Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tóquio 2020 | Isaquias Queiroz rema para o ouro nos 1000m da Canoagem com performances dominantes

Canoísta brasileiro sobe ao pódio olímpico pela quarta vez e faz história em Tóquio

Isaquias Queiroz disputou, na noite de sexta-feira (06), a final do C1 1000M da Canoagem velocidade e garantiu seu primeiro ouro olímpico. O brasileiro terminou a prova em 4m04s408, mais de um segundo de vantagem sobre o segundo colocado, o chinês Hao Liu (4m05s724). O bronze ficou para Serghei Tarnovschi (4m06s069), da Moldávia.

Isaquias fez uma boa largada e se manteve entre os primeiros colocados durante todo o percurso. O brasileiro passou a parcial de 500 metros em segundo lugar, atrás apenas do atleta chinês. Depois dessa marca, ele acelerou o ritmo e ultrapassou seu adversário antes dos 750 metros. Até a linha de chegada, ele só precisou manter a regularidade para sagrar-se campeão. 

Os resultados da classificatória e semifinal mostram que o canoísta estava determinado a levar o ouro para casa. Ele terminou as duas provas em primeiro lugar, com dominância sobre os demais participantes. Na etapa classificatória, terminou sua bateria com sete segundos de vantagem sobre o segundo colocado, e conquistou o melhor tempo dos 33 atletas que disputaram as cinco baterias. Na semifinal, que ocorreu horas antes da final, ele liderou a disputa de ponta a ponta e, novamente, terminou a prova com sobra. 

https://www.instagram.com/p/CSQUAJdlOpG/

“Eu tô muito feliz, não tô nem conseguindo chorar. Estou meio sem acreditar no que aconteceu… Eu e Lauro [treinador] sabemos que a vitória é nossa, mas o apoio, a dedicação é da torcida brasileira. Depois do C2 eu recebi muita mensagem de elogio, de carinho. Não teve uma mensagem me criticando, só mensagem de carinho e apoio, e eu fiquei muito feliz, isso me ajudou bastante”, disse Isaquias à Globo após a conquista da medalha. 

O atleta também dedicou sua conquista ao seu ex-treinador Jesús Morlán, que faleceu no fim de 2018: “A gente veio com um objetivo: ganhar a medalha de ouro do Jesus. Eram duas, mas não conseguimos. A gente pôde realizar um sonho que ele tinha, que era ser um campeão olímpico”, comentou.

Com o ouro, Isaquias conquista sua quarta medalha olímpica na modalidade. Nos Jogos do Rio, em 2016, o atleta levou a prata na disputa C1 1000M e na C2 1000M, e um bronze no C1 100M, tornando-se o primeiro atleta brasileiro a subir três vezes no pódio em uma mesma edição de Jogos Olímpicos.

Agora, com quatro medalhas em Olimpíadas, ele se junta ao seleto grupo de brasileiros Serginho, ex-líbero da seleção de Vôlei, e Gustavo Borges, atleta da Natação que conquistaram esse feito. Os três atletas ficam atrás apenas dos velejadores Torben Grael e Robert Scheidt, que possuem cinco medalhas cada.

Na terça-feira (03), Isaquias e sua dupla, Jakcy Godmann, também disputaram a final do C2 1000m. Os atletas brigaram com os alemães a prova inteira pela medalha de bronze, mas foram superados nos últimos metros, e terminaram na quarta colocação.

Inicialmente, a dupla era composta por Isaquias Queiroz e o canoísta Erlon de Souza — vice-campeões no Rio —, mas Erlon sofreu uma lesão no quadril e precisou ser cortado das competições. Isaquias e Jacky, ambos nascidos em Ubaitaba (BA), tiveram apenas quatro meses de treinamentos juntos. 

[Imagem: Wander Roberto/COB]
Após a derrota na prova de duplas, Isaquias afirmou: “Daqui a dois dias tem outra prova para buscar o ouro. Não quero sair daqui sem um ouro. O sonho não acabou”. Com a mentalidade de vencedor, Isaquias cumpriu sua promessa e encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio da melhor forma, com a tão sonhada medalha de ouro.

O baiano, de 27 anos, também possui em seu currículo seis ouros no Campeonato Mundial de Canoagem , e três no Pan-Americano

*Foto de capa: Miriam Jeske/COB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima