Ricky Hiraoka
Até parece que foi tudo combinado. Poucos dias após a prisão do criminoso de guerra Radovan Karadzic, chega aos cinemas A Caçada (The Hunting Party). O filme é baseado em What I Did on my Summer Vacation, do jornalista Scott Anderson que, em 2000, “caçou” o ex-líder sérvio-bósnio junto com mais quatro amigos jornalistas.
Sob o comando do diretor Richard Shepard (O Matador) o artigo de Anderson se transformou numa inventiva história que mistura vários gêneros cinematográficos. Richard Gere dá vida ao repórter Simon Hunt. Junto com o cinegrafista Duck (Terrence Howard), Hunt cobriu os mais diversos combates armados ao redor do mundo. Entretanto, o correspondente de guerra é demitido, após criticar, durante uma transmissão ao vivo, a atuação dos militares no conflito bósnio. Após o “colapso” em rede nacional, Hunt caiu no ostracismo, desaparecendo pelo mundo. Em contrapartida, Duck foi promovido, indo trabalhar como “cameraman” no principal noticiário da emissora.
Cinco anos depois, Duck volta a Bósnia com o âncora Franklin Harris (James Broolin) a fim de fazer uma série de reportagens sobre a reestruturação do país. A tiracolo, eles levam o filho do vice-presidente da emissora, o novato e atrapalhado Benjamin (Jesse Eisenberg de A Lula e A Baleia), recém formado em jornalismo por Harvard. Ao saber que seu antigo companheiro está na Bósnia, Hunt procura Duck com uma notícia bombástica: ele sabe o paradeiro de “The Fox” (uma clara referência a Karadzic), o antigo presidente daquele país foragido desde o fim da guerra. Hunt propõe que Duck o ajude na captura do criminoso. Sentido saudades da vida de aventuras que levava ao lado de Simon, Duck aceita o convite, mas é obrigado a levar Benjamin.
A Caçada trata de um tema delicado e pouco discutido na mídia: os acordos internacionais que permitem que criminosos de guerra fiquem em liberdade. O filme sugere que setores da ONU não estavam interessados na prisão de Karadzic. Isso é corroborado por teorias de analistas políticos, que interpretaram a prisão do ex-líder sérvio-bósnio como um sinal de que a Sérvia estava disposta a tudo para ser membro da União Européia.
O grande mérito de A Caçada é discutir um assunto tão polêmico e espinhoso, alternando ótimas tiradas com cenas de aventura e doses corretas de drama. Shepard mostra seu talento ao realizar uma obra multifacetada, capaz de atingir diferentes públicos e provocar múltiplas leituras.