Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Clarice Falcão mistura humor com crítica em Especial de Ano Todo

É em um programa de 1 hora e 1 minuto que Clarice Falcão se junta à Netflix para realizar seu sonho: apresentar um especial de fim de ano. Mas, como ela explica, o catálogo fica disponível o ano inteiro e, por isso, ela resolve fazer um Especial de Ano Todo. A ideia por si só …

Clarice Falcão mistura humor com crítica em Especial de Ano Todo Leia mais »

É em um programa de 1 hora e 1 minuto que Clarice Falcão se junta à Netflix para realizar seu sonho: apresentar um especial de fim de ano. Mas, como ela explica, o catálogo fica disponível o ano inteiro e, por isso, ela resolve fazer um Especial de Ano Todo. A ideia por si só já é inovadora. Clarice canta cada mês do ano destacando datas importantes com muita comédia.

Ela começa em janeiro, com a virada do ano, e a música retrata o pedido universal de um ano melhor que anterior. Entretanto, Falcão encontra humor no fato de todos fazerem os mesmos pedidos todo ano e ele dificilmente se realizar. Dessa maneira, ela prossegue por todos os meses, trazendo muitas risadas.

Para acompanhá-la musicalmente, temos a banda Exército de Bebês, cujo vocalista Daniel também tem o talento para a comédia. Juntos, eles fazem paródias de músicas consagradas como Águas de Março, de Vinicius de Moraes, transformando-a em Mágoas de Março. Datas como o dia de finados, com a morte de memes, e o dia dos pais, com uma homenagem às avessas a um integrante da plateia, perdem a seriedade características e se tornam hilárias com a inteligência de Clarice Falcão.

Além disso, a produção da Netflix não deixa a desejar. Com um palco grande e muitos dançarinos, o orçamento não foi tão pequeno quanto Clarice brinca. E a empresa ainda aproveita o talento da cantora para fazer uma música apresentando seu catálogo (e criticando a falta de alguns títulos, como Game of Thrones).

Outro aspecto interessante é o caráter de peça de teatro que o espetáculo apresenta. Fora as músicas, Clarice conversa e tem intervenções de sua produtora Jô, que protagoniza muitas das piadas da cantora, por não cumprir o combinado nos ensaios.

Apesar do humor, Falcão não esquece a crítica política e social. Ela cita políticos investigados, como o ex-governador do Rio Janeiro Anthony Garotinho, e comenta a polarização ideológica responsável pela intolerância em relação às escolhas partidárias. Clarice também critica um comportamento muito comum nas redes sociais: o fato de se dizer tolerante e empático, mas não aceitar a individualidade alheia plenamente, como quando há pressão para homossexuais se encaixarem no estereótipo de usar salto alto e gostar de música pop.

Com participações da plateia, Clarice desmistifica o casamento e expõe problemas de família, como o alcoolismo e a ausência paterna, e, além de risadas, arranca reflexões. Ao caçoar dos tão tradicionais programas de final de ano, Clarice Falcão expõe sua esperteza tanto artística quanto humorística para o grande público, que não está acostumado a ouvir suas composições inesperadas.

O Especial de Ano Todo, de Clarice Falcão com Exército de Bebês, está disponível desde 4 de agosto na Netflix. Confira o trailer:

Por Maria Carolina Soares
mcarolinasoares@usp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima