Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Netflix: A real história de um casamento

Nada mais imprevisível e cativante que uma história real. As grandes reviravoltas românticas de desenrolar previsível, que nos rendem, além de um profundo suspiro, uma lágrima solitária escorrendo pela bochecha são legais. Porém, esse tipo de composição nunca poderia expressar a verdadeira história de um casamento — nem a do fim de um.  História de …

Netflix: A real história de um casamento Leia mais »

Nada mais imprevisível e cativante que uma história real. As grandes reviravoltas românticas de desenrolar previsível, que nos rendem, além de um profundo suspiro, uma lágrima solitária escorrendo pela bochecha são legais. Porém, esse tipo de composição nunca poderia expressar a verdadeira história de um casamento — nem a do fim de um. 

História de um Casamento (Marriage Story, 2019) não demora para mostrar a que veio. A cena inicial do longa sintetiza uma das principais qualidades da obra (talvez das obras) de Noah Baumbach: um mergulho profundo e honesto no psicológico das personagens, concebido por meio de problemáticas cotidianas e, acima de tudo, reais.

Noah dá vida a Charlie (Adam Driver) e Nicole (Scarlett Johansson). O genioso roteiro, somado às atuações impecáveis dos atores principais, nos faz esquecer que estamos assistindo a um filme. Uma situação leva à outra e nunca sabemos qual será a próxima; o casal protagonista parece livre para fazer suas escolhas, porquanto tomam as decisões mais imprevisíveis e condizentes com suas personalidades possíveis.

Tal aprofundamento psicológico pauta também um dos recursos fotográficos mais utilizados no filme. Câmeras fixas, um único ambiente, durante minutos os atores flutuam, entram e saem do plano; e nós estamos ali, frente à frente com eles, por meio desse artifício. Nesse momento entra o mergulho. Tal dinâmica não é cansativa por um único motivo: a exploração minuciosa de Charlie e Nicole, que permite diálogos ao mesmo tempo extensos e intensos.

É impossível também não elogiar a atuação de Laura Dern. A vencedora do Oscar na categoria de atriz coadjuvante encarna o personagem tipo da advogada sapiente e glamourosa. Nora é tudo que os protagonistas não são. Nora é equilibrada, calculista e plena, e só é tudo isso devido ao trabalho magnífico de Laura.

 

Laura superou nomes como Margot Robbie e a própria Scarlett Johansson e levou o Oscar de atriz coadjuvante
Laura superou nomes como Margot Robbie e a própria Scarlett Johansson e levou o Oscar de atriz coadjuvante. [Imagem: Divulgação]

Como em um legítimo tabuleiro de Galton, que é a vida, a trama flui. As bolinhas são despejadas na cena inicial e, à medida que encontram seus obstáculos, trilham seu caminho até o desfecho. Os acontecimentos embrulham nosso estômago aos poucos; e aos muitos, soltam ele nas cenas finais. Uma circularidade que despeja emoção e, provavelmente, lágrimas nos mais e menos sensíveis. 

Assistir ao longa é estar em um jantar de família e escutar sua tia contar o porquê de seu primo, que formava um lindo casal, extremamente orgânico, com sua ex-esposa, ter se divorciado. A história é real. É dura, desencantada; talvez, todavia, esse seja seu maior encanto.

História de um Casamento é uma produção original Netflix e está disponível para todos os assinantes da plataforma de streaming. Veja o trailer:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima