidade entre empresa e assinante.

Caixas da empresa TAG Experiências Literárias. Imagem: TAG

Gustavo Lembert, da Tag Experiências Literárias, relatou ao Sala33 a importância deste diálogo com os clientes, ainda mais tratando-se de empresas que, como a Tag, que atendem em todo território nacional. Segundo ele, os clientes comunicam-se não apenas com a empresa, mas também entre eles, por meio de redes sociais como o facebook e whatsapp. Gustavo diz que alguns assinantes já chegaram inclusive a marcar encontros presenciais para conversar e debater sobre os livros recebidos. A sensação de pertencimento a algo maior vivenciado pelos clientes, de acordo com ele, é um fator muito positivo deste diálogo.

Quanto às desvantagens do negócio de assinaturas, a maior responsável parece ser um problema que afeta o e-commerce de forma geral: a logística. Ao mesmo tempo que a internet permite conectar-se e ganhar clientes em todo território nacional, os empresários do ramo lamentam por não ter um contato mais próximo com os clientes. Esta conversa olho a olho é o que faz falta, de acordo com Gustavo.

“A maior vantagem é que você pode estar em todos os lugares e a maior desvantagem é que você estará em todos os lugares – e ao mesmo tempo em nenhum”, ressalta Isadora a respeito. No entanto, ela reconhece que os benefícios da internet muitas vezes superam esta dificuldade “Uma vez uma mulher deu uma assinatura de presente para a sua mãe, que morava no interior do Pernambuco e que nunca havia ouvido falar em cosméticos naturais. Nunca vou me esquecer da satisfação em enviar os produtos para essa mãe”.  Para Samyra, da Veggie Box, a logistica não precisa ser encarada como desvantagem, mas sim como algo desafiador.

O que a Veggie Box, a Tag Experiências Literárias, a Sublime Rituais e sem dúvidas centenas de outros clubes de assinatura têm em comum é que são empresas de sonhos. Nasceram dos sonhos de pessoas que compartilhavam dos mesmos ideais e crenças e que acreditavam existir muitos outros como eles. Assim, a melhor maneira que encontraram de compartilhar estes sonhos foi embalá-los carinhosamente em caixas e enviá-los para todo o Brasil.

Por Taís Ilhéu
taisilheusouza@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima