No segundo dia de disputas das oitavas de final da Copa do Mundo, mais duas seleções avançaram às quartas. Uma delas é a Inglaterra que, em jogo no Estádio Al Bayt, derrotou Senegal por 3 a 0. A seleção inglesa foi a primeira colocada no Grupo A durante a primeira fase.
A estrada para a classificação
A seleção inglesa era a favorita para a classificação em primeiro lugar em seu grupo, que tinha Estados Unidos — derrotado pela Holanda ontem —, Irã e País de Gales. A equipe estreou colocando medo nos adversários: venceu os iranianos por 6 a 2. No segundo jogo, empatou com os estadunidenses em 0 a 0. Na última partida da primeira fase, derrotou o País de Gales por 3 a 0, com dois gols de Rashford e um de Foden.
Senegal estava no Grupo A e disputou a segunda posição na classificação — já que era esperado que a Holanda ficasse com a primeira. Em seu primeiro jogo, perdeu para os favoritos por 2 a 0. Na próxima partida, derrotou a seleção do Catar por 3 a 1 e, na última disputa, venceu os equatorianos por 2 a 1.
Primeiro tempo: sob pressão
A partida iniciou com as duas equipes realizando somente alguns ataques. A seleção senegalesa, apesar de manter números menores de posse de bola, pressionava os ingleses e ficava à espera de qualquer erro dos adversários para aplicar contra-ataques velozes. Cautelosas, as duas equipes não criaram grandes oportunidades e só aos 31’, com Dia batendo de canhota no meio da área depois de receber um passe de Sarr, que a chance real de um gol surgiu — mas o goleiro Pickford realizou boa intervenção.
Antes disso, aos 22’, Senegal já havia invadido a pequena área inglesa, mas o chute de Sarr subiu demais, saiu por cima do travessão e restou à equipe pedir por um pênalti em toque na mão de Stones — que não foi dado pelo VAR.
Apesar da pressão senegalesa constante, foi a Inglaterra quem abriu o placar. Bellingham recebeu um passe próximo ao meio de campo, correu até a área e tocou pela esquerda para Henderson, perto da marca do pênalti, mandar para o fundo do gol, aos 38’.
E não demorou muito para a equipe inglesa aumentar a vantagem: no terceiro minuto dos acréscimos, Bellingham — de novo ele — roubou a bola no campo de defesa e deu início a um contra-ataque. A bola passou para Foden, que a entregou para Harry Kane, detentor de diversos recordes pela seleção, marcar o seu primeiro gol no Catar. 2 a 0 para a Inglaterra.
Segundo tempo: garantindo a classificação
O segundo tempo não começou diferente do fim do primeiro: a Inglaterra continuava a atacar e oferecer bem mais perigo do que Senegal. Aos 56’, Kane arriscou um chute de fora da área e obrigou o goleiro Mendy a cair para defender. Porém, um minuto depois, aos 57’, uma jogada iniciada com o camisa 9 fez a bola parar nos pés de Foden que, vindo da esquerda, cruzou para Saka fazer o terceiro e fechar a conta. 3 a 0 para os ingleses!
A partida seguiu com algumas substituições, com o intuito de dar descanso aos titulares da Inglaterra. Os senegaleses, já esgotados, não conseguiram recuperar os gols sofridos. O confronto terminou sem maiores momentos de risco para os britânicos.
Próximas partidas
Agora, a seleção inglesa tem um grande desafio pela frente: enfrentar a França de Mbappé e Giroud, uma das grandes favoritas da competição e que bateu a Polônia por 3 a 1 neste domingo. A disputa acontecerá sábado (10), às 16h (horário de Brasília). O último confronto entre as duas equipes em Copas do Mundo aconteceu na fase de grupos de 1982 — a Inglaterra venceu por 3 a 1 na ocasião.