Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Procura-se

Ricky Hiraoka Até parece que foi tudo combinado. Poucos dias após a prisão do criminoso de guerra Radovan Karadzic, chega aos cinemas A Caçada (The Hunting Party). O filme é baseado em What I Did on my Summer Vacation, do jornalista Scott Anderson que, em 2000, “caçou” o ex-líder sérvio-bósnio junto com mais quatro amigos …

Procura-se Leia mais »

Ricky Hiraoka

Até parece que foi tudo combinado. Poucos dias após a prisão do criminoso de guerra Radovan Karadzic, chega aos cinemas A Caçada (The Hunting Party). O filme é baseado em What I Did on my Summer Vacation, do jornalista Scott Anderson que, em 2000, “caçou” o ex-líder sérvio-bósnio junto com mais quatro amigos jornalistas.

Sob o comando do diretor Richard Shepard (O Matador) o artigo de Anderson se transformou numa inventiva história que mistura vários gêneros cinematográficos. Richard Gere dá vida ao repórter Simon Hunt. Junto com o cinegrafista Duck (Terrence Howard), Hunt cobriu os mais diversos combates armados ao redor do mundo. Entretanto, o correspondente de guerra é demitido, após criticar, durante uma transmissão ao vivo, a atuação dos militares no conflito bósnio. Após o “colapso” em rede nacional, Hunt caiu no ostracismo, desaparecendo pelo mundo. Em contrapartida, Duck foi promovido, indo trabalhar como “cameraman” no principal noticiário da emissora.

Cinco anos depois, Duck volta a Bósnia com o âncora Franklin Harris (James Broolin) a fim de fazer uma série de reportagens sobre a reestruturação do país. A tiracolo, eles levam o filho do vice-presidente da emissora, o novato e atrapalhado Benjamin (Jesse Eisenberg de A Lula e A Baleia), recém formado em jornalismo por Harvard. Ao saber que seu antigo companheiro está na Bósnia, Hunt procura Duck com uma notícia bombástica: ele sabe o paradeiro de “The Fox” (uma clara referência a Karadzic), o antigo presidente daquele país foragido desde o fim da guerra. Hunt propõe que Duck o ajude na captura do criminoso. Sentido saudades da vida de aventuras que levava ao lado de Simon, Duck aceita o convite, mas é obrigado a levar Benjamin.

A Caçada trata de um tema delicado e pouco discutido na mídia: os acordos internacionais que permitem que criminosos de guerra fiquem em liberdade. O filme sugere que setores da ONU não estavam interessados na prisão de Karadzic. Isso é corroborado por teorias de analistas políticos, que interpretaram a prisão do ex-líder sérvio-bósnio como um sinal de que a Sérvia estava disposta a tudo para ser membro da União Européia.

O grande mérito de A Caçada é discutir um assunto tão polêmico e espinhoso, alternando ótimas tiradas com cenas de aventura e doses corretas de drama. Shepard mostra seu talento ao realizar uma obra multifacetada, capaz de atingir diferentes públicos e provocar múltiplas leituras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima