Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rir ou não rir?

Bruno Benevides O filme Na mira do chefe é uma mistura de comédia com filme de gangster, tendo como pano de fundo o submundo da máfia inglesa, tema bastante trabalhado pelo cinema. Daí se conta a história de um assassino e seu tutor que, após cometerem um erro em uma missão, são obrigados por seu …

Rir ou não rir? Leia mais »

Bruno Benevides

O filme Na mira do chefe é uma mistura de comédia com filme de gangster, tendo como pano de fundo o submundo da máfia inglesa, tema bastante trabalhado pelo cinema. Daí se conta a história de um assassino e seu tutor que, após cometerem um erro em uma missão, são obrigados por seu chefe a se refugiar na bucólica cidade de Bruges, na Bélgica, durante o natal.

Presos na cidade medieval, os assassinos Ray (Colin Farrell) e Ken (Brendan Gleeson, em ótima atuação) são obrigados a esperar novas ordens de seu chefe Harry Waters (inicialmente a voz, depois a cara de Ralph Fiennes), enquanto desenvolvem suas diferenças. O primeiro é jovem, explosivo e mulherengo, enquanto o segundo é experiente, cauteloso e amante da arte.

A relação fraternal entre os dois assassinos, cheia de altos e baixos, é que dará sustentação ao filme. Destaque também para o contraste feito entre o estado de espírito atormentado dos personagens e a tranqüila Bruges, efeito que é acentuado pela fotografia em tons frios e pela trilha sonora cheia de música clássica.

A direção do filme ficou a cargo do inglês Martin McDonagh, também responsável pelo roteiro. Estreante em longas, ele já levou um Oscar de melhor curta metragem por Six Shooter. Aqui, porém, ele não deve repetir a proeza. O filme alterna algumas boas cenas com outras pouco inspiradas, o que resulta numa obra um pouco longa e cansativa.

Apesar das tentativas de se vender como uma comédia sobre a máfia, o filme funciona muito melhor como um filme de gângster. O humor funciona como uma forma de quebrar o ritmo do filme. No estilo da tradição inglesa se utiliza muito do nonsense, principalmente quando está em cena o anão Jimmy. Assim se alcança um alívio cômico para a trágica história dos dois assassinos. Mas não se trata de uma obra para dar risada.

Na Mira do Chefe (In Bruges)

Bélgica/Inglaterra, 2008

Direção: Martin McDonagh Elenco: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Ralph Fiennes, Clémence Poésy.

Duração: 107 min

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima