Home Escuta Aí A banda britânica “Arctic Monkeys” retorna ao Brasil para show no Lollapalooza 2019
A banda britânica “Arctic Monkeys” retorna ao Brasil para show no Lollapalooza 2019
Escuta Aí
20 mar 2019 | Por Jornalismo Júnior

No dia 5 de abril (sexta-feira), o grupo inglês Arctic Monkeys subirá ao Palco Budweiser no Festival Lollapalooza. Não será a primeira vez dos músicos no Brasil, já que a banda esteve no país em 2007 para o Tim Festival, fez parte do lineup do Lolla em 2012 e retornou, pela última vez, em 2014.

Junto com suas vindas, é possível acompanhar a evolução do conjunto e o amadurecimento de seus álbuns. Em 2007, estavam lançando o segundo álbum “Favourite Worst Nightmare”, famoso pela dançante Fluorescent Adolescent e também pela marcante 505. O primeiro álbum, “Whatever People Say I am, That’s What I’m Not”, foi lançado em 2006.

Arctic Monkeys no Tim Festival (2007) / Fonte: Noize

Em 2012, o vocalista Alex Turner já sentia liberdade para fazer suas famosas danças no palco, marcando presença para um público de aproximadamente 60 mil pessoas. As músicas que agitavam o público não eram de um álbum em específico, no entanto, o “Humbug (2009)” e “Suck It and See (2011)” tiveram seu espaço na playlist com, por exemplo Crying Lightning e Library Pictures. Ambas carregam um peso maior em seus instrumentos, havendo uma transição do rock pop para um indie rock.

Arctic Monkeys no Lollapalooza (2012) / Fonte: Reduto do Rock

O ano é 2013, Arctic Monkeys lança o famoso “AM”, um dos álbuns de maior repercussão de suas carreiras. Quem não se lembra de ver pelo menos uma pessoa ouvindo “Do I Wanna Know?” ao final de alguma festa? Ou então, enquanto escutava “R U Mine?”, presenciou alguém tocando uma bateria imaginária?

Com o estrondoso sucesso, veio também uma grande turnê, que teve alguns de seus últimos shows em São Paulo e Rio de Janeiro. Era um novo estilo musical, algo totalmente na linha do rock alternativo, o que ajudou a banda a ganhar novos fãs, mas também a fez perder alguns de seus admiradores.

Arctic Monkeys em sua turnê de divulgação do “AM” (2014) Fonte: G1

O que esperar do próximo show?

Se o público estranhou “AM”, o que falar do álbum mais atual da banda, Tranquility Base Hotel & Casino”? Há a predominância do piano, baixo e bateria, que junto às canções lentas compostas por Alex Turner, teletransportam o ouvinte para um bar ao final da noite. Um estilo nunca antes produzido pela banda, mas cujo resultado chegou a ser elogiado por sites como popload, omelete, o globo, entre outros.

Por outro lado, as músicas do Tranquility Base não devem ser predominantes na setlist do show. Por ser um grande festival que reúne diversas gerações de fãs da banda, é fácil acreditar que singles antigos e recentes serão reproduzidos. Esperar um show ainda melhor que os anteriores seria muita pretensão, mas como foi colocado, o crescimento deles é linear, o que mantém as expectativas altas. Dificilmente teremos um show com grande interação com o público, pois quando Arctic Monkeys sobe ao palco, é uma total entrega ao som.

Além do Lollapalooza, Arctic Monkeys fará um show extra no dia 3 de abril, na Jeunesse Arena, Rio de Janeiro.

Veja a banda no Lollapalooza 2012:

Por: Carolina Fioratti (carolinafioratti@usp.br)

 

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*