Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Netflix: ’18 Presentes’ é despretensiosa e comovente apologia ao amor materno.

O drama italiano da Netflix 18 Presentes (18 Regali, 2020), lançado próximo ao Dia das Mães deste ano (2020), é uma narrativa sobre amor materno e autodescoberta. O filme acompanha a história de Elisa (Vittoria Puccini) e Anna (Benedetta Porcaroli), mãe e filha, que nunca chegaram a se conhecer devido à morte precoce de Elisa. …

Netflix: ’18 Presentes’ é despretensiosa e comovente apologia ao amor materno. Leia mais »

O drama italiano da Netflix 18 Presentes (18 Regali, 2020), lançado próximo ao Dia das Mães deste ano (2020), é uma narrativa sobre amor materno e autodescoberta.

O filme acompanha a história de Elisa (Vittoria Puccini) e Anna (Benedetta Porcaroli), mãe e filha, que nunca chegaram a se conhecer devido à morte precoce de Elisa. Ela, ao descobrir um câncer em estágio terminal ainda grávida, resolve deixar dezoito presentes para serem entregues em cada aniversário até a menina atingir a maioridade.

Os presentes, dados com a intenção de estabelecer uma conexão entre as duas, são mal recebidos por Anna que os vê como uma determinação de seus gostos e sua personalidade. A personagem então cresce frustrada acreditando não ser a filha que sua mãe idealizou. No entanto, tudo muda em seu aniversário de dezoito anos, quando um acidente transporta Anna dezoito anos antes, dando início a uma trajetória que a permite finalmente estabelecer uma ligação com a mãe.

Baseado em fatos, o enredo possui uma simplicidade por vezes permeada de clichês, como a personagem de Benedetta Porcaroli que é o perfeito estereótipo da adolescente revoltada, uma verdadeira rebelde sem causa – sempre contesta seus pais e até foge de casa em seu próprio aniversário, deixando todos da família a sua espera – que não desperta muita afeição no espectador.

Isso não atrapalha, pois a narrativa é salva pelo relacionamento bem construído entre mãe e filha, que prende a atenção do público. Essa relação assegura momentos tocantes no filme e surpreende pelo realismo empregado, já que não idealiza a relação materna mostrando uma ligação de apoio mútuo que também enfrenta muitos desentendimentos.

Na cena, Anna encontra seu pai e sua mãe, ainda grávida [Imagem: Reprodução]
Outro destaque é a presença de personagens cativantes, tais como Elisa – com boa interpretação por parte de Vittoria Puccini – que está prestes a realizar seu sonho de tornar-se mãe e que descobre que tem poucos meses de vida, e Carla (Sara Lazzaro), a carismática amiga de Elisa que traz leveza e momentos de humor ao drama.

A amizade das duas também é um ponto alto, pois elas exibem um elo baseado na admiração e amparo. No filme, Carla fica até responsável por entregar um dos presentes de Anna.

O longa, dirigido por Francesco Amato, conta com um roteiro simples, que abraça sua despretensiosidade e aposta em relacionamentos femininos bem desenvolvidos e uma apologia comovente ao amor materno. Assim, ele cumpre sua função e emociona quem assiste.

18 Presentes já está disponível na Netflix. Confira o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=8vF9tMZrx6w

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima