Home Sem categoria Cinéfilos: 10 anos em cartaz
Cinéfilos: 10 anos em cartaz
CINÉFILOS
26 jun 2018 | Por Jornalismo Júnior

O ano é 2008.

Você liga o MSN para convidar um amigo para assistir Batman – O Cavaleiro das Trevas, o lançamento mais quente da temporada. Ele topa; viu vários comentários positivos sobre o filme em uma comunidade do Orkut. Mais tarde, você está estourando pipoca para ver o mais novo filme da saga Indiana Jones: O Reino da Caveira de Cristal, que havia alugado na locadora da esquina. A vida é boa.

Parece que faz muito tempo, não? Pois é. Nestes tempos agora tão nostálgicos é que nasce o site Cinéfilos, como mais novo projeto de jornalismo cultural dos integrantes da Jornalismo Júnior — uma grande, pequena empresa júnior baseada na Escola de Comunicações de Artes da USP.

Foi de um blog que começou a ideia de se estruturar um site voltado para uma área do jornalismo que era de muito interesse na época, mas que não era contemplada pela grade curricular. Assim, começou um processo de migração blog-site que acabou terminando em junho daquele ano. Nosso primeiro post vem nessa época: 26 de junho de 2008.

Já se passaram dez anos, e, desde então, o Cinéfilos se reinventou por diversas vezes. Com uma carinha de maior profissionalismo — uma preocupação recorrente para estudantes universitários que somos —, o site trazia conteúdo original, com muita experimentação e a liberdade criativa que só uma empresa júnior pode oferecer. As primeiras cabines, conquistadas “na raça”, pelo trabalho de vários integrantes em correr atrás de assessorias, contatos, amizades. Os especiais temáticos, escolhidos periodicamente, voltando a produção de múltiplos estudantes para um só tema.

Nos aventuramos no jornalismo impresso, produzindo matérias, diagramando e lançando a revista homônima — que não chegou a ser publicada, mas garantiu diversos exemplares online, com matérias profundas e críticas, e outras completamente descontraídas. A versatilidade da produção do Cinéfilos sempre foi um de seus maiores trunfos, e por ela prezamos até hoje.

Tivemos nossos pequenos momentos de glória, conseguindo entrevistar celebridades, organizar debates com diretores de cinema, e ocupando espaços que, na época e ainda hoje, são pouco acessíveis para jovens com o desejo de aprender o jornalismo falando sobre o que ama.

Se aparentamos ser pequenos diante do cenário cada vez mais popular da crítica cinematográfica no Brasil, nossos mais de dez anos de história são, para nós, gigantes. O trabalho conjunto de gerações diversas de estudantes, somando experiências singulares e diversas, nos trouxe conquistas quase inimagináveis no período universitário — e uma infinidade de aprendizado para cada uma das dezenas de pessoas que passaram pela nossa redação.

 

O Cinéfilos é, hoje, um dos diversos núcleos de produção da Jornalismo Júnior. Contamos com uma equipe de quinze estudantes — que se transforma de ano a ano. Novas pessoas virão, com novas visões e ideias para trazer ao site, e ao público; mas o Cinéfilos, sob qualquer formato ou direção, continuará sendo um projeto de estudantes apaixonados pela palavra, pelo cinema, e por aprender e inovar sempre, juntos.

 

por MaJuBru
souza.matheus@usp.br
jusantosgoncalves@gmail.com
brunomenezesbaraviera@gmail.com

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*