Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Luzes no Céu: um amor maior que a realidade

Uma frágil fusão entre O Efeito Borboleta (The Butterfly Effect, 2004) e Your Name (2016). Esta seria a melhor definição para o longa Luzes no Céu (Fireworks, 2017), o mais recente trabalho dos diretores Akiyuki Shinbo e Nobuyuki Takeuchi. O anime foi produzido pelos estúdios Shaft e é baseado tanto na série nipônica Fireworks, Should We …

Luzes no Céu: um amor maior que a realidade Leia mais »

Uma frágil fusão entre O Efeito Borboleta (The Butterfly Effect, 2004) e Your Name (2016). Esta seria a melhor definição para o longa Luzes no Céu (Fireworks, 2017), o mais recente trabalho dos diretores Akiyuki Shinbo e Nobuyuki Takeuchi. O anime foi produzido pelos estúdios Shaft e é baseado tanto na série nipônica Fireworks, Should We See It From the Side or the Bottom? quanto no filme homônimo, ambas obras em live-action lançadas em 1993.

A história gira em torno de três colegas de classe que vivem um inocente triângulo amoroso: a misteriosa e reservada Nazuna Oikawa; Yusuke Azumi, rapaz extrovertido e brincalhão mas que tem problemas em dizer o que sente por Nazuna; e Norimichi Shimada, o tímido melhor amigo de Yusuke, que gradativamente se apaixona pela mesma moça.

Luzes no Céu
Norimichi e Yusuke têm sua amizade posta à prova por um amor em comum [Divulgação]
Prestes a se mudar para outra cidade contra sua vontade, Nazuna decide fugir da casa de seus pais, tendo como cúmplice um dos amigos apaixonados por ela. Para decidir quem seria o escolhido, a garota sugere uma prova de natação que permitiria ao vencedor acompanhá-la em uma festividade religiosa naquela noite, quando só então ela revelaria suas verdadeiras intenções. Mesmo após toda a preparação, Nazuna não contava que fatores sairiam de seu controle e frustrariam seus planos. É quando entra em ação uma enigmática esfera que a menina carrega consigo o tempo todo: o que parecia uma simples joia encontrada por acaso na praia se revela um objeto mágico, que permite a seu detentor reviver — e modificar — qualquer instante de seu passado. Com esse novo artifício, o jovem casal buscará a superação dos mais diversos obstáculos que insistem em surgir a cada viagem temporal e atrapalham sua felicidade.

Tecnicamente, o filme conta com traços não tão trabalhados, se assemelhando mais aos animes veiculados na televisão que às grandes produções cinematográficas. Isso impacta diretamente em sua qualidade, pois o desenho simplificado ocasiona certa falta de expressão e dificuldade em transmitir emoções ao espectador (o que é agravado pela construção rasa da relação inicial entre os protagonistas). Apesar dos aspectos negativos, a película tem belos momentos, como as cenas panorâmicas e os close-ups ricos em detalhes. Alguns segmentos, como os que envolvem a separação dos jovens, assim como a sequência final, contêm a carga dramática que se espera desde o início.

Luzes no Céu
Cenas como as dos fogos de artifícios se sobressaem visual e sentimentalmente [Divulgação]
Estudantes de uma pequena cidade japonesa como protagonistas, uma complicada história de amor repleta de reviravoltas, um final aberto e poético: em linhas gerais, Luzes no Céu não traz nada de novo ao universo dos animes, mas seus momentos de beleza e emoção certamente agradarão os fãs mais românticos.

Luzes no Céu faz parte da Anime Night!, promovida pela rede Cinemark, e será exibido em todo o Brasil apenas no dia 20/03, às 19:30. Confira o trailer:

por Renato Navarro
renatonavarro@usp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima