Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Ciências e humanidades sessenta anos depois” – IEA USP aborda a transdisciplinaridade na ciência em evento

O INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP REALIZOU NO DIA 07 DE MAIO O EVENTO, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A TRANSDISCIPLINARIDADE NA CIÊNCIA APÓS 60 ANOS DA CÉLEBRE CONFERÊNCIA DE C. P. SNOW

Por Drica Marcelino
marcelino@usp.br

Com a coordenação de José Eli da Veiga (Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo – PROCAM – IEE – USP) e participação de Ricardo Abramovay (Procam IEE USP) e Sonia Maria Barros de Oliveira (Instituto de Geociências), o evento, de caráter público e gratuito, ocorreu no Instituto de Estudos Avançados da USP em São Paulo. Houve transmissão ao vivo e participação de internautas por meio de perguntas feitas online.

Foto por Leonor Calasans/IEA-USP

O físico e romancista britânico C. P. Snow abalou a comunidade acadêmica com a famosa conferência de 1959 na Universidade de Cambridge (Reino Unido), que originou o livro “As Duas Culturas”. Snow denuncia a ruptura entre as ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais.

Quando cada disciplina é abordada de modo fragmentado e isolada das demais, ocorre a fragmentação das mentalidades, das consciências e das posturas, que perdem assim a compreensão do ser, da vida, da cultura, em suas relações e inter-relações.

Desta maneira, com o objetivo de superar o conceito de disciplina surge a transdisciplinaridade, para promover maior chance de entendimento de todas as matérias em conjunto, e experiências com trabalhos que unem diferentes áreas do conhecimento.

Imagem por Drica Marcelino

O professor Abramovay destacou “a importância das Ciências Humanas quando até mesmo um representante governamental desmerece a sociologia”. No dia 26 de abril o presidente Jair Bolsonaro disse que a nova gestão do Ministério da Educação estuda “descentralizar” investimentos aos cursos de filosofia e sociologia.

Em oposição à fala de Bolsonaro, no dia 06 de maio mais de mil pesquisadores assinaram um manifesto contra os cortes em sociologia e filosofia no Brasil. O manifesto contou com apoio de cientistas das universidades de maior prestígio do mundo como Harvard, Oxford, Yale, Cambridge, MIT e Sorbonne.

Imagem por Oregon State University

Os avanços tecnológicos elevam a necessidade da transdisciplinaridade. Nesta conjuntura, a professora e pesquisadora Sonia Maria de Barros afirmou que “é necessário mudar a estrutura da formação acadêmica”.

Sonia, Ricardo e José Eli possuem ampla experiência nas iniciativas transdisciplinares da Universidade de São Paulo. A de maior destaque é o PROCAM, em que Abramovay e Veiga atuam como professores.

Foto por Leonor Calasans/IEA-USP

O Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), vinculado ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) visa formar pesquisadores capazes de propor alternativas às diversas demandas da sociedade nas questões socioambientais.

Ricardo Abramovay – Foto por Leonor Calasans/IEA-USP

Desde sua primeira turma, de 1990, o programa é composto por profissionais advindos de diversas áreas, abordando temas como aquecimento global, conservação da biodiversidade, áreas contaminadas, gestão dos recursos hídricos e dos resíduos sólidos urbanos, entre outros, que compõem os maiores desafios atuais da sociedade.

Em entrevista, Mary Gasalla, professora do Instituto Oceanográfico da USP e especialista em Oceanografia e Ciências da Pesca, falou sobre sua atuação transdisciplinar: “Há mais de 10 anos leciono disciplinas abertas onde tenho recebido alunos de diversas áreas (humanidades, ciências sociais e naturais, e até das artes e letras), onde percorremos um aprofundamento na leitura, teoria e prática dos conceitos de sustentabilidade, nas diversas dimensões.”

Gasalla afirma: “É interessante como um tema bastante específico como a pesca sustentável, ou os sistemas pesqueiros sustentáveis, funciona muitas vezes como um pano de fundo para uma abordagem mais ampliada e integradora do mundo ao redor.” Vale destacar que a pesca está ameaçada em escala mundial pelas mudanças climáticas.

No atual cenário, eventos como o do IEA são importantes para nos lembrar da frase de Charles Percy Snow: “Nenhuma sociedade será capaz de pensar com sabedoria se não religar as duas culturas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima