Embora fosse controversa a ideia de um ator interpretar a si mesmo em uma produção, pode-se dizer que Nicolas Cage ao fazer isso em seu novo filme O Peso do Talento (The Unbearable Weight Of Massive Talent, 2022) tenha ali, não só provado a sua capacidade de atuação, mas também de produzir.
A obra consegue combinar diferentes gêneros, tem uma boa dose de ação, suspense, drama e muita comédia, além de um forte sentimento de nostalgia ao fazer lembrar de filmes marcantes (embora questionáveis) em que o ator, e agora próprio personagem da obra, protagonizou.
E não é difícil nomear ou relembrar algum filme ou cena em que Nicolas Cage tenha sido apontado com críticas do público e de especialistas, seja devido ao enredo ou a sua própria atuação. Isso não é ignorado, e se torna a origem da trama ao introduzir, na primeira cena, o protagonista desesperado para conseguir um próximo papel. Essa preocupação também interfere em sua família, uma vez que seu trabalho o tornou um pai ausente e que causa situações embaraçosas para a filha de seu último casamento.
Dessa forma, com a sua carreira afetada por não conseguir papéis de prestígio, com dívidas se acumulando e precisando dar mais atenção para a sua família, Nicolas aceita a oferta de 1 milhão de dólares para ir em uma festa de um grande fã, decidindo se aposentar logo após.
Entretanto, tudo começa a mudar quando Javi (Pedro Pascal), fã n°1 de Cage, e não apenas dono do convite, mas também dos maiores complexos da Espanha, não parece ser exatamente quem diz. Assim, entre suspeitas e tensão, quando menos se espera, Nicolas se vê trabalhando para CIA e investigando Javi, que além de se mostrar um grande amigo, propõe sua volta às telonas com um roteiro escrito por ele.
Dividido entre diferentes sentimentos e obrigações, Cage vai usar de sua experiência como ator e de seus próprios personagens para resolver a situação e lidar com os problemas em que se envolveu. É nesse desenvolvimento em que o público terá uma mistura de experiências e irá conhecer detalhadamente a história de cada personagem, inclusive Nick, o alter ego arrogante e excêntrico do ator.
Tudo ganha uma proporção ainda maior quando as coisas saem do controle e tanto a vida de Cage e sua família passam a correr perigo quanto a de Javi.
Em uma situação que nem mesmo a CIA pode interferir, será que Nicolas conseguirá ter sucesso? Javi será o real vilão da história? E por fim, o que será da carreira do astro de cinema? Todas essas perguntas são respondidas através de cenas de pura adrenalina e pressão, acompanhadas por uma trilha sonora cativante, ainda sendo possível se emocionar e rir, com uma dupla que mostra ter uma ótima sintonia.
O Peso do Talento, mostra as diversas faces de Nicolas Cage, sem negar traços de sua personalidade e capacidade como ator. Assim, através de citações de filmes como A outra face (Face/Off, 1997), Con Air – A Rota da Fuga (Con Air, 1997) e A rocha (The Rock, 1996), o público pode fazer uma retrospectiva de sua carreira e contribuição para o cinema.
O filme tem data de estreia prevista nos cinemas brasileiros para o dia 12 de maio. Confira o trailer:
*Imagem de capa: Divulgação/Paris Filmes