Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Um pote vazio, mas repleto de lições

O livro infantil da editora Martins Fontes foi publicado pela primeira vez em 2000. Repleto de ilustrações coloridas, ele traz consigo uma lição de vida para crianças e adultos, que se veem envoltos nessa história do folclore chinês. De capa verde, O Pote Vazio nos desperta curiosidade pelo título pouco revelador. O que é esse …

Um pote vazio, mas repleto de lições Leia mais »

O livro infantil da editora Martins Fontes foi publicado pela primeira vez em 2000. Repleto de ilustrações coloridas, ele traz consigo uma lição de vida para crianças e adultos, que se veem envoltos nessa história do folclore chinês.

De capa verde, O Pote Vazio nos desperta curiosidade pelo título pouco revelador. O que é esse pote? Do que ele deveria estar cheio? Ao abrirmos a primeira página, entendemos que trata-se de um pequeno chinês chamado Ping e seu grande amor pelas flores. As ilustrações são o aspecto mais marcante do livro. Feitas dentro de grandes círculos centralizados nas páginas, são desenhos de traço fino que imitam pinturas tradicionais chinesas. Além do traço, os tons pastéis revelam a delicadeza e simplicidade das paisagens e elementos da história nessa curta narrativa.

O texto sucinto, e bem acessível para crianças que estão em fase de aprendizado na leitura, está posicionado em frases curtas no pé das páginas e oferece maior espaço às ilustrações, o ponto forte do livro. As poucas páginas e pouco texto completam a aura de simplicidade, que casa com as lições que o livro tem a ensinar.

Os textos curtos e simples facilitam a leitura e complementam as ilustrações das páginas [Imagem: Reprodução de ilustração]
Os textos curtos e simples facilitam a leitura e complementam as ilustrações das páginas [Imagem: Reprodução de ilustração]
A história sobre honestidade e esforço é contada de forma sutil. Somos apresentados à simples vida de Ping, uma das muitas crianças que viviam na China na época do império. O Imperador, por sua vez, já idoso, pretende escolher um sucessor e, ao convocar todas as crianças do reino para começar sua escolha, cruza seu caminho com o do menino. 

As flores estão por toda parte, nos desenhos, na história, nas lições que o livro traz. Tudo o que sabemos sobre o protagonista é seu amor pelas plantas e sua grande capacidade de cultivá-las. Quando percebe que a semente entregue pelo imperador não floresce, o menino se entristece e acompanhamos um dilema que enfrenta sobre honra, vergonha e verdade.

Ilustrações coloridas que procuram reproduzir as pinturas tradicionais chinesas e ilustrar com muitas cores a história de Ping [Imagem: Reprodução de ilustração]
Ilustrações coloridas que procuram reproduzir as pinturas tradicionais chinesas e ilustrar com muitas cores a história de Ping [Imagem: Reprodução de ilustração]
Apenas outros dois personagens figuram essa história: um amigo e o pai de Ping, ambos personagens opostos pelos valores e pela grande diferença de idade, que entendemos como o motivo pelo qual pensam de forma tão distinta sobre como proceder frente a uma frustração. A aparição de uma figura familiar é importante para que a lição passada de geração em geração seja atribuída à uma figura mais velha e mais experiente. 

No entanto, esse aprendizado não vem só do núcleo familiar, que está longe de ser o foco dessa narrativa. O próprio Imperador, personagem já velho e uma figura de autoridade e sabedoria, é a principal fonte de conhecimento para as crianças de todo o reino sob o qual exerce seu poder. Ao elaborar um processo de escolha de seu sucessor que surpreende a todos, ensina ao leitor a importância da ponderância e da sabedoria para tomar decisões. 

No final, surpreendente e alegre, nos deleitamos com o desfecho de uma história que parecia sem solução. Aprendemos que a recompensa pelo esforço não é o único meio para conquistar as coisas e que a honestidade impera como um valor ainda mais importante para que se vá longe. 

Este simples livro, repleto de desenhos florais, roupas coloridas e ensinamentos, é ideal para as primeiras leituras de uma criança pelos valores e pelo estímulo à criatividade em suas ilustrações. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima