Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Drive My Car’: a jornada poética rumo à redenção

O filme mostra personagens que tentam aprender a lidar com seus passados, numa história sobre amizade, luto e culpa

Drive My Car (Doraibu mai kā, 2021), dirigido por Ryūsuke Hamaguchi, é um desses filmes onde qualquer tentativa de sinopse falharia em capturar a essência da narrativa. O longa é baseado em um conto de mesmo nome do escritor Haruki Murakami (presente no livro Homens sem Mulheres). 

Na trama, acompanhamos Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima), um ator e diretor de sucesso no teatro, casado com Oto (Reika Kirishima). Após Oto morrer de forma inesperada, Yusuke cai numa jornada de reflexões sobre os segredos da esposa, a relação dos dois e sobre si. Isso enquanto dirige uma peça de teatro e é guiado pela talentosa motorista Misaki Watari (Toko Miura).

E “cair numa jornada de reflexões” é Murakami. Em muitos aspectos, Hamaguchi adapta com perfeição a sensação de ler a obra do escritor em Drive My Car. Em Murakami a narrativa acontece nas entrelinhas da vida. O tempo da história não para (beijos Cazuza), mas se intercala com um segundo tempo, dos encontros humanos e das jornadas interiores. Os acontecimentos externos importam, mas importam ainda mais na medida que promovem mudanças internas.

Drive My Car é assim. Através do encontro de almas improvável de Misaki e Yusuke, os dois são capazes de processar o passado e o presente e entender, quem sabe, um pouco mais sobre a vida. A amizade é guia para a redenção.

A beleza do filme não se limita ao roteiro. A obra também é poética na montagem e na fotografia e as atuações não deixam nada a desejar. É capaz de emocionar e provocar incredulidade no espectador,  por estar vendo algo tão sensível.

Imagem: Divulgação / Bitters End

Nota: excelente

O filme está em exibição nos cinemas brasileiros. Confira o trailer legendado: 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima