Meia noite em ponto, Vanessa da Mata subiu ao palco Júlio Prestes na noite da 10ª Virada Cultural. Abrindo show com a música “Toda Humanidade Veio de Uma Mulher”, a cantora deixou clara a vertente feminista que empregou no seu mais recente trabalho, o álbum “Segue o Som”, produzido por Kassin e Liminha. Nesse palco, um dos mais esperados da edição, aconteceram também shows da Baby do Brasil, Luiz Melodia e o reencontro do grupo Ira.
Logo após cumprimentar o público e agradecer a cidade de São Paulo pelas oportunidades que lhe foram oferecidas desde o começo de sua carreira, Vanessa continuou o repertório com canções consagradas como “Amado” e “Não me Deixe Só” e com músicas novas como “Homem Invisível no Mundo Invisível” e “Segue o Som”, primeiro single do disco homônimo.
Entre as milhares de pessoas que estavam no palco Júlio Prestes, duas fãs de carteirinha da Vanessa, Bruna de Araújo e Simara Paulino estavam lá desde o princípio da noite e, por isso, conseguiram ficar na grade. Quando perguntada sobre a expectativa para o show que logo mais começaria, Bruna disse “ah! Eu espero que ela me surpreenda”. Já Simara, que possui perfis nas redes sociais dedicados à Vanessa, contou, logo após ser retweetada pela cantora, que vai a todos os shows possíveis, seja em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte.
Ambas que já haviam comparecido a Viradas anteriores, concordavam que a cada ano a programação e a estrutura do projeto vêm melhorando. Entretanto, divergiam quanto à questão da segurança. Enquanto Bruna estava achando esse quesito “meio caidinho”, Simara observava uma evolução se comparada a Virada do ano anterior. A razão para isso, segundo ela, é que o “Estado tá arrumando tudo por causa da Copa do Mundo”, evento que tem início no próximo dia 12.
Em harmonia com a banda formada pelos músicos Alexandre Kassin (baixo e direção musical), Maurício Pacheco (guitarra), Júnior Boca (guitarra), Danilo Andrade (teclados) e Stéphane San Juan (bateria), Vanessa levou a galera ao delírio quando tocou no bis, a música “Ai, ai, ai”. Após esse intenso e impactante show, não resta dúvida que todos continuarão seguindo o som da cantora que é um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira.
Por Gabriela Sarmento
gabrielasarmento11@gmail.com