Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

DIA 01 | BGS 2025: evento estreou com concurso de cosplay e ativações

Brasil Game Show mudou de localização e recebeu pessoas do setor de jogos e jornalistas
Foto lateral de uma fileira de pessoas jogando. Vamos o lado dos computadores e os braços dos jogadores, mas apenas o rosto do primeiro, que está de máscara facial e fones de ouvido
Por Amanda Yoshizaki (amanda.yoshizaki@usp.br) e Fernando Silvestre (fernando.silvestre@usp.br)

A Brasil Game Show é a maior feira de games da América Latina, realizada anualmente desde 2009. Esse ano, a 16ª edição do evento aconteceu nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro, no Distrito Anhembi, em São Paulo — diferente das últimas edições, que foram feitas no Expo Center Norte. De acordo com Matheus Tavares, o criador e CEO da BGS, a mudança foi realizada com a intenção de garantir mais conforto e uma experiência mais marcante para os visitantes, devido à estrutura moderna do espaço.

O espaço conta com diversos quiosques para alimentação [Imagem: Fernando Silvestre/Acervo Pessoal]

O evento traz lançamentos e celebrações da comunidade geek do mundo. A Brasil Game Show une jogadores, cosplayers, influenciadores e desenvolvedores de jogos ao mercado, o que a torna um importante local para a realização de networking dentro desse nicho de conteúdo. A feira traz ativações de entretenimento, interação com influencers do ramo, áreas de teste de games, campeonatos de e-sports, jogos de fliperamas, desfiles de cosplay, shows musicais, e muito mais.

Esse ano as principais parceiras foram: Nintendo, Samsung, Epic Games (com as ativações de Brawl Stairs e de Clash Royale) e HoYoverse (produtora de jogos como Genshin Impact e Honkai: Stair Rail). A feira contou ainda com o patrocínio da Monster Energy, conhecida marca de bebidas energéticas.

Principais atrações do dia

O primeiro dia da Brasil Game Show contou com uma programação diversificada. A abertura do evento teve início às 11 horas da quinta-feira (9), com a BGS Conference, que reuniu anúncios e novidades de empresas do setor. Durante a tarde, os Meet & Greets — evento no qual uma figura pública tem um encontro direto e pessoal com o público patrocinados pela TCL, uma empresa chinesa de eletrônicos, foram destaque e reuniram influenciadores como Kalera, Bastet e Mila Meiwe. Os painéis e entrevistas do BGS Talks trouxeram discussões como o debate “A Criatividade Brasileira por trás de Clash Royale”.

Epic Games é o patrocinador com mais ativações e atividades [Imagem: Fernando Silvestre/Acervo Pessoal]

Um dos momentos mais marcantes do dia foi a apresentação da tradicional orquestra do evento que há anos leva nostalgia ao público com trilhas sonoras de grandes jogos. O evento também contou com desfiles de cosplay, nos quais os fãs desfilaram em um palco e foram julgados por um júri especializado. Essa atividade ocorreu em três horários diferentes, o que garantiu que o público conseguisse participar ou assistir o espetáculo de caracterizações pelo menos uma vez.

Visitantes e Cosplayers

A nova localidade da feira apresenta corredores mais largos,o que permite um melhor fluxo de visitantes. Esse espaço gera a impressão de que a feira estava “meio vazia”. Em entrevista para o Sala33, Caio Cruz, que trabalha para um das empresas presentes na feira, acredita que “é um dos anos mais fracos de ativações na BGS”. Ele participa do evento desde 2013 e confessa que, do ponto de vista do consumidor dos jogos (gamer), não houve muitas novidades.

O público se divertiu com diversas formas de jogar, fossem óculos de realidade virtual, consoles, PCs ou máquinas arcade [Imagem: Fernando Silvestre/Acervo Pessoal]

Cruz relembra que marcas como a Microsoft e a Playstation deixaram de compor a grade do evento e afirma: “parece que [a BGS] virou algo mais comercial do que gamer em si”. Já Caio Hengler, que acompanhava Cruz, complementou que, se o evento fosse como os dos anos anteriores, empresas participantes teriam levado lançamentos, como o jogo ainda não lançado Metroid Prime 4 (2025), para atrair mais o público. Hengler visitou o evento para se divertir e destaca que o maior incentivo a ir foi a participação do Hideo Kojima, desenvolvedor do jogo Death Stranding 2 (Sony Interactive Entertainment, 2025).

“Não é voltado mais para games, é mais para ‘encontre seu influenciador favorito!’”

Caio Hengler

Por outro lado, Gabriela e Giovana, que visitam a feira há, respectivamente, três e quatro anos, gostaram do primeiro dia. Gabriela, que é de Sertãozinho, cidade do interior paulista, destaca que o evento parece mais organizado, porém sabe que o primeiro dia não atingiu o público máximo. Além disso, Giovana, moradora de São Bernardo do Campo (SP), diz que gostou do novo arranjo dos stands e que andar nos corredores está mais confortável. Ela ainda afirma que: “a diversidade dos stands está bem legal”.

Havia uma variedade de cosplays. As inspirações vêm de jogos como Mario Bros. (Nintendo, 1983) e Minecraft (Microsoft, 2009), e até games como Honkai: Stair Rail (miHoYO, 2023), Overwatch 2 (Blizzard, 2022) e BloodBorne (Sony, 2015). Esse último jogo foi a inspiração de Guilherme Stocco, que estava vestido de O Caçador, personagem protagonista do game. Stocco recebeu o terceiro lugar na competição de cosplay do primeiro dia da BGS. Ele afirma ao Sala33 que se sente feliz com o reconhecimento que os cosplayers recebem em eventos como esse.

Guilherme Stocco aprimora o cosplay há quatro anos e já recebeu outras premiações com ele [Imagem: Fernando Silvestre/Acervo Pessoal]

De acordo com John, funcionário de uma das lojas presentes na BGS, os itens mais vendidos são chaveiros, pelúcias e camisetas. Ele também menciona que a feira estava mais tranquila no primeiro dia, mas que a expectativa é que nas próximas datas o movimento aumentaria, “vai lotar”, menciona John.

*Imagem de capa: Fernando Silvestre/Acervo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima