Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Animais esportistas nas telonas

por Leticia Fuentes lepagliarini11@gmail.com Quem não adora assistir filmes com animais? Seja uma animação, seja uma produção com atores reais, esses bichinhos sabem como prender nossa atenção, nos divertir e até nos emocionar. Como se esquecer de Marley, o labrador que deixou o público aos prantos na comédia Marley & Eu (Marley & Me, 2008)? …

Animais esportistas nas telonas Leia mais »

por Leticia Fuentes
lepagliarini11@gmail.com

Quem não adora assistir filmes com animais? Seja uma animação, seja uma produção com atores reais, esses bichinhos sabem como prender nossa atenção, nos divertir e até nos emocionar. Como se esquecer de Marley, o labrador que deixou o público aos prantos na comédia Marley & Eu (Marley & Me, 2008)? Ou do simpático trio de esquilos cantantes em Alvin e os Esquilos (Alvin and the Chipmunks, 2007)? Não importa se é comédia, drama ou ação: os animais fazem sucesso em qualquer papel.

Bud, o cachorro atleta

Mas quando o assunto é esporte, o bicho pega de verdade. De corredores a lutadores, eles são feras em todas as modalidades. Bud, o travesso cãozinho que fez o maior sucesso nas décadas de 1990 e 2000, que o diga. O golden retriever é o protagonista de uma série de filmes produzidos pela Walt Disney, e em cada um deles pratica um esporte diferente. Em Bud – O Cão Amigo (Air Bud, 1997), o primeiro filme da sequência, o jovem estudante Josh Framm (Kevin Zegers) encontra Bud em uma abandonada quadra de basquete que costumava usar para treinar cestas e decide adotá-lo como mascote. Apesar da hesitação inicial da família Framm, Bud logo conquista o coração de todos e é aceito.

Todas as tardes, Josh e seu colega voltam à antiga quadra para praticar. Com o tempo, o menino percebe que seu novo companheiro é craque no basquete, e os dois começam a fazer muito sucesso no time da escola. Um dia, o antigo dono de Bud, um desajeitado e maldoso palhaço de circo, aparece reivindicando a guarda do cachorro, e tenta separar os dois amigos para poder explorar a fama do astro canino; porém, a dupla está disposta a superar as dificuldades e provar que a amizade verdadeira está acima de tudo.

Trailer Bud – o Cão Amigo:

Já no segundo filme, Bud 2 – O Atleta de Ouro (Air Bud: Golden Reciever, 1998), Bud e Josh deixam as quadras de basquete para entrar em campo e levar o time de futebol americano à vitória. Mesmo depois de ter sido sequestrado por uma dupla de donos de circo, Bud consegue escapar com a ajuda de um chimpanzé, libertar todos os animais que estavam presos com ele e ainda voltar a tempo de vencer a partida final.

Uma curiosidade interessante sobre esse filme é que o cão protagonista morreu de um raro câncer ósseo logo após as filmagens, obrigando os produtores a substituírem-no por outro golden retriever para fazer as continuações: Bud 3 – Jogando Futebol (Air Bud: World Pup, 2000); Bud 4 – É Uma Jogada Perfeita (Air Bud: Seventh Inning Fetch, 2002), em que o astro canino vira a estrela do baseball; e Bud 5 – Arrasando no Vôlei (Air Bud: Spikes Back, 2003).

Nesses três longas que deram sequência à história, Bud tem de se separar de seu colega Josh, já que ele vai para a faculdade. O cão arranja uma namorada chamada Molly e tem cinco filhotinhos – que também são estrelas de sua própria sequência de filmes, os Air Buddies. Apesar disso, último filme da série – Bud: Uma Nova Cãofusão – atua como uma “transição” entre as duas produções e ainda conta com a participação dos pequeninos. Nesse longa, estreado em 2006, Bud e Molly são sequestrados e os cãezinhos Budderball, Mudbud, Bud-Dha, RoseBud e B-Dawg têm de resgatá-los. Diferentemente das aventuras anteriores, os cachorrinhos podem falar.

airbuddies

A equipe animal

Outro filme que conta com atletas caninos é Neve Pra Cachorro (Snow Dogs, 2002). A comédia, narra a história de Ted Jones (Cuba Gooding Jr.), um dentista de sucesso que vive em Miami. Ted descobre que é adotado após receber um comunicado afirmando que ele é o único herdeiro de um patrimônio desconhecido. Acreditando que ganharia milhões de dólares, ele viaja ao Alasca para buscar a herança que lhe foi deixada por sua falecida mãe biológica; mas, ao chegar, recebe apenas oito cães de corrida de trenó: Diesel, Nana, Demon, Scooper, Yodel, Sniff, Mack e Ducches.

Assim, para honrar a tradição de competir no “Desafio Ártico”, uma corrida de 600 quilômetros pelas frias paisagens da região, Ted deve aprender a pilotar trenós e cuidar de sua mais nova equipe, que não poupa o pobre dentista de suas travessuras. Como se já não fosse suficiente, ele descobre que seu pai biológico não era nada do que imaginava e tem de aprender a lidar com a situação.

Você sabia que muitos dos cães de raça husky siberiano usados nesse filme apareceram também na aventura Resgate Abaixo de Zero, quatro anos depois? Além disso, Neve pra Cachorro foi um sucesso nas bilheterias americanas, arrecadando mais de 80 milhões de dólares. As trapalhadas de Ted e o time de cachorros atletas prometem boas risadas, e muita aventura!

Trailer Neve Pra Cachorro:

http://globotv.globo.com/rede-globo/rede-globo/v/confira-o-trailer-de-neve-pra-cachorro/2787738/

Sonhadora, a campeã

Mas não são só os adoráveis cãezinhos que fazem sucesso como atletas no cinema. O filme Sonhadora (Dreamer, 2005), drama baseado em fatos reais, conta a história de Cale Crane (Dakota Fanning), uma jovem garotinha que sonha em ter novamente um cavalo de corrida em sua fazenda. Seu pai, Ben (Kurt Russell), já foi um grande criador um dia, mas virou um simples treinador de cavalos e não tem dinheiro para realizar esse sonho.

Após ser demitido por se recusar a sacrificar uma égua que quebrou a pata durante uma competição, Ben faz um trato com seu patrão (David Morse) para tentar recuperá-la e fica com ela. Logo que começam a cuidar do animal, pai e filha se envolvem emocionalmente e fazem de tudo para que a égua, chamada Sonhadora, sare e esteja pronta para correr outra vez. Apesar das dificuldades financeiras, Cale nunca perde as esperanças e vê em Sonhadora uma oportunidade de trazer de volta à família Crane o amor e o companheirismo que há muito tempo estavam ausentes, especialmente entre seu pai e seu avô, Pop (Kris Kristofferson).

A emocionante história de aventura e superação marcou a estreia de John Gatins como diretor. O roteiro foi apresentado para as produtoras Paramount Pictures e Warner Bros, mas ambas recusaram o projeto, que inicialmente idealizava a personagem Cale como sendo um menino. Porém, algum tempo depois, Gatins recebeu um telefonema dos produtores avisando que se ele conseguisse fazer com que Dakota Fanning atuasse no filme, a produção seria autorizada. Então Gatins trocou o sexo da personagem principal e, após várias reuniões, conseguiu que a atriz mirim protagonizasse seu longa. No fim, o filme foi lançado pela DreamWorks Studios, uma das maiores empresas cinematográficas dos Estados Unidos e teve uma boa recepção do público. Além disso, vale adicionar como curiosidade o fato de que o ator Kurt Russell comprou para Dakota Fanning um verdadeiro cavalo da raça Palomino, que ganhou o nome de Goldie.

Trailer Sonhadora:

Os lutadores de Kung Fu

E, claro, não poderíamos esquecer da animação Kung Fu Pana (Kung Fu Panda, 2008), o sucesso da DreamWorks que faturou 215 milhões de dólares só nos Estados Unidos, contabilizando mais de US$ 631 milhões no mundo. Contando com vozes de grandes atores, como Jack Black, Dustin Hoffman, Angelina Jolie e Jackie Chan, o filme narra a história de Po, um panda que sonha em ser um grande lutador de kung fu. O protagonista vive com seu pai, Ping, um ganso que dirige um restaurante de macarrão. Ping sempre quis que seu filho assumisse os negócios da família, mas o panda nunca mostrou muito interesse nisso; embora também não revelasse seus verdadeiros desejos, com medo de magoar seu pai e de ser ridicularizado pelas pessoas.

Um dia, o lendário mestre Oogway tem uma premonição de que Tai Lung, o antigo aprendiz de um dos melhores mestres da China, o mestre Shifu, escaparia de sua prisão e viria para concretizar sua vingança. Para proteger a cidade, Oogway convoca uma cerimônia para escolher o Dragão Guerreiro, um lutador habilidoso e honesto que receberá o Pergaminho do Dragão e conquistará o poder e a sabedoria infinitos. Po enxerga no evento a oportunidade ideal de se aproximar de seus ídolos, atuais aprendizes do mestre Shifu, os Cinco Furiosos: Tigresa, Garça, Louva-Deus, Víbora e Macaco. Entretanto, o panda acaba se atrasando e fica de fora do palácio, tendo que acender uma cadeira amarrada a fogos de artifício para poder entrar. Quando consegue, mestre Oogway o designa como o Dragão Guerreiro e Shifu é obrigado a prepará-lo para derrotar Tai Lung, tornando-o um verdadeiro lutador kung fu.

O segundo filme, apesar de muito parecido com o primeiro, foca na vida de Po antes de ser adotado por Ping. Depois que lorde Sheng, o antigo herdeiro pavão do trono de Gongmen City, retorna para tentar conquistar a cidade da qual havia sido banido, o panda e sua equipe viajam a terras distantes para detê-lo. Durante a aventura, Po descobre que seus verdadeiros pais foram mortos por Sheng, assim como todos os pandas gigantes, para evitar que a profecia de que o pavão seria derrotado por um “guerreiro preto e branco” se concretizasse. Assim, o protagonista deve, além de derrotar seu inimigo, descobrir sua história, reviver suas memórias e encontrar sua paz interior. Kung Fu Panda 2 (Kung Fu Panda 2, 2011), recebeu várias críticas positivas e teve uma excelente aceitação do público.

É interessante destacar também que cada um dos cinco personagens que compõem os Cinco Furiosos correspondem a um estilo de kung fu existente, sendo que as técnicas marciais utilizadas são inspiradas pelos movimentos dos próprios animais na natureza.

Trailer Kung Fu Panda:

O importante é não ficar parado

Para exemplificar a fama dos animais esportistas no cinema poderíamos citar muitos outros filmes, desde As Tartarugas Ninja a Space Jam, tamanha é a popularidade do assunto. Para os que adoram uma aventura, ou simplesmente querem dar boas risadas, um filme sucesso é sempre uma boa opção! Então por que não pegar essa pequena lista e se divertir com as aventuras dos nossos atletas animais?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima